O evento Vinhos de Portugal, chega a sua 6ª edição no Rio de Janeiro, e a sua 3ª edição em São Paulo. Este ano, o evento reúne quase 80 produtores em cada cidade e mais de 600 rótulos para sessões de degustação, provas de vinhos especiais, bem como cursos e harmonizações

A edição 2019 será de grandes estreias. O público poderá degustar pela primeira vez, no Rio, o icônico Pêra Manca com o enólogo Pedro Baptista da Adega Cartuxa – Fundação Eugénio de Almeida em uma prova vertical com quatro vinhos guiada pelo crítico Jorge Lucki. Foi este famoso vinho da região Évora que Pedro Álvares Cabral transportou em suas naus na expedição de descobrimento do Brasil.

Em São Paulo, a grande estrela é o Barca Velha, apresentada pelo enólogo Luís Sottomayor. Um dos mais célebres vinhos portugueses, foi o primeiro ao receber a pontuação máxima (100 pontos) na avaliação da revista americana Wine Enthusiast. A prova vertical será guiada pelo crítico e diretor do jornal português Público, Manuel Carvalho.

degustacao-vinho-portugues
Feira Vinhos de Portugal acontece em SP e RJ (Foto: Shutterstock)

Outro destaque são as provas especiais guiadas por Dirceu Vianna Júnior, o único representante da língua portuguesa reconhecido com o título de Master of Wine (maior título de excelência e profissionalização em vinhos do mundo, oferecido pelo Instituto Master Of Wine, de Londres). Ele vai conduzir a “Grande Batalha para descobrir a melhor região para tintos” e a “Grande batalha dos brancos”, com a participação de enólogos e produtores.

Uma das novidades é o Vinhos COM: um palco com bate papos e pocket shows de artistas portugueses e brasileiros como Adriana Calcanhotto, Tiago Bettencourt – autor de várias composições de referência da nova música portuguesa – e Márcia – cantora que é um dos maiores talentos de Portugal. A área de convivência também terá lojas de doces, comidas e bebidas, onde o público poderá comprar alguns vinhos que estarão no evento.

O Vinhos de Portugal também terá cursos ministrados pelos renomados críticos Rui Falcão (em São Paulo) e Luís Lopes (no Rio), além de provas com temas Vinhos inesquecíveis do Alentejo, Vinhos de Talha e Grandes Vinhos do Douro. No Salão de Degustação, com produtores de diferentes regiões vitivinícolas de Portugal, o público terá a oportunidade de experimentar vários vinhos diretamente com os produtores portugueses e seus representantes. Os ingressos, que custam a partir de R$ 65,00, podem ser adquiridos pelo site vinhosdeportugal2019.com.br

Confira mais sobre cada setor do evento:

SALÃO DE DEGUSTAÇÃO

O público terá a oportunidade de fazer degustação de mais 600 rótulos diretamente com os produtores. Acesso mediante compra de ingresso, de acordo com a sessão escolhida.

PROVAS, CURSOS E HARMONIZAÇÕES

Em sessões de uma hora para até 30 pessoas, as harmonizações com críticos renomados vão mostrar novos aromas, sabores e possibilidades ao público. O Curso de Introdução aos Vinhos de Portugal tem uma hora de duração e certificado da ViniPortugal. Os cursos serão ministrados por Rui Falcão (São Paulo) e Luís Lopes (Rio de Janeiro).

PROVAS ESPECIAIS

Pela primeira vez no Brasil, um evento de vinhos para consumidores terá provas do Pêra Manca e do Barca Velha, com os respectivos enólogos Pedro Baptista e Luís Sottomayor. Outro destaque são as provas especiais guiadas por Dirceu Vianna Júnior, o único Master of Wine brasileiro. Acesso mediante compra de ingresso, de acordo com a sessão escolhida.

ÁREA DE CONVIVÊNCIA

Terá lojas de doces, comidas e vinhos, além do espaço Tomar Um Copo e Vinhos Com, que contam com uma programação de pockets shows e bate papos. Entrada franca.

Vinhos de Portugal

Rio de Janeiro

Data: 31 de maio a 02 de junho

Local: CasaShopping – Avenida Ayrton Senna, 2150 – Casa Shopping – Barra da Tijuca / Horários: sábado, das 11h às 23h, e domingo, das 11h às 23h.

São Paulo

Data: 07 a 09 de junho

Local: Shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim / Horários: sexta, das 12h30 às 22h30; sábado, das 11h às 23h, e domingo, das 11h às 23h. 

Posts relacionados