Já se perguntou onde os chefs mais badalados do mundo comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é Mitshuaru Tsumura, por trás do Maido, o restaurante número um da América Latina, localizado em Lima, no Peru

O chef Mitshuaru Tsumura, também conhecido como Micha, é o responsável pela cozinha do Maido, eleito o melhor restaurante da América Latina, segundo o The World’s 50 Best Restaurants. O Maido, que significa bem-vindo em japonês, oferece o que tem de melhor na gastronomia Nikkei. O que é isso? É uma culinária japonesa com influências peruanas e o chef Micha comanda com maestria toda essa técnica. Por lá, é possível pedir menu degustação ou à la carte e, de quebra, o salão tem lugares em um balcão para ficar cara a cara com o chef. A cada prato uma nova surpresa e um novo sabor, com insumos fresquíssimos. Micha, além da sua cozinha, também explora os variados sabores ao redor do mundo e compartilhou alguns dos seus restaurantes preferidos em quatro cidades: Lima, Buenos Aires, São Paulo e San Sebastian. Confira os detalhes abaixo:

Lima, Peru

Fiesta

Em um prédio moderno, com decoração clean e bem iluminado, está o Fiesta, no distrito de Miraflores, em Lima. O restaurante é um verdadeiro marco histórico no Peru, já que seu cardápio traz pratos com inspirações da civilização Moche. O responsável pela cozinha é o chef Hector Solís, que serve boas opções, como o Chiclayo, um arroz de pato remontado do povo Moche, o mais famoso do Fiesta. Além deste clássico, o meu preferido é o pato assado, que é marinado em uma bebida fermentada de milho. É servido com arroz fumegante e legumes.

Avenida Reducto, 1278 – Miraflores – Lima/Peru

La Mar

Também no distrito de Miraflores está o La Mar, uma clássica cevicheria peruana, que traz cardápio bastante variado e repleto de sabores. Por lá, também encontra-se alguns traços da cozinha Nikkei, com algumas inspirações japonesas, como o niguiris. Mas as opções de ceviche são mandatórias. O chicharrón com leite de tigre e servido com o peixe do dia é uma delícia. Os peixes e frutos do mar chegam à mesa empanados e crocantes, acompanhados de molho tártaro.

Avenida La Mar, 770 – Miraflores – Lima/Peru

Veja também: 
Onde comer em Lima, no Peru
5 dicas de passeios em Lima, no Peru 

Don Julio, em Buenos Aires (Foto: Daniela Filomeno)

Buenos Aires, Argentina

Don Julio

Dizem que o Don Julio é a melhor parrilla de Buenos Aires e eu posso concordar. A casa já é conhecida pelo ojo de bife e também pelo bife de chorizo, mas oferece as incríveis mollejas (timo do boi), feitas na parrilla, que são imperdíveis. Há paladares que ainda são receosos, mas o corte preparado no restaurante merece muitos votos de confiança. O restaurante tem um ambiente rústico e simples e oferece incríveis cortes de carne. Não à toa, integra a lista do The World’s 50 Best Restaurants, na 34ª posição.

Rua Guatemala, 4691 – Palermo Viejo – Buenos Aires/Argentina

São Paulo, Brasil

A Casa do Porco Bar

O restaurante do chef Jefferson Rueda é um verdadeiro reduto para os amantes da carne de Porco e da boa gastronomia. As filas na porta dizem o tamanho sucesso da casa, que tem cardápio totalmente inspirado no porco e que não desperdiça nenhum pedaço. A experiência pode ser feita de duas maneiras, em um menu degustação, com os principais clássicos do menu ou à la carte, que oferece opções como o imperdível Porco San Zé, feito na brasa, acompanhado de farofa, couve e tartar de banana. Delicioso!

Rua Araújo, 124 – Centro – São Paulo/Brasil

Veja também: conheça a Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda

San Sebastian, Espanha 

Elkano

O restaurante Elkano e peixe fresco podem praticamente ser sinônimos. O endereço na Espanha, bem próximo a San Sebastian, é referência em insumos frescos vindos diretamente do mar e o Elkano foi o responsável e pioneiro em apresentar um novo método de cozimento de peixe, que engloba até a cabeça e traz ainda mais sabor ao prato. O rodaballo é uma das opções mais deliciosas do cardápio, servido inteiramente grelhado. Seu formato é tão bonito que já serviu de inspiração para algumas louças ao redor do mundo.

Herrerieta Kalea, 2 – Getaria, Gipuzkoa/Espanha

 

Peru: roteiro do que visitar, além de Machu Picchu

Posts relacionados