Publieditorial 

Difícil encontrar um brasileiro que não conheça a marca Catupiry®, e mais difícil ainda encontrar uma pessoa que não goste do requeijão cremoso. Original, único, saboroso, tradicional e sinônimo de qualidade, Catupiry revelou-se tão famoso nos lares, supermercados e restaurantes que virou uma categoria de produto. Mas o verdadeiro, só tem um, e que completa 107 anos de história com novidades

Um pouquinho da história da marca… 

Foi há mais de 100 anos, em Minas Gerais, que os imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini produziram o primeiro requeijão cremoso do Brasil. De uma receita de família, o casal fez nascer a Laticínios Catupiry®, um sonho que virou realidade em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari.

Era nessa pequena fábrica mineira que Mário e Isaíra Silvestrini produziam o requeijão quase artesanalmente. Depois de pronto, cada requeijão era envolvido em papel celofane e cuidadosamente colocado um a um em pequenas caixas de madeira. O que eles não imaginavam é que o requeijão de consistência cremosa, porém firme, e as caixas redondas de madeira produzidas à mão, viriam a se tornar verdadeiros “objetos de desejo”.

Evolução do logo da Catupiry

Em 1949 a fábrica foi transferida para o estado de São Paulo, onde então a marca começou o processo de expansão que não para até hoje! O sucesso do requeijão cremoso foi tanto que em 1973 o Catupiry® destacou-se como “O requeijão do Brasil” no dicionário internacional de queijos, Les Fromages, editado pela Les Editions Larousse, e hoje possui outras três fábricas.

Uma curiosidade: o nome catupiry na língua brasileira indígena em tupi-guarani significa “excelente”, e o fato é que não tem nome mais perfeito para o requeijão mais amado do Brasil, né?!

As novidades da marca

O ano de 2018 tem sido de desafios e mudanças positivas para a marca, que apresentou novos produtos e novas embalagens. Com a premissa de resgatar as lembranças e momentos especiais que cada consumidor tem com a marca, o aroma delicioso da infância, os almoços em família e o gostinho das receitas únicas da avó, feitas com Catupiry® Original, porém sempre buscando facilitar a vida dos consumidores, lançaram 18 novos produtos, confira:

Os deliciosos mini salgados, todos recheados com muito Catupiry®. São seis versões para todos os gostos: mini coxinha, mini kibe, bolhinho de 4 queijo, bolinho de calabresa, esfiha de frango e esfiha integral de alho poró com palmito.

Salgados recheados com Catupiry, como resistir?

Além dos mini salgados tem a linha gourmet de pães de queijo recheado: com calabresa & Catupiry®, goiabada & Catupiry® e o multigrãos peito de peru & Catupiry®, que produto mais brasileiro que a junção de pão de queijo com Catupiry®?

Pão de queijo recheado com muito Catupiry!

Outra novidade da marca é a linha de massas artesanais, única no mercado de congelados, feita a mão, com ingredientes naturais, selecionados e com muito recheio de Catupiry® original. Sabores exclusivos, com a cremosidade e qualidade Catupiry®, são eles: Rondelli de presunto e queijo com Catupiry®, Rondelli de espinafre com Catupiry®, Caneloni verde de mussarela com Catupiry®, Conchiglia de 4 queijos com Catupiry® e Sfogliati de peito de peru com alho poró e Catupiry®.

Para completar a família agora eles também oferecem queijos fatiados: Mussarela e queijo prato, fresco, em fatias, embalados em bandejas de 180g, prontas para consumo, além de Fondue: Emmental, Gruyère, e Catupiry® Original, e ainda especiarias naturais e vinho branco. O único fondue com o verdadeiro Catupiry® Original, equilibrando sabor e cremosidade. Pode de ser usado também para gratinar, nos molhos e recheios.

Fondue com Catupiry

Nós somos fãs da marca Catupiry® e deixamos abaixo um das nossas receitas prediletas com o requeijão cremoso – um suflê de goiabada com calda cremosa de Catupiry que aprendemos com a chef Carla Pernambuco. Confira!

Suflê de goiabada com calda de Catupiry (Foto: Tina Bornstein)

Calda de Catupiry

200ml de leite

100g de Catupiry

Suflê

4 claras

1 pitada de sal

220g de goiabada pastosa

Modo de preparo

Calda

Misture o leite com o catupiry e leve ao fogo em banho-maria por cerca de 20 minutos. Bata bem com um batedor de arame para ficar uma calda lisa. Deixe esfriar.

Suflê

Bata as claras até começar a ganhar volume e daí junte o sal e bata mais – até formar picos duros. Aos poucos, adicione a goiabada cremosa e misture bem. Se quiser usar goiabada tipo cascão, derreta em banho-maria até ficar bem cremosa e firme. Divida a mistura em forminhas de louça próprias para suflê e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente dez minutos ou até subir. Aumente a temperatura do forno no final da cocção para dourar o suflê. Retire o suflê do forno e sirva imediatamente com a calda fria.

Posts relacionados