Che Bella Città! A Costa Amalfitana está na região de Campânia, entre Sorrento e Salerno. Colorida, cheia de aromas e com brisa vindo direto do Mar Mediterrâneo, o destino tem vistas de tirar o fôlego, praias deslumbrantes, romance no ar, ruelas charmosas e, não à toa, é Patrimônio Mundial da Humanidade. Aqui, a digital influencer Lili Paiva (@lilipaiva), que passou dias maravilhosos por lá, revela os highlights desta área apaixonante no sul da Itália

Os vilarejos
Acima do nível do mar, as ruas da Costa Amalfitana são bem estreitas, com construções antigas, em estilo barroco. A cidade foi construída sob rochas e montanhas e a riqueza de detalhes e a beleza local e natural merecem serem admiradas sem pressa. Por lá, a calmaria é nítida, mesmo com turistas boquiabertos com os cenários. As casas, equilibradas em morros íngremes, causam fascínio e despertam o genuíno desejo de passar a vida inteira olhando para o mar.

O Mar Meditarrâneo
O azul do oceano te encantará. A tranquilidade do mar é convidativa para admiração e mergulho. Mais: garante que todo o estresse da vida corrida fique para trás. A distância das casas até a praia é mínima e o caminho é um perfeito cenário fotográfico. Uma curiosidade: a areia da praia é mais densa e escura, com grãos maiores, diferente do que estamos acostumados nos litorais brasileiros.

Veja também:
Porque você vai querer conhecer a Puglia, na Itália
A Florença da stylist Ucha Meirelles
Os hotspots de Capri, por Sandro Barros

A culinária, uma experiência afetiva
Rica em massas e molhos, com temperos na medida certa, a gastronomia italiana tem sabor indescritível. Em Sorrento, vá ao Fauno Bar, localizado na principal praça da região, a Piazza Torquato Tasso. Além da localização ser maravilhosa, a comida é muito boa, saborosa e tem preço justo. Os garçons são simpáticos e o cardápio bem variado, com opções como pizzas, massas, carnes e lanches. Experimentei o gnocchi à Sorrentina, que é delicioso, e o Aperol Spritz. Não deixe de ir à Gelateria Primavera, outro hotspot de Sorrento! Em funcionamento há mais de 40 anos, tem decoração típica italiana e é o melhor sorvete de massa da região! À noite, vale conhecer a Pizzaria Aurora, que está em funcionamento desde 1955 e é famosa por suas pizzas feitas no forno a lenha. Experimentei a de Marguerita e amei! Já em Positano, indico muito o Le Tre Sorelle, que é pé na areia, bem de frente para a praia de Positano. No cardápio: massas, frutos do mar e uma boa carta de vinhos.

A vida noturna
O anoitecer de Sorrento é tão agitado quanto o dia. Vá ao bar Syrenuse, ótima opção para sentar, comer aperitivos e tomar bons drinques!

Passeios sem pressa
Barracas de frutas coloridas com as mais diversas opções, vendedores atenciosos, cafés e restaurantes sempre bem movimentados, exalando gostos e sabores, são um convite para explorar cada cantinho da costa sem sentir vontade de ir embora.
Além das casas e feiras, que mostram um pouco da cultura do país, o povo italiano é cheio de carisma, trejeitos característicos e tem um jeitinho todo especial e amoroso de acolher. Reserve uma tarde para passear de barco em Positano. É incrível ver toda a Costa de outra perspectiva!

As compras
As lojinhas de souvenir são uma ótima opção para comprar lembrancinhas! As de Sorrento, Positano e Amalfi são ótimas. Preste atenção aos produtos que levam estampas ou aroma de limão siciliano e nas peças em linho. Aliás, vale provar as bolachinhas feitas de limão siciliano, um clássico regional, e o famoso Limoncello, um licor da fruta.

As melhores praias
São as de Positano e Atrani! Lá encontramos os famosos Beach Clubs com os ombrelones coloridos que deixam as praias ainda mais lindas!

Os melhores hotéis
Em Positano, o Hotel Le Sirenuse é ótima opção para quem quer ficar no burburinho e, de quebra, ter a vista mais bonita da cidade! Em Sorrento, o Hotel Excelsior Vitória é o mais lindo e fica no centro, onde tudo acontece!

*Fotos: Divulgação e Shutterstock

Posts relacionados