Aconchegante, o Hotel Tierra Atacama é um oasis de luxo no meio da aridez do deserto chileno

Tierra Atacama: conforto no deserto

Por fora, quando avistamos as paredes moldadas por argila e palha que fazem as vezes de fachada, não damos a mínima para o Tierra Atacama, mas assim que entramos e chegamos ao salão principal… Uau! Esse contraste entre o simples e o sofisticado é a grande marca desse hotel, um dos melhores locais para se hospedar e curtir as maravilhas naturais desse paraíso localizado no norte do Chile.

Sediado na cidade de San Pedro do Atacama, um vilarejo com cerca de 5 mil habitantes que serve como base para quem quer explorar a região atacamenha, o Tierra Atacama surpreende pela infraestrutura e pela elegância. Mesmo instalado num local quase inóspito, ele oferece um serviço que não deixa em nada a dever a hotéis de luxo similares em grandes cidades turísticas.

Ao contrário de outros estabelecimentos estrelados, o Tierra Atacama não precisa ostentar para impressionar e ser luxuoso. O maior glamour está além de seus domínios: a paisagem atacamenha que enche os olhos do mais viajado dos turistas e pode ser admirada de diferentes pontos do hotel.

No Tierra Atacama, tudo é pensando para ressaltar as belezas naturais da região. A opção por uma decoração clean e pelo uso de artigos de decoração feitos de madeira que compõe uma área que engloba restaurante, bar e espaço de convivência com lareira são uma estratégia para não dispersar a atenção do hóspede para aquilo que o Tierra Atacama tem de melhor: a vista privilegiada e panorâmica para o vulcão Licancabur, um dos cartões postais da região.

Já pensou tomar um drink olhando essa paisagem?

Essa mesma visão pode ser contemplada pelas gigantescas janelas dos espaçosos quartos do Tierra Atacama. Da cama, é possível ver o sol nascer atrás do vulcão Licancabur. O amanhecer no Atacama é um verdadeiro espetáculo e você assiste a tudo do conforto dos seus aposentos. O banheiro também possui uma parede de vidro que permite que o hóspede relaxe num banho de banheira enquanto contempla a paisagem.

Vista da janela dos quartos do Tierra Atacama

Outro local para descansar é a área externa com piscina e ofurô, cercadas pela vegetação local. Pequeno, mas muito funcional, o espaço nos transporta para uma espécie de paraíso particular em que descansamos enquanto ouvimos apenas o barulho do vento. Para casais que buscam mais privacidade é possível reservar um horário para aproveitar um ofurô particular que fica num bangalô alguns metros a frente da piscina de uso comum. O Tierra Atacama disponibiliza também aulas grátis de yoga, que precisam ser previamente agendadas, e um SPA com tratamentos de beleza e massagens relaxantes. Acredite: após dias andando pelo Atacama tudo que você quer é relaxar por algumas horas no SPA.

Ofurô a dois: esse espaço pode ser reservado para uso exclusivo de casais

Não bastasse servir e receber bem, o hotel capricha quando o assunto é gastronomia. As refeições, aliás, são um capítulo à parte. Focado nas necessidades do hóspede, o Tierra Atacama oferece opções veganas, sem glúten e sem lactose no desjejum. Tudo é muito simples, mas extremamente saboroso. A sensação é que estamos tomando café na casa da nossa avó. Nos almoços e nos jantares, o Tierra Atacama aposta em pratos mais sofisticados sempre primando pelo uso de alimentos locais. Há muitas opções com peixes e frutos do mar, receitas com carnes vermelhas, como avestruz e cordeiro, além de opções vegetarianas. Embora os pratos sejam impecáveis, o grande destaque do menu são as sobremesas. Recomendamos fortemente pedir uma fatia generosa do bolo de três leites, que parece ser um bem casado gigante com textura de sorvete. Vale cada caloria!

Bolo de Três Leites: explosão de sabores

E para tornar a estadia no Tierra Atacama mais completa, o hotel organiza excursões guiadas a diversos pontos do Atacama. Na alta temporada (novembro a fevereiro), o valor da pensão completa (quarto, refeições e passeios) sai por 7000 dólares para sete noites, na baixa temporada, o valor cai para 6100 dólares pelo mesmo período de tempo.

Se você planeja passar mais dias no Chile, não deixe de conhecer a Viña Matetic , visite Pucón e saiba onde fazer uma refeição rápida em Santiago .

Fotos: Ricky Hiraoka

Posts relacionados