Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é Alberto Landgraf, renomado chef por trás do restaurante Oteque, no Rio de Janeiro

Alberto Landgraf faz parte dos holofotes gastronômicos há um tempo. O chef se consagrou na capital paulista e, por cinco anos, manteve seu extinto restaurante, chamado Epice. Desde o início de 2018, Landgraf decidiu expandir seus horizontes e mudou-se para o Rio de Janeiro, onde abriu em fevereiro o restaurante Oteque, que utiliza ingredientes de extrema qualidade em um menu simplificado. A receptividade do público carioca foi imensa e o chef se destacou ainda mais no cenário gastronômico. Atualmente, o Oteque é um reduto de prêmios – desde cozinha de autor até o homem do ano na gastronomia – e, neste ano, conquistou uma estrela no Guia Michelin. Hoje em dia, sua culinária tem como base um estilo naturalista, focado em vegetais, peixes e frutos do mar. Landgraf busca os melhores produtos para aproveitá-los com técnicas modernas e também tradicionais, para que os sabores naturais sejam totalmente realçados. Agora, já que o Rio de Janeiro é a sua nova casa, Landgraf também aproveita seu tempo livre para visitar outros restaurantes e apreciar a gastronomia oferecida pelos colegas. O chef compartilhou com o V&G quais os seus locais preferidos em solo carioca. Confira os detalhes abaixo:

Prato do Naturalie, da chef Nathalie Passos (Foto: reprodução Instagram)

Naturalie Bistrô 

Em uma fachada antiga e tombada no meio de Botafogo, bairro arborizado da capital carioca, está o Naturalie Bistrô – restaurante que também já conquistou alguns prêmios no Rio de Janeiro. A proposta da casa, como já se imagina, é oferecer uma comida saudável, orquestrada pela chef Nathalie Passos. Seu cardápio é vegetariano e oferece inúmeras opções de receitas sem carne, todas apetitosas. Há pouco tempo, também expandiu os negócios e chegou em dos nobres bairros da cidade. Por lá, a moqueca de banana da terra e pupunha é pedida certa, além do falafel com babaganoush.

Rua Visconde de Caravelas, 11 – Botafogo – Rio de Janeiro / Tel.: (21) 2537-7443 / Rua Aníbal de Mendonça, 55 – Ipanema – Rio de Janeiro / Tel.: (21) 2512-1315 

Lasai

Comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, o Lasai é uma verdadeira experiência no Rio de Janeiro. A cozinha tem inspirações vindas diretamente da Espanha e o chef faz com que você se sinta em casa. Seu cardápio, que é sazonal, oferece pratos com ingredientes locais, colhidos diretamente no estado fluminense, em hortas cultivadas pelo próprio Rafa. Por lá, é possível encontrar dois tipos de menus degustação e o Festival é o melhor deles. Todos os pratos são surpresa, feitos pela escolha do chef. A harmonização completa a ótima experiência.

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo – Rio de Janeiro / Tel.: (21) 3449-1854

Veja também: o que fazer no Rio de Janeiro em sua primeira visita

Alberto Landgraf é o responsável pelo Oteque (Foto: divulgação)

Irajá

Entre as ruas e casas tombadas de Botafogo, está o Irajá, do chef Pedro de Artagão. A casa tem uma base contemporânea e traz em suas raizes a cozinha de autor com fortes influências da gastronomia brasileira, valorizando os ingredientes sazonais brasileiros, de uma forma sustentável, para que receba as técnicas apuradas do chef. O prato do dia do almoço é sempre uma boa sugestão.

Rua Conde de Irajá, 109 – Botafogo – Rio de Janeiro / Tel.: (21) 2246-1395

Grado

Esse bistrô com influências italianas está localizado em um casarão do Jardim Botânico. Na cozinha, toda aberta para o salão, há um grande fogão de lenha que faz parte dos preparos de alguns pratos. De lá, saem boas opções como o clássico cacio e pepe e o rigatoni com fonduta de queijo.

Rua Visconde de Carandaí, 31 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro / Tel.: (11) 3253-3101

Galeto Sat’s

É um clássico carioca há décadas. O letreiro antigo da fachada indica um lugar icônico na calçada de Copacabana. Há pouco tempo, o Galeto Sat’s abriu uma nova unidade, em Botafogo, e ambas ficam abertas até altas horas da madrugada, sempre com um público fiel. Pedida obrigatória é o coração de frango marinado no vinho com ervas e o galeto com tempero da casa.

Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo – Rio de Janeiro / Tel.: (21) 2266-6266

Rua Barata Ribeiro, 7 (Loja D) – Copacabana – Rio de Janeiro / Tel.: (21) 2275-6197

Veja também: 

Onde tomar cerveja em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Posts relacionados