Vir para San Diego e não comer comida mexicana é quase inadmissível. A proximidade com o país vizinho e a enorme quantidade de imigrantes a tornou extremamente popular na cidade e os moradores a adotaram como se fosse sua!

São inúmeros restaurantes de todos os estilos e faixas de preço, é possível provar a culinária de diferentes regiões do México, assim como as versões mais americanizadas como o tex-mex (adaptação texana da comida mexicana). Chega a ser difícil escolher, então vou dar a dica dos meus dois lugares preferidos para comer comida mexicana em San Diego, uma taqueria bem informal e um restaurante.

As taquerias funcionam praticamente como lanchonetes, basta fazer o seu pedido no caixa e aguardar chamarem o seu nome ou trazerem o pedido até a sua mesa. É uma refeição rápida, mas muito saborosa e ao contrário do que o nome indica, os menus costumam ser pequenos, mas não tem só tacos, também têm burritos, quesadillas e chips de tortillas que podem acompanhar guacamole ou uma pequena variedade de salsas frescas, normalmente dispostas em um balcão para você se servir à vontade.

San Diego tem inúmeras taquerias, muitas mesmo, desde as mais simples no estilo hole in the wall, onde elas são literalmente um buraco em um muro e as pessoas pedem e comem em pé na rua, passando pelas mais tradicionais que servem tacos exatamente como no México, até algumas fusion que misturam a culinária mexicana com a de outro país (a asiática é a mais comum).

Taco Stand

Entre todas essas opções, a Taco Stand é considerada uma das melhores da cidade e é a minha preferida. Eles servem tacos ao estilo da península de Baja Califórnia, no México, e já tem quatro unidades espalhadas por San Diego e uma em Miami. No cardápio, o destaque são os tacos montados em tortilhas de milho feitas a mão (tortilhas frescas e não fritas ao estilo Taco Bell, essas não existem no México). Não deixe de provar o de Carne Asada que leva angus steak grelhado, coentro, cebola, guacamole e salsa, o imperdível El Pastor que leva carne de porco, coentro, salsa e abacaxi, o Camaron, com camarão, avocado, queijo, tomate e salsa de chipotle e o Baja Taco, com peixe empanado, coentro, repolho, tomate e salsa de chipotle. Os tacos não são muito grandes e o normal é pedir de 3 a 4 por pessoa.

Puesto

A minha segunda dica é o Puesto, que podemos considerar uma versão um pouco mais sofisticada de uma taqueria com serviço completo – com garçons que te atendem na mesa e um caprichado bar. Eles têm duas unidades em San Diego, uma no Seaport Village e outra em La Jolla, e mais três em Orange County e todas chamam atenção pela bela decoração. O grande destaque novamente são os tacos, dessa vez montados em tortilhas de milho azul que são abertas e grelhadas na hora. Os sabores são um mix entre o tradicional e combinações autorais que mudam com frequência. E vale destacar também que eles sempre têm opções vegetarianas bem interessantes. Além de tacos, o menu do Puesto traz especialidades mexicanas como o ceviche, o coquetel de camarão, o queso fundido e algumas versões diferentes de guacamole. É legal pedir algumas das porções e dividir pela mesa. E não esqueça de guardar espaço para sobremesa, a chef confeiteira do Puesto é conhecida por ter ganhado vários prêmios e as suas criações como o bolo tres leches de café são inesquecíveis!

Fotos: reprodução Facebook 

_____________________________________________________________________________________________________________

Formada em Negócios da Moda, Angélica Salustiano teve até sua própria marca de roupas fitness, mas descobriu sua vocação para a gastronomia nas redes sociais; alimentando o @tipsbygelly. Agora, também criou o @tripsbygelly, onde compartilha suas viagens pelo mundo.

Atualmente, mora em San Diego, na Califórnia – Estados Unidos, e nos contará suas descobertas pelo país.

Posts relacionados