Chef consagrada, à frente dos restaurantes Capim Santo e Santinho, Morena Leite é uma apaixonada por desbravar novas gastronomias, conhecer novos lugares e sabores. Aqui, ela compartilha seus restaurantes prediletos ao redor do Brasil. E nenhum é em São Paulo!

Lasai

Os melhores restaurantes brasileiros, segundo a chef Morena Leite
Abóbora, brócolis e castanha do Pará, do chef Rafa Costa e Silva, no Lasai (Foto: reprodução Instagram)

O estrelado Lasai, no Rio de Janeiro, é comandado pelo chef Rafa Costa e Silva e é uma das grandes apostas da alta gastronomia carioca. O nome do restaurante vem do Euskera, idioma falado no País Basco, em território espanhol, e significa tranquilidade, já que o intuito de Rafa é fazer com que os clientes se sintam em sua própria casa. Na cozinha, o chef traz inspirações também vindas da Espanha e um pouco da experiência adquirida em sua passagem pelo Mugaritz, um dos melhores restaurantes do mundo. A gastronomia do Lasai baseia-se em ingredientes locais do estado fluminense e valoriza os pequenos produtores e pescadores, transformando-se assim em um menu sazonal. Além disso, Rafa cultiva duas hortas em diferentes ambientes cariocas, uma no Itanhangá e outra no Vale das Videiras e, conforme elas vão evoluindo, colaboram também para o desenvolvimento de novas receitas do restaurante. Sendo assim, ambas as hortas são as principais bases de inspiração e mudanças constantes no cardápio. O Lasai funciona com dois tipos de menus degustação: o “Festival”, em que o cliente opta por deixar os pratos à escolha do chef, respeitando as restrições de cada um; e o “Não me conte histórias”, que acompanha uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. A casa, que coleciona uma estrela Michelin e faz parte da lista do The World’s 50 Best Restaurants, funciona apenas com reservas.

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ / Tel: (21) 3449-1854

Oteque 

A poucos passos do Lasai, em Botafogo, está o Oteque, do chef Alberto Landgraf, que acabou de ganhar sua primeira estrela Michelin – só por esse fato já não preciso falar muito, né? Também como parte da alta gastronomia no Rio de Janeiro, Landgraf traz um trabalho técnico e delicado para o menu do Oteque e aposta em ingredientes de extrema qualidade, inspirando-se na pureza da natureza. O ambiente é intimista e aconchegante e recebe os clientes com um atendimento elegante, porém casual. Se encante com a cozinha aberta para o salão e acompanhe de pertinho o trabalho minucioso de cada cozinheiro.

Rua Conde de Irajá, 581 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ / Tel: (21) 3486-5758

Os melhores restaurantes brasileiros, segundo a chef Morena Leite
Camarão pelas mãos do chef Alberto Landgraf (Foto: Rubens Kato)
Os melhores restaurantes brasileiros, segundo a chef Morena Leite
Prato do Oro, restaurante comandado pelo chef Felipe Bronze (Foto: reprodução site)

Oro 

Ainda em solo carioca, o Oro é um dos mais consagrados restaurantes no Rio de Janeiro. O chef Felipe Bronze está à frente da casa e ao lado da esposa, a enóloga Cecília Aldaz, colocou a capital fluminense nos holofotes da gastronomia brasileira e também mundial. Atualmente, o restaurante é o único duas estrelas Michelin no Rio de Janeiro,  além do chef Bronze também estar na lista dos 100 melhores chefs do mundo. No Oro todo o cardápio tem a brasa como protagonista, ou seja, espere encontrar diversos elementos defumados. Há dois menus disponíveis: o “Criatividade”, que é elaborado diariamente com insumos frescos e garimpados em mercados em 18 etapas, com quatro pratos principais; já o “Afetividade” segue o mesmo padrão do outro menu, com diversas entradinhas, mas conta com apenas um prato principal. A casa funciona apenas para jantar durante a semana e aos sábados também abre para o almoço.

Rua General San Martin, 889 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ / Tel: (21) 2259-1164

Manu 

Fugindo do eixo SP-RJ, o Manu, em Curitiba, também é dos restaurantes que enchem os brasileiros de orgulho. A chef responsável pela casa e pela criação dos pratos é Manu Buffara, que traz toda a inspiração familiar para as mesas de seu restaurante, que ganhou reconhecimento mundial. A proximidade com os produtores, o toque delicado com os insumos e a sabedoria para manusear os alimentos são os pontos altos da paranaense. Como filosofia da casa, Manu oferece aos clientes um menu repleto de alma e paixão, que a faz levar adiante todo seu amor adquirido pela cozinha, desde quando era pequena. A agricultura sustentável, o alimento justo, o tempo de espera são só alguns dos fatores que fazem parte da gastronomia do Manu. O cardápio faz uma viagem pelos elementos mar, horta e campo, e com isso, é oferecido tudo o que há de mais fresco naquele dia – a exemplo dos peixes utilizados. Os pratos podem ser apreciados em menu degustação, apenas no jantar, e não se assuste com a mudança frequente do cardápio, afinal, qualidade e frescor andam lado a lado de Manu Buffara.

Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel – Curitiba/PR / Tel: (41) 3044-4395

Os melhores restaurantes brasileiros, segundo a chef Morena Leite
O restaurante Manu é comandado pela consagrada chef Manu Buffara (Foto: reprodução Facebook)
Os melhores restaurantes brasileiros, segundo a chef Morena Leite
Bombinha de fígado de galinha e salmão defumado no bilini de tapioca, do Glouton, em BH (Foto: reprodução Instagram)

Glouton

O Glouton, em Belo Horizonte, é uma das mesclas mais reconfortantes para quem aprecia uma boa gastronomia. O chef responsável pela cozinha é Leonardo Paixão, que traz uma cozinha mineira, dessas com temperos apurados e baseada em elementos da roça, com técnicas francesas, adquiridas em sua formação e passagem por Paris. Assim como nos outros restaurantes citados, o Glouton também valoriza o ingrediente fresco, o pequeno produtor e, principalmente, oferece sabores autenticamente brasileiros em cada garfada. Lá é possível encontrar um bom prato feito com rabada (corte que alguns desprezam), que recebe manuseios franceses clássicos ou até mesmo modernos, que sempre respeita o insumo de qualidade.

Rua Bárbara Heliodora, 59 – Lourdes – Belo Horizonte/MG / Tel: (31) 3292-4237

Onde os chefs comem? Com Leonardo Paixão, em BH

Posts relacionados