Opções de pratos quentes típicos, música japonesa ao fundo, zero preocupação com a decoração, tatames, cardápio em nihongo [japonês] e fregueses japoneses. Assim é o ambiente de quem entra em um restaurante típico japonês.

São Paulo tem opção para tudo e para todos os gostos, mesmo quando o assunto é restaurante japonês. Há desde os mais modernos, com pratos contemporâneos, até os tradicionais, com comida de raiz e decoração simples. E o japonês adora os pratos quentes [mais do que o sushi muitas vezes], que são os meus preferidos também. Por isso, fiz uma lista com 10 restaurantes tradicionais japoneses em São Paulo:

1 – Shin Zushi
Dos irmãos Ken e Robinson Mizumoto [mais conhecido como Nobu], começou na Liberdade em 1981 e hoje está no Paraíso. O cardápio é bem grande, com destaque para os ingredientes frescos. Meu lugar preferido lá é o balcão. Tirashi com ótimos peixes, opção à la carte ou degustação pelas mão dos próprios donos.

Tempurá de figo com sal do Skin Zushi (Foto: @chicasSP)

 R. Afonso de Freitas, 169 – Paraíso / Tel.: (11) 3889-87002

2 – Tanuki Sushi
Tanuki, simbolizado pelo cão guaxinim no folclore japonês, é retratado como detentor de poderes sobrenaturais capaz de trazer fortuna, é o símbolo do restaurante. Localizado na Vila Madalena, traz os pratos típicos com ingredientes selecionados. Ambiente pequeno, simples e acolhedor.

Atum temperado do Tanuki (Foto: @chicasSP)

R. Jericó, 287 – Pinheiros / Tel.: (11) 3814-3760

3 – Aizome
Neta de imigrantes japoneses, Telma Shiraishi comanda o Aizome – que completa 11 anos em 2018. São dois andares com salas privativas, mesas e um balcão para 14 pessoas. Cozinha leve, delicada e equilibrada.

Aizome (Foto: @chicasSP)

Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 3251-5157

4 – Kidoairaku
É a cara da Liberdade: decoração típica japonesa, cardápio com foco nos pratos quentes – como kare [curry japonês], soba [caldo com macarrão] e lamen. Pratos bem servidos com preço justo.

Lamen misso do Kidoairaku (Foto: @chicasSP)

R. São Joaquim, 394 – Liberdade / Tel.: (11) 3207-8569

5 – Izakaya Yorimichi
Izakaya, do Ken Mizumoto [do Shin Zushi], é focado em kushiyakis [espetinhos grelhados] e pratos a base de Gohan [arroz japonês]. Entre as opções: arroz coberto com cozido de frango [oyakodon], onigiri [bolinho de arroz], grelhado com caldo, e nori e chá verde [yorimichi chazuke], arroz com frutos do mar [kaisen karamsehi], ovo cru [muito comum na culinária japonesa] e petiscos de frango, legumes e cogumelos. Tem dois andares com balcão no primeiro andar e tatames no segundo. A grelha fica no meio do salão, de frente para o balcão.

Pancetta com molho tarê e ovo poché (Foto: @chicasSP)

R. Otávio Nébias, 203 – Paraíso / Tel.: (11) 3052-0029

6 – Izakaya Matsu
Um dos meus favoritos para o almoço. Neste horário, apenas uma opção de prato acompanhado de missoshiro, gohan e sobremesa do dia. Adoro o tonkatsu kare [carne de porco à milanesa com molho a base de curry japonês, levemente picante]. O cardápio da semana está nas redes sociais ou por email.

Udon com carne de porco, lula e camarão (Foto: @chicasSP)

Av. Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros / Tel.: (11) 3812-9439

7 – Yakitori
Espaço amplo, cardápio com muita variedade e grelha no meio do salão, de onde saem as robatas [espeto em japonês], que são ótimas para começar. Todos os pratos tem na versão teishoku [que acompanha missoshiro, arroz, conserva, sobremesa e chawanmushi [cozido de ovo, feito no vapor, com frango e ou legumes]. Gosto muito do sukiyaki [cozido de carne, legumes, shimeji, tofu e macarrão], geralmente preparado na mesa com caldo típico e ovo cru para os mais tradicionais.

Lamen Misso do Yakitori (Foto: @chicasSP)

Av. dos Carinás, 93 – Moema / Tel.: (11) 5044-7809

8 – Hidden by 2nd floor
Inicialmente ficava escondido no segundo andar de uma casa na Vila Clementino [daí o nome] e depois mudou-se para Moema em um espaço com poucas mesas e um balcão. Cardápio enxuto e com bons pratos quentes: “ramen”, bun [pão chinês cozido no vapor], tirachi com arroz morno, choux cream [doce em crosta crocante recheado com creme super leve] e kare são apenas algumas das opções.

Alameda dos Nhambiquaras, 921 – Moema / Tel.: (11) 2339-8878

9 – By Koji
Koji Yokomizo traz experiência do Japão e de outras casas renomadas pelas quais passou para o By Koji. Conheci a unidade que fica dentro do estádio do Morumbi – particularmente, acho um charme poder observar o estádio de dentro do restaurante. Excelente peixe, espessura ideal, qualidade e ótimo atendimento. E agora com mais uma unidade no hospital Albert Einstein.

By Koji (Foto: divulgação)

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Portão 4 – Jardim Leonor / Tel.: (11) 3624-7710

10 – Bohn
Um lugar muito especial e você vai entender o porquê. É preciso tocar a campainha para entrar na casa, que tem apenas um ideograma japonês do lado de fora. É bem discreto. Tem apenas três mesas e um balcão. Os donos quase não falam português e o cardápio é escrito a mão todo em japonês .

O mais bacana é o menu degustação, que custa de R$150 a R$190 [este com sete pratos + arroz e missoshiro]. Os pratos não são nada tradicionais como os servidos nos restaurantes japoneses ou izakayas. Esqueça o sushi [até porque nem tem] e saboreie a delicada culinária japonesa através de uma experiência única.

Tofu com natto [soja fermentada], nata do tofu, conservas, legumes e camarão são apenas alguns dos pratos do menu que muda de acordo com os ingredientes da época. (Foto: @chicasSP)
R. Marília, 95 – Jardim Paulista / Tel.: (11) 3283-1799

Besos da Chica.


Karen Fujii, formada em administração, paulistana, conhecida por seus amigos como Chica, é criadora da rede social @chicasSPApaixonada por novidades, compartilha aqui suas descobertas.

Posts relacionados