{Descobertas da Chica} A coquetelaria brasileira se destaca cada vez mais e é possível desfrutá-la também em bons restaurantes.

Gelos translúcidos cortados manualmente, xaropes e bitters artesanais feitos pelo próprio estabelecimento, drinks equilibrados e com personalidade. A coquetelaria brasileira é nova quando comparada com a Europa, mas já conquistou o mundo com premiações importantes. Há cada vez mais bartenders se destacando no cenário brasileiro com coquetéis autorais e clássicos e não somente em bares, mas também em restaurantes. E hoje, não é preciso pagar caro para tomar um drink de qualidade, São Paulo oferece opções para todos os gostos e bolsos. Valorizo uma coquetelaria de qualidade, por isto listo aqui restaurantes que admiro com belos coquetéis:

Tessen (Foto: @chicassp)

TESSEN

O moderno Tessen de arquitetura marcante, possui dois bares: um no salão principal e outro no rooftop com vista para a mesa d`água. Thiago Pereira que escrevi aqui brilha no comando do bar com coquetéis surpreendentes: do simples ao mais elaborado, todos perfeitos. O Bloody Mary conquista até mesmo quem nunca pensou em prová-lo. Uma receita aparentemente simples, se transforma em algo memorável em suas mãos. Peixes frescos do sushi bar ou pratos quentes da harmoniosa cozinha de Thiago Maeda são perfeitos para acompanhar.

R. Joaquim Floriano, 295 – Itaim Bibi

LOUP

“Filho” mais novo do Cantaloup, o Loup tem vários ambientes: aconchegante, moderno, muita luz natural, madeira e jardim na decoração. Fabio D’Oliveira é o chef de bar responsável por preparar drinks exclusivos e também clássicos, que ganharam interpretações autorais pela equipe.

Nos autorais, com teor alcoólico médio e agradável defumado, o Cajonero leva Pisco reservado, Jerez Manzanilla, Amaro Lucano, mel Tupi e suco de limão. Na ala dos clássicos,  o Gin Tônica tem toque especial: a tônica é feita no Loup. O molho Inglês usado no preparo do Red Snapper (Gin infusionado com salsão, mix de temperos, molho inglês, suco de limão e suco de tomate) é feito na casa e aproveitado pela equipe de cozinha.

No total são 18 receitas diferentes oferecidas na carta do restaurante e a equipe de bar ainda prepara algo exclusivo de acordo com o sabor que mais agrada o cliente e também de acordo com o prato escolhido.

Dr. Mario Ferraz, 528 – Jardim Paulistano

 

Confira também os restaurantes imperdíveis em São Paulo by BoccaNervosa 

TEUS

Sempre concorrido, o bar do Teus é uma ótima opção para aguardar uma mesa e perfeito para pedir um drink. O ambiente é pequeno e o cardápio é enxuto e surpreendente: na ala dos coquetéis autorais, o NoMad leva Gin, três tipos de vermutes, Miró casero,  Peychaud’s bitter e Amarena.

R. Natingui, 1548 – Baixo Pinheiros 

Drink Eva do Due (Foto: divulgação)

DUE bar  

O Due é o bar da casa Matriz e também a sede da rotisseria Due Casa, que oferece massas frescas e molhos artesanais para pronta entrega, além de carnes, massas recheadas e sobremesas por encomenda. Tem cardápio exclusivo de aperitivos e drinks para servir e acomodar quem estiver na espera da matriz ou à procura de um programa descontraído.

Renan Rocha, mais conhecido como “Príncipe”, está no grupo há cinco anos e desde 2016 comanda o bar do Due com drinks perfeitamente elaborados.

R. Manuel Guedes, 85 – Itaim 

PIU E PICCOLO 

O Piu, em Baixo Pinheiros, faz tanto sucesso que abriu o Piccolo, que também lota todos os dias. O sucesso vem da perfeição em todos os detalhes: dos pratos aos coquetéis que saem do discreto bar. Uma ótima alternativa para sair um pouco da rotina de vinhos e massas (mas, lógico, não posso deixar de citar que a carta de vinhos é excelente também).

R. Ferreira de Araújo, 314 – Baixo Pinheiros

MUZA

Abriu este ano na Vila Nova Conceição e está sempre cheio. O bar fica logo na entrada e conta com João e Denis Guilim na equipe, que preparam drinks dos mais simples aos assinados, extremamente bem executados como o Milanese GT. Para acompanhar, desde pratos saudáveis como o aquário de saladas ou uma pizza.

R. Bueno Brandão, 80 – Vila Nova Conceição

KOSHO 

Um restaurante japonês com ambiente moderno e carta com muitos drinks autorais, como o Gin Kosho com sakê cítrico, hortelã e um segredinho da equipe do bar.  Para ficar horas no balcão ou em uma das mesas com luz baixa e música ambiente, para almoçar ou jantar.

R. Marcos Lopes, 121 – Vila Nova Conceição

LA MACCA 

Espaço do La Macca (Foto: Mario Rodrigues)

Moderno espaço nos Jardins, tem um bar no meio do salão liderado por Francis Ribeiro [ex-Só Shots], que traz uma carta autoral. Entre suas criações está o Gim Ferrari com Gim, morango, amoras, alecrim, zest de laranja e perfume de ruibarbo.

R. Haddock Lobo, 1589 – Cerqueira César

Drink do Nakka (Foto: @chicassp)

NAKKA 

Miguel Paes é o chef de bar das casas do Nakka, cujos clássicos surpreendem. O dos Jardins é muito convidativo e conta com uma equipe atenciosa e dedicada, onde um simples Gin Tonica surpreende. E posso afirmar que o Negroni e Bloody Mary estão entre os melhores. E se tiver fome, sentar no balcão com o Hermes Takeda é felicidade completa.

R. Pedroso Alvarenga, 890 – Itaim Bibi e R. Padre João Manuel, 811 – Cerqueira César


AÇOUGUE CENTRAL 

Restaurante, açougue e bar em um único lugar, todos excelentes. A cachaça é o ingrediente mais pedido do bar, comandado por André Bueno que prepara coquetéis como o Cachaça Tonica [cachaça, tônica e maçã ao vinagre de cana], Cuia [abacaxi, cachaça envelhecida em carvalho americano, chimichurri, limão-taiti e shrub de goiaba] e o Corrupião [redução de guaraná com pimenta, cachaça de jambu, Aperol, bitter e água com gás]. Originais e com ingredientes brasileiros, como tudo do Alex Atala. Sou fã.

R. Girassol, 384 – Vila Madalena

Da maneira como a coquetelaria brasileira tem crescido, será o bartender o novo chef no Brasil?

 

Besos da Chica.

_________________________________________________________________________________________________________________________


Karen Fujii, formada em administração, paulistana, conhecida por seus amigos como Chica, é criadora da rede social @chicasSP, onde divide com seus seguidores as melhores opções gastronômicas de São Paulo e ao redor do mundo. Apaixonada por novidades, compartilha aqui suas descobertas.

Posts relacionados