Há festivais gastronômicos e musicais, exposições, degustação de vinho, jantares estrelados e até um pré-carnaval. Confira nossa agenda e programe-se para a semana

Peru Week (Foto: Gustavo Meni)

Comer e beber

Peru Week
Até 22 de novembro, acontece a 6ª edição da Peru Week, evento que reúne, este ano, 63 restaurantes espalhados pelo Brasil e que são especializados na culinária peruana – tal qual o Restaurante Week, mas exclusivo com restaurantes peruanos. Os pratos ganham preços promocionais, incluindo welcome drink preparado com Pisco (bebida típica feita à base de uva), entrada, prato principal e sobremesa. Entre as casas que participarão do evento estão o La Peruana, em São Paulo, o La Carioca, no Rio e o Dom Ralf, em Goiânia. Além dos restaurantes, 99 operadoras de turismo vão vender pacotes de viagens ao país e três companhias aéreas oferecem passagens promocionais. Não perde!

Quando: até 22 de novembro

Chefs Sem Fronteiras
A convite do chef Felipi Leite, do restaurante La Frontera, José Barattino, chef executivo e responsável por toda a operação do Eataly e sócio do conceituado Homa, participa do “Chefs Sem Fronteiras”, evento que recebe mensalmente um convidado com repertório gastronômico diferente, com liberdade para expressar o melhor de sua cozinha e trajetória pessoal. Para este jantar especial, Barattino apresentará opções como Gnocchi com Guanciale e Bife Chorizo.

Onde: R. Coronel José Eusébio, 105 – Higienópolis
Quando: 13 de
novembro de 2018, às 20h

Cerveja para celebrar
O chope Brahma Heller Bock ganhou este ano duas medalhas: uma de ouro no Festival Brasileiro de Cerveja, em Blumenau, e uma de prata no International Beer Challenge, em Londres. Para brindar, os bares Original, Astor e Pirajá, a pizzaria Bráz e a Lanchonete da Cidade, da Companhia Tradicional de Comércio, grupo parceiro da marca, oferecem 6 mil litros da bebida.

Torta de amora by chef Marília Zylbersztajn (Foto: divulgação)

Quando: até 28 de novembro

Que seja doce
A chef Marilia Zylbersztajn, proprietária da doceria que leva seu nome e premiada como melhor da cidade três vezes pela Veja SP e duas vezes pela Folha de S. Paulo, se une a também premiada casa Chocolat du Jour para lançarem uma novidade: Agora, a deliciosa torta de amora, best-seller da casa, possui novo ingrediente em sua composição: o 80% cacau Bean to Bar da Chocolat du Jour, um produto original, 100% nacional. O doce é feito com fina massa de cacau, creme de chocolate e compota de amoras orgânicas e biodinâmicas, cultivadas na Serra da Mantiqueira.  A torta de amora com chocolate da Chocolat du Jour já está disponível nas duas confeitarias da chef, localizadas na Vila Madalena e Itaim Bibi.

Pop-Up Obentô Aizomê
Quem passar pela Japan House, em São Paulo, poderá experimentar os obentôs – um tipo de marmita japonesa, com refeições elaboradas e apresentadas em embalagens portáteis. Desenvolvidos em parceria com a chef Telma Shiraishi, a iniciativa pop-up Obentô Aizomê é  uma leitura do prato criado pelo renomado restaurante Aizomê para o centro cultural, que dissemina a diversidade do Japão contemporâneo, incluindo a gastronômica, aos paulistanos. Os Obentôs terão em sua composição uma base de arroz japonês cozido, seleção de tsukemono (conservas japonesas), nimono (preparação cozida, geralmente à base de legumes ou algas) e uma elaboração de peixe ou carne, com mais alguns acompanhamentos selecionados no dia. Itens que já fazem sucesso no cardápio do Aizomê, como o camarão empanado em flocos de arroz e aonori aparecerão constantemente no menu.

Onde: Avenida Paulista, 52 – Bela Vista
Quando: até 23 de dezembro



O sabor de São Paulo
Toda a riqueza da comida paulista poderá ser degustada no Memorial da América Latina. É que o espaço vai receber o Festival Gastronômico Sabor de SP, programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que, em parceria com a Revista Prazeres da Mesa e o apoio do Senac, percorreu todo o estado em busca dos pratos que melhor representam a cozinha típica paulista. Entre eles, espere pelo sanduíche de porchetta, o sorvete de mandioca com calda de rapadura e o croquete de tilápia.

Onde: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664  – Barra Funda
Quando: 10 e 11 de novembro

Nhoque de Batata Doce Roxa na Fonduta (Foto: divulgação)


Imersão portuguesa
A atmosfera boemia e charmosa dos restaurantes e ruas de Portugal foi diretamente transportada para São Paulo, mais precisamente no Bacalhau, Vinho & Cia, em uma deliciosa noite de fado com a dupla de fadistas Elyana Martins e Tiago Filipe. Eles vão interpretar grandes clássicos do gênero, relembrando as noites festivas de Lisboa. Junto à isso, deguste o vinho verde e os pratos a base de bacalhau do menu da casa  para a imersão portuguesa ser completa.


Onde: Rua Barra Funda, 1067 – Barra Funda
Quando: 9 de novembro, das 20h às 23h

Encontros Michelin
Em uma iniciativa do guia Michelin, a série Encontros Michelin recebe o chef Michel Meissonnier, membro da Academia de Culinária Francesa, para um jantar especial ao lado do chef Luca Gozzani, do estrelado restaurante Fasano, palco do evento. A dupla apresentará um menu em oito etapas preparado e harmonizado com a cerveja artesanal brasileira Bodebrown. À quatro mãos, Meissonnier e Gozzani elaboraram pratos como o robalo em crosta de gergelim, confiture de cebola na cerveja clara, mil folhas de batatas na manteiga salgada.

Onde: Rua Vittorio Fasano, 88 – Cerqueira César
Quando: 13 de novembro, às 20h

Cultura

Chef Lucca Gozzani (Foto: divulgação)

50 anos do realismo
São 100 obras de 30 artistas brasileiros e estrangeiros que criaram tendo como ponto inicial a realidade e sua representação através da pintura, da escultura e da realidade virtual nos últimos 50 anos.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Quando: até 14 de janeiro

Planetas de Ziraldo
O cartunista Ziraldo era fascinado pelo universo e essa paixão resultou em várias obras editadas pela editora Melhoramentos, como a recente coleção “Os meninos dos Planetas” e o “Pequeno planeta perdido”, que acabaram por inspirar essa exposição, em cartaz até o final do ano.

Onde: Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479 – Vila Romana
Quando: até 22 de dezembro


Ai Wei Wei Raiz
Essa é primeira exposição do consagrado artista chinês Ai Weiwei no Brasil e também é a maior que ele já fez em sua carreira. Quem recebe a mostra é a Oca Ibirapuera e apresenta obras históricas e inéditas sobre as crises do mundo contemporâneo, principalmente em relação à imigração.

Onde: Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 2
Quando: até 6 de janeiro

Música

Popload Festival
O festival chega a sua 6a edição reunindo oito nomes poderosos da cena musical mundial, todas já consagradas pela público brasileiro. A saber: a cantora neozelandesa Lorde, as bandas americanas Blondie e Death Cab For Cutie e At The Drive, que tocam pela primeira vez no Brasil, a cantora carioca Letrux e o encontro especial de Mallu Magalhães e Tim Bernardes em um show exclusivo. O Popload Festival já colocou em seu palco nomes como Phoenix, The XX, PJ Harvey e Iggy Pop.

Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Quando: 15 de novembro

Tim Bernardes (Foto: Rafael Rocha)

Café com música
Filha do inesquecível Jair Rodrigues, Luciana Mello faz show especial no Café Society. A cantora fez
 uma seleção especial incluindo canções de sua mais recente turnê, que comemora os 60 anos da bossa nova, e seus hits de maior sucesso.

Onde: Rua Amauri, 334 – Itaim Bibi – SP
Quando: 9 de novembro, às 21h

É festa

Wine Tasting
É fã de vinho? O Bar Obelisco vai receber a festa ‘Domingo Ditarde by Got Wine?’ para a degustação de mais de 18 rótulos de espumantes rosés e brancos. O agito se extende para a pista de dança, ao som da banda Os de Paula, seguido pelos DJs Marcelo Botelho, Farakaki e Bruna Craveiro. 

Onde: MAC USP Ibirapuera: Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301
Quando: 11 de novembro

Carnaval fora de época
Saudades do Carnaval? O Trabuca começa um esquenta para a data com o Carnatrabuca, com programação especial durante o feriado de 15 e 20 de novembro. O agito começa na quarta-feira, dia 14, com o Bloco Casa Comigo. A programação completa está no site www.trabuca.com.br

Onde: Avenida Juscelino Kubitschek, 1444 – Itaim Bibi

 

 

Posts relacionados