Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é Luiz Filipe Souza, renomado chef por trás do restaurante Evvai, em São Paulo

Chef Luiz Filipe Souza, do Evvai (Foto: Tadeu Brunelli)

Luiz Filipe Souza é um dos jovens talentos na atual gastronomia brasileira. À frente da cozinha do restaurante Evvai, em São Paulo, Luiz Filipe é moderno, criativo e traz suas raízes italianas à mesa. Com sua primeira estrela Michelin conquistada ainda neste ano, o chef já foi reconhecido como revelação e sua casa premiada como melhor restaurante italiano da cidade. Formado pela The International Culinary Center, em Nova York, Luiz Filipe agora comanda a cozinha do Evvai, com uma alta cozinha autoral e traz às criações o intercâmbio cultural entre a Itália e o Brasil. Seu cardápio respeita a sazonalidade das matérias-primas e os menus-degustação têm como base ingredientes garimpados entre pequenos produtores nacionais que recebem técnicas elaboradas e precisas, além de uma apresentação primorosa. Fora isso, Luiz Filipe já marcou presença e participou, por três anos consecutivos, do Bocuse D’Or, um concurso que é considerado a “Copa do Mundo da Gastronomia”. Para aprimorar seus conhecimentos e valorizar seus colegas de profissão, o chef também sai à procura de novas casas, novos sabores e novos ingredientes em variados lugares. Para o V&G, Luiz Filipe indica quais são seus restaurantes preferidos em quatro cidades ao redor do mundo. Confira todos os detalhes abaixo:

Castel di Sangro, na Itália 

Ristorante Reale

O mandatório por lá é o menu degustação. Niko é um chef auto-ditada que tem uma assustadora compreensão de sofisticação e simplicidade ao mesmo tempo. O restaurante fica em uma cidade localizada a 1h30 de Roma, em um pequeno hotel, luxuoso em um extinto monastério.

Contrada Piana Santa Liberata, s/n – Castel di Sangro/Itália

Paris, na França

Arnaud Nicolas Restaurant & Boutique 

É o lugar para quem aprecia uma boa charcutaria. É fantástico para provar alguns dos sabores franceses, como tortas de pombo e foie gras, com um excelente custo-benefício.

46, Avenue de La Bourdonnais – Paris/França

Veja também: onde comer em Paris, por Dani Filomeno

Nova York, nos Estados Unidos

Atoboy

O Atoboy é um restaurante de comida coreana influenciada pela metrópole. Tem um excelente custo benefício, com pratos que são compartilháveis e deliciosos. Por $46, você escolhe três pratos do menu e aproveita e, além disso, você também pode adicionar por $2 um bowl de arroz. É importante lembrar que o cardápio muda constantemente.

43E, 28th Street – Nova York/Estados Unidos

Atera

O menu degustação é servido no balcão, portanto, tem um serviço impecável sem ser muito formal e o mais legal é que por lá há brasileiro trabalhando na cozinha. Costumeiramente, há um sorvete de pistache servido com caviar no menu e é imperdível.

77 Worth Street – Nova York/Estados Unidos

Veja também: onde os chefs comem, com Jean-Georges, em NYC

Montreal, no Canadá

Park Resto

O Canadá tem uma posição geográfica privilegiada para pescados e também para importações. O Park Resto costuma trabalhar com os melhores e mais frescos produtos. Resulta em um restaurante japonês fantástico, em local privilegiado, com um excelente chef que é capaz de saber dosar suas influências e manter tradições. Peça o Omakase ou porções de “Park Style Sashimi’s e Nigiri’s”.

378, Victoria Avenue – Westmount – Montreal/Canadá

Posts relacionados