Estamos atravessando um período turbulento e a chegada do Coronavírus fez com que a população adotasse o isolamento social. Pensando no bem-estar coletivo e no que é possível fazermos enquanto estivermos em casa, o V&G preparou uma agenda especial nesta semana e selecionou algumas séries, filmes, receitas e deliveries que valem a pena. Confira abaixo e aproveite. Ah, e lembre-se: fique em casa! 

Delivery: o seu restaurante predileto no conforto da sua casa

É hora de ficar em casa e aproveitar o delivery daquele restaurante que você tanto adora ou, então, descobrir alguma entrega nova! 

Muquifo

Uma das últimas estreias da chef Renata Vanzetto, o restaurante Muquifo, traz receitas de família, inspiradas em pratos que eram preparados pela avó da chef. A casa também está operando com delivery – anteriormente só funcionava com o sistema de entrega durante o jantar, mas agora é possível pedir também no almoço. Entre as opções, dá para aproveitar o rigatoni da casa, que acompanha rúcula e lulas empanadas, ou o parmeggiana servido com molho de tomate e burrata, ou a clássica batata da Vó Cida, feita com creme de leite e caldo industrializado, acompanhada de filé mignon à milanesa. Se quiser se deliciar na sobremesa, aproveite o bolo de cenoura que vem com brigadeiro quentinho. As entregas são feitas via iFood. Clique aqui para fazer seu pedido!

Muquifo, da chef Renata Vanzetto, também tem delivery (Foto: Gustavo Steffen)

Z Deli 

A hamburgueria que é sinônimo de filas e bons sanduíches finalmente chegou ao iFood. Agora é possível aproveitar os suculentos discos de carne diretamente do conforto da sua casa. Peça o NYC com hambúrguer de 180g, acompanhado de cheddar inglês, tomate, cebola, pickles e deli sauce ou o BBQ, que vem burger, cheddar inglês, cebola tostada e maple bacon. Além disso, é possível pedir um dos carro-chefes da casa, a batata frita com queijo fundido, molho cheddar e o imperdível pastrami feito na casa. Clique aqui para fazer seu pedido!

Le Jazz Brasserie 

Desde a última quarta-feira, 18, duas unidades do tradicional bistrô francês, Le Jazz, estão fechadas – mas nem por isso significa que não podemos aproveitar alguns clássicos da casa. Agora, operando em sistema delivery via iFood, é possível pedir o Filet à la Moutarde, que traz mignon ou baby beef ao molho clássico de mostarda Dijon, com espinafre, batatas fritas ou purê de batatas e também a salada Chèvre Chaud, com mix de folhas com queijo de cabra gratinado, nozes, aspargos e vinagrete de Dijon com mel. Pratos que “não viajam bem” não são entregues pelo delivery, a exemplo do dos Escargots, Moules et Frites e Cochon de Lait, o leitão crocante. Clique aqui para fazer seu pedido!

Filet à la Moutarde, do Le Jazz (Foto: Mario Leite)

Kauai Poke 

Com o conceito de culinária havaiana, o Kauai Poke levou ao Tatuapé receitas inspiradas no Hawai e também no Japão. O restaurante também entrega no formato delivery, através do iFood, tem boas opções, como o poke que leva o nome da casa e é feito com atum, arroz branco, molho tropical, pepino no estilo sunomono, avocado, manga, castanhas de caju, chips de batata doce e maionese de wasabi. Se quiser, também pode aproveitar o vegetariano Lanikai, com shimeji e shitake, arroz integral, molho da casa, manga, cenoura, edamame, castanhas de aju, nori e chips de batata doce. Se você gosta de combinações inusitadas, também é possível montar o seu próprio poke. Clique aqui para fazer seu pedido!

La Peruana Cevicheria

Na lista dos restaurantes Bib Gourmand do Guia Michelin, o La Peruana é comandado pela chef Marisabel Woodman, que veio diretamente do Peru. Oferece um cardápio tipicamente andino e você pode encontrar os pratos também em aplicativos de entrega, como iFood e Uber Eats. O ceviche é o carro-chefe da casa e há algumas boas opções, como o clássico – servido com peixe marinado no limão e coentro, pimenta, cebola roxa e leche de tigre, acompanhado de milho verde e cancha serrana, além de batata doce cozinha na laranja -, ou o nikkei, que vem com salmão, avocado, cebolinha, gergelim e pimentas amazônicas no leche de tigre de tamarindo, acompanhado de milho verde e cancha peruana. Se quiser algo quentinho, o arroz de frutos do mar com lagostim, lula e mexilhão preparado na base de aji, panka e cerveja é uma delícia. O La Peruana, além de oferecer uma entrega cuidadosa (os ceviches vêm com o leche de tigre separado para que você coloque em casa) tem um excelente custo-benefício. Clique aqui para fazer seu pedido!

Ceviche clássico do La Peruana, disponível no delivery (Foto: Gui Gomes)

Apoie o comércio do seu bairro: neste momento, é importante darmos apoio aos pequenos produtores e ao comércio local.

Quer mais opções de deliveries? Confira nossa matéria completa! 

Delivery já! Opções para comer bem sem sair de casa em São Paulo

Receita: faça você mesmo! 

Coxinha caseira

Nossa editora-chefe, Dani Filomeno, compartilhou sua receita caseira de coxinha – dessas que ficam bem sequinhas por fora e cremosas por dentro, é facinho e você pode fazer em casa. Confira o passo a passo e aproveite! Ah, e se fizer, lembre de compartilhar nas redes sociais com hashtag: #ViagemEGastronomiaCoxinha!

Arroz frito oriental

Dani também ensina um prato típico de sua infância, com ingredientes que temos em casa e com tempo de preparo rapidinho. Confira a receita completa do arroz frito oriental. Dá o play:

Séries: para maratonar ou não

Aproveite seu isolamento e comece uma série nova – dessas que têm episódios curtinhos ou daquelas que têm episódios mais longos. O importante é o entretenimento! Confira algumas opções:

Explicando 

Lançada em 2018, pela Netflix, a Explicando é uma série documental que traz diversos e variados temas sintonizados com os dias atuais. Em duas temporadas, aborda assuntos como moedas digitais, a razão do fracasso das dietas, o mundo do K-pop, a crise global da água, a música, o porque as mulheres ganham menos, o orgasmo feminino, o sexo no geral, astrologia, tatuagem o mercado das ações, além de ter um episódio totalmente dedicado às pandemias – o atual momento que vivemos, entre outros. Os episódios curtos, com duração média de 2o minutos, estão disponíveis na Netflix. 

I Am Not Okay With This 

I Am Not Okay With This conta a história de Sydney, uma garota americana que está passando por diferentes e difíceis fases durante seu ensino médio. Além da pressão escolar, a menina também precisa lidar com alguns dramas familiares – desde a dificuldade de se relacionar com a mãe até aos cuidados que deve ter com seu irmão mais novo. Syd também precisa entender qual a sua orientação sexual e tem um crush não correspondido pela sua melhor amiga. Além disso, a garota conta – em primeira pessoa – alguns detalhes sobre o seu maior segredo. A série, com sete episódios, está em sua primeira temporada, disponível na Netflix. Confira o trailer completo abaixo:

 

As Telefonistas

As Telefonistas é uma série da Netflix espanhola que ganhou reconhecimento mundial. Apesar de retratar um período antigo, tem diálogos atuais e que se encaixam perfeitamente nos dias de hoje. A série conta a história de cinco amigas que vivem em Madri, na Espanha, nos anos 20. Juntas, elas criam uma aliança e passam a viver uma revolução dos costumes ao entrar no mercado de trabalho, que é repleto de homens. Além disso, precisam lidar com romances e frustrações pessoais longe de toda a família. Disponível na plataforma de streaming, está em sua quinta e última temporada. Confira o trailer da primeira temporada abaixo: 

The Handmaid’s Tale

Inspirada no romance homônimo de Margaret Atwood, escrito em 1985, The Handmaid’s Tale hoje em dia é uma das séries mais aclamadas mundialmente. O enredo conta a história da República de Gileade, que possui um governo autoritário e tem uma teonomia cristã que domina todo o território e trata as mulheres como propriedade. Em um futuro próximo, as taxas de fertilidade cairão em todo o mundo por conta da poluição e das doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, algumas mulheres do “mundo real” são levadas a Gileade, para servir às famílias e se tornam responsáveis por gerar os bebês da cidade. A série traz Elizabeth Moss como protagonista, que interpreta June – que recebe o nome de Offred em Gileade – e está disposta a voltar para sua vida normal e encontrar a filha. A série está em sua terceira temporada e o elenco, ainda neste ano, gravará a quarta.

The Handmaid’s Tale conta a história de mulheres destinadas a servir seus patrões (Foto: divulgação/Huluu)

Atypical

Lançada em 2017, pela Netflix, Atypical é uma série que traz Sam como personagem principal. Diagnosticado com autismo desde pequeno, o garoto tem 18 anos e sua família vive em força tarefa para ajudá-lo nas atividades do cotidiano. Entretanto, a história começa a ganhar nova forma quando o menino, que ainda está na escola, decide arranjar uma namorada. Com o auxílio de sua psicóloga, Julie, Sam vai descobrimento novos sentimentos. Atypical está em sua terceira temporada e todos os episódios são disponíveis na Netflix. Confira o trailer abaixo: 

Filmes: vale a pena assistir novamente

Um filme não precisa ser visto necessariamente nas telonas. Se joga no sofá de casa, prepara a pipoca e assista algumas opções de títulos que sempre valem a pena. Confira abaixo nossa seleção da semana: 

História de Um Casamento

O filme História de Um Casamento conta a história de um casal prestes a se separar e traz Charlie e Nicole. Ele é diretor de teatro em ascensão e ela é uma atriz promissora que deixou sua carreira em segundo plano para se dedicar aos cuidados do filho, Henry, e do marido. Juntos, protagonizam as complicações matrimoniais e precisam encontrar a melhor forma para sobreviverem diante do doloroso processo de divórcio. Protagonizado por Adam Drive e Scarlett Johansson, o filme está disponível na Netflix e foi vencedor do Globo de Ouro com a categoria melhor atriz coadjuvante, além de ter sido indicado outras 23 vezes, sem contar ao Oscar, em prêmios como o BAFTA, Critics’ Choice, PGA, SAG e WAG. No Oscar, foi indicado como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original. 

História de Um Casamento retrata a vida de um casal prestes a se divorciar (Foto: divulgação/Netflix)

A Lavanderia

O filme, que traz a atriz Meryl Streep como protagonista, conta a história de dois advogados, interpretados por Antonio Banderas e Gary Oldman, que comandam um escritório de advocacia. Com sede na Cidade do Panamá, juntos, os sócios gerenciam diversas empresas e participam de diferentes fraudes para poderem faturar cada dia mais e acabam escondendo dinheiro para vários milionários. Porém, uma viúva, Ellen Martin – papel de Meryl – investiga uma suposta fraude no mercado de seguros depois de ter perdido seu marido em um acidente de barco e vai atrás da empresa que está lhe dando calote. Estreado no ano passado, o filme A Lavanderia também está disponível na Netflix. Confira o trailer completo abaixo: 

Dois Papas

Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, Dois Papas é uma produção que retrata os bastidores do Vaticano, em Roma. O filme conta a história do, até então, cardeal argentino Jorge Bergoglio que está decidido a pedir sua aposentadoria, pois não concorda com a forma como o Papa Bento XVI tem conduzido a Igreja Católica. Com passagens compradas para Roma, ele é surpreendido um convite do próprio Bento XVI e juntos, formam uma amizade e precisam superar suas próprias diferenças para que a Igreja Católica construa um novo caminho. Baseado em fatos reais, o filme é interpretado por Jonathan Pryce como Papa Francisco e Anthony Hopkins, como Papa Bento XVI. Inclusive, ambos concorreram ao Oscar, como Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente.

Dois Papas foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles (Foto: divulgação/Netflix)

Green Book

Vencedor do Oscar, no ano passado, na categoria Melhor Filme, Green Book é um desses títulos que sempre valem a pena. O filme, que se passa em 1962, conta a história de Dr. Don Shirley, um pianista afro-americano e conhecido mundial, que está prestes a embarcar para uma turnê no sul dos Estados Unidos. Para essa jornada, o músico precisa de um motorista – já que todo o trajeto é feito de carro – e de um guarda-costas. Tony Lip é um ítalo-americano, branco e fanfarrão do Bronx que foi recrutado por Don Shirley e o acompanhará durante essa jornada. Apesar das diferenças, os dois desenvolvem uma ligação especial e inesperada e, juntos, enfrentam o racismo da época e os perigos de uma era com segregação racial. Don Shirley é interpretado por Mahershala Ali e Tony Lip por Viggo Mortensen. Confira o trailer completo abaixo:

Parasita

O grande vencedor do Oscar de 2020 ainda está nos cinemas, mas também já está disponível no NetNow. Parasita, do diretor Bong Joon-ho, recebeu as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte. Ganhador de seis categorias, o filme conta a história da família Ki-taek, que está toda desempregada e vive em um porão sujo e apertado. Uma obra do acaso proporciona ao filho adolescente uma oportunidade de ser professor de inglês de uma garota rica. Deslumbrados e fascinados com a vida luxuosa que os empregadores levam, a família Ki-taek arma um plano para se infiltrarem na casa dos burgueses e, aos poucos, um a um vai conquistando seu espaço. Confira o trailer completo abaixo: 

Museus online: visite o mundo sem sair de casa

Uma viagem pode começar muito antes de sairmos de casa, afinal, pesquisar é fundamental para conhecer um novo destino. Mas, enquanto as autoridades de saúde recomendam o adiamento das férias, aproveite para conhecer alguns dos principais museus do mundo sem sair de casa. Confira: 

Pinacoteca di Brera

A coleção de obras de arte da Pinacoteca di Brera, em Milão, instalada dentro do Palazzio di Brera, inclui várias das maiores obras-primas da história da arte. Fundada em 1809, tem grande parte do acervo de cunho religioso, uma vez que pinturas de igrejas e conventos foram confiscadas com a dissolução das ordens religiosas da Itália. O museu inclui uma das mais importantes coleções da arte italiana e ainda tem obras de Giambattista Pittoni, Annibale giura odio contro i Romani e Bacco e Arianna. Fechada temporariamente devido à Pandemia de coronavírus, a Pinacoteca disponibiliza um tour virtual para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história. Clique aqui e confira!

Pinacoteca di Brera tem tour virtual (Foto: Pixabay)

Museu da Imagem e do Som em São Paulo

O Museu da Imagem e do Som em São Paulo determinou que ficará fechado durante os próximos dias. Mas, isso não significa que não podemos aproveitar as últimas mostras que o museu oferece. No tour virtual é diferente, é feito com audioguia para que as pessoas possam imaginar como é estar dentro do museu. Nesse formato, dá para curtir uma das últimas estreias do acervo, que é uma exposição sobre o ex-Beatle John Lennon, com fotos de Bob Gruen, que foram tiradas em Nova York. Além disso, também dá para ouvir mais detalhes de “Lambe-Lambe”, que traz registro de vários fotógrafos pelas ruas de São Paulo. Clique aqui e confira!

MIS disponibiliza exposições virtuais, entre elas, uma de John Lennon (Foto: Bob Gruen)

Museu do Louvre

O maior museu do mundo, o Louvre, em Paris, também está com portas fechadas devido ao Covid-19. Inaugurado em 1793, o espaço é gigante e para visitá-lo completamente é preciso três dias, ou seja, o Louvre tem, aproximadamente, 38.000 obras de arte divididas em 72.735 metros quadrados. Com objetos da pré-história até objetos do século XXI, o museu tem um acervo com as obras mais famosas do mundo, como Venus de Milo, Monalisa e A Rendeira de Vermeer. É possível conhecer diversas salas através do tour virtual, disponibilizado no site do próprio museu. Clique aqui e confira!

Museu do Louvre disponibiliza suas salas para tour virtual (Foto: Pixabay)

Falando em museus e destinos, aproveite e esclareça suas dúvidas sobre viagens programadas: 

Pandemia: coronavírus x viagens programadas, e agora?

Cursos: porque conhecimento nunca é demais

Que tal aproveitar seu tempo livre para aprender? Seja idioma ou um curso mais complexo, o importante é estar atento! 

Casa do Saber

Focada em debates e disseminação do conhecimento, a Casa do Saber promove cursos, palestras e oficinas voltados para as artes plásticas, ciências sociais, filosofia, literatura, história, música, psicanálise, entre outros. Com sede no Itaim Bibi, em São Paulo, a instituição disponibilizou seus cursos, de forma gratuita, on demand para alunos e não alunos durante os próximos 30 dias. As aulas estão disponíveis desde ontem, 18 de março, e para ter acesso é só se cadastrar no site e abusar dos vídeos. Aproveite: https://app.casadosaber.com.br/

Duolingo

Para quem adora aprender novos idiomas o Duolingo é uma boa opção. Focado em vocabulário, é uma plataforma de ensino que oferece exercícios sobre variados idiomas, entre Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, entre outros. Disponível no site ou aplicativo, as lições são rápidas para que o usuário não se canse – aproveite 20 minutos do dia e pratique o idioma que desejar! 

Dica V&G: além de filmes e séries, aproveite para ler aquele livro que anda parado na estante há algum tempo ou renove seu acervo do Kindle. Também é um bom momento para desapegar de roupas que ocupam espaço em seu armário – doe peças que você não usa mais e vamos colaborar com a moda cíclica. Ah, mas faça a doação só depois que terminar o período de isolamento!

Booking.com

Posts relacionados