Destino da temporada, Portugal tem encantos mil. A capital Lisboa é tradicional, mas flerta com a modernidade. Por lá, belas paisagens e lugares encantadores. Pit-stop obrigatório para quem adora fazer uma viagem mesclando a cultura que passou de geração em geração e outra com um pé no futuro. Conheça nosso roteiro para uma primeira visita!

LX Factory
À beira do porto de Lisboa, a LX Factory é um shopping a céu aberto e mescla de galeria de arte com ruas de paralelepípedo, criado em uma antiga vila operária (sede da antiga Companhia de Fiação Lisbonense). O charme das paredes de tijolos das fachadas se misturam com intervenções artísticas em grafite e parklets. Há lojinhas tecnológicas, de souvenir e decoração, de roupas vintage, estúdios de tatuagem e até um hostel.

Outra categoria forte dali é a gastronomia, com bares, restaurantes e docerias. Dois destaques são: o Rio Maravilha, um ótimo lugar para assistir a um pôr do sol, com vista para o rio Tejo, e a loja de chocolates Landeau, com um bolo de chocolate inesquecível e uma decoração fofa, em tons pastel. O jornal “NY Times” descreveu a sobremesa como algo “diabolicamente delicioso” porque é impossível querer uma só fatia (€3,70). Tem que visitar!

R. Rodrigues de Faria 103, 1300 – 501 / Tel.: +351 21 314 3399

Casa Fernando Pessoa
A casa em que o escritor Fernando Pessoa (1888 – 1935) passou os últimos anos de sua vida está aberta à visitação. Lá, além de pinturas, há ainda uma biblioteca pública com as obras do poeta em diferentes línguas. Também estão expostos documentos da vida do autor, cartões, diplomas escolares e uma infinidade de artigos pessoais, que fazem entender um pouco de sua vida e a relação que tinha com outros artistas. Ainda há a réplica do quarto em que viveu, com uma cômoda original e a coleção de livros que pertenceu a ele. Nas paredes, inscrições de poemas, como o “Se a Ciência é Vida, Sábio é só o Néscio”, que escreveu sob o heterônimo de Ricardo Reis.

R. Coelho da Rocha 16, 1250-088 / Tel.: +351 21 391 3270

Time Out Market
O mercado da Ribeira é uma referência de centro comercial desde os idos de 1100. Mudou de lugares diversas vezes, mas a essência sempre foi a mesma: captar o que há de melhor na cidade e centralizar ali sua venda. Pois bem, vem dando certo. Desde 2014 funciona o Time Out Market, com grandes chefs, restaurantes, lanchonetes e uma infinidade de espaços comerciais convivendo em conjunto. São os melhores da nova safra com antigos vendedores de peixes, frutas e flores. Funciona aos moldes de um mercado municipal (como o de São Paulo, por exemplo, ou o San Miguel, em Madrid) e sua praça de alimentação é um hotspot para os foodies de plantão. Tem desde o chef Henrique Sá Pessoa na praça de alimentação até lojas tradicionais de pastel de nata, uma academia e um centro de eventos.

Av. 24 de Julho 49, 1200-479 / Tel.: +351 21 395 1274

Amoreiras 360° Panoramic View
Apaixonados por vistas panorâmicas não devem deixar de visitar o topo mais alto do shopping Amoreiras (com 174 metros de altura, equivalente a um prédio de 46 andares), nas emblemáticas Torres das Amoreiras. Por €5, você chega no segundo andar do shopping, pega um elevador até o ponto mais alto, com vista panorâmica dos principais monumentos de Lisboa. De um lado, o Castelo de São Jorge, do outro, o rio Tejo. Tem também lunetas gratuitas para você conseguir aproximar alguns pontos turísticos da cidade, como a Ponte 25 de abril e o Santuário Nacional de Cristo Rei. Você pode permanecer o tempo que quiser, desde que respeite os horários de funcionamento.

Amoreiras Shopping Center (loja 2037)- Av. Duarte Pacheco, 1070 – 103 / Tels.: 21 381-0200 ou (21) 383-2735

Centro de Lisboa
Berço de poetas, escritores, artistas e intelectuais nos áureos tempos de Lisboa, o boêmio Chiado é um bairro histórico, com muitos pontos turísticos, cafés, restaurantes e docerias. Do outro lado, é onde fica uma das maiores praças da Europa. Com 36 mil m² (180m x 200m), é conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço, mas se chama mesmo Praça do Comércio. É um grande espaço a céu aberto, com vista para o Rio Tejo. Em uma de suas extremidades está o Arco Triunfal da Rua Augusta, a entrada para a Baixa. A estátua equestre de D. José, erguida em 1775 por Joaquim Machado de Castro, o principal escultor português do século XVIII, está no meio da praça. Anote alguns lugares para fazer um pit-stop: café A Brasileira, livraria Bertrand, Armazéns do Chiado e Elevador Santa Justa (sistema de transporte público, que liga as ruas do Ouro e do Carmo ao largo do Carmo).

Praça do Comércio, 1100-148 

Vai ter mais tempo em Lisboa? O Castelo de São Jorge é sempre um lugar que deve estar no roteiro, assim como o Estádio da Luz ou o Teleférico de Lisboa. Perto do centro ainda tem a Torre de Belém (distante cerca de 11 km da capital). Que tal comer os tradicionais pastéis de Belém?


O repórter viajou a convite do Taste Portugal, um organismo da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) de Portugal, em parceria com a Rede de Restaurantes Portugueses pelo Mundo (RRPM). A hospedagem no hotel Tivoli Avenida Liberdade foi uma cortesia da rede Tivoli, organizada pela MKT Mix Brasil.

Posts relacionados