Chef Alysson Muller (Foto: divulgação)

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é Alysson Muller, chef dos restaurantes Artusi, Rosso e D.O. Pescador, em Florianópolis. Confira!

Nipo Sushi

Um dos restaurantes que eu mais gosto de frequentar em Floripa é o Nipo, fica na região central da cidade.  Trabalha bastante com peixes frescos aqui da nossa ilha como o linguado, atum e o dourado. A sequência de niguiri é muito boa! O restaurante também usa vieiras e ovas de ouriço.

Primavera Garden Center – Rodovia SC-401, 4150 – Florianópolis – SC

Orientales Carnes y Vinos

Para comer carnes gosto do Orientales, um restaurante de parrilla uruguaia. Os cortes de carnes são de gados uruguaios e de altíssima qualidade. O assado de tira deles é fantástico! Eles oferecem vários legumes na brasa, o que também pode deixar o prato como uma opção fitness.

Rod. José Carlos Daux, 5500 – Loja 24 – Saco Grande, Florianópolis – SC

Liquorice gastropub

Gosto dos hambúrgueres do Liquorice Gastropub. O restaurante é inspirado em pubs britânicos e a casa tem um clima ótimo. O hambúrguer tem a carne alta, suculenta e mal passada. E para complementar, cebola caramelizada, queijo e pão de brioche bem tostado. Eu também adoro os drinques de lá.

R. Alves de Brito, 405 – Centro, Florianópolis – SC 

The Wine Pub

Eu adoro os aperitivos do The Wine Pub. É um pub de vinhos com vários aperitivos no cardápio. Meu favorito é o camarão com molho oriental. Uma delícia e acompanha muito bem com espumante.

Largo Benjamin Constant, 669 – Centro, Florianópolis – SC

Chico Toicinho Pizzaria

Chico Toicinho Pizzaria (Foto: divulgação)

Adoro a pizza deles! A pizza tem a massa de fermentação natural lenta de 48 horas. A borda é crocante, bem delicada e desmancha na boca. Meu sabor favorito é a de linguiça de javali com alho poró. Acho fantástica!

Av. Gov. Irineu Bornhausen – Agronômica, Florianópolis – SC

Sobre Alysson Müller

Alysson Müller é um chef autodidata. Ainda jovem, começou a se interessar pelo universo dos sabores e pelas panelas, quando seus pais comandavam um pequeno restaurante em Biguaçu, cidade onde cresceu, em Santa Catarina. Tal sede por conhecimento fez com que Alysson buscasse novas experiências fora da sua zona de conforto. Além de aprender por conta própria os primeiros truques na cozinha, se candidatou a estágios em diferentes restaurantes em São Paulo para aperfeiçoar técnicas e dedicar-se as suas pesquisas e testes.

De volta a Florianópolis, cidade onde nasceu, em 2010 abriu seu primeiro restaurante:  o Rosso. De frente para o mar de Santo Antônio de Lisboa, no norte da ilha, foi lá que o chef se aprofundou em frutos do mar e passou a servir suas receitas de polvo, que ganharam fama e são consideradas sua marca registrada.

Com o sucesso da primeira casa, em 2014 assumiu o comando do Artusi, restaurante contemporâneo, italiano e com o ambiente sofisticado, no centro de Floripa. Na casa, o chef coloca em prática o preparo e total criação dos pratos baseados em suas pesquisas durante viagens pelo interior da Itália. O Gnocchi di ‘Mandioquinha’ Fonduta i Filetto di Manzo, que leva creme de queijo grana padano, roti e filé mignon é sucesso na clientela.

Em 2017, Müller inaugurou seu terceiro endereço, o D.O. Pescador, no hotel Blue Tree Premium. Com a Denominação de Origem do Pescador, o chef busca os melhores pescados e insumos da ilha, e apresenta pratos com peixes e frutos do mar, sob influência da cozinha portuguesa. Bacalhau, Caldeiradas Cremosas e Arroz de Camarão são os protagonistas do cardápio.

No comando dos três casas, Alysson Müller é considerado um dos chefs que melhor representa a gastronomia da região do sul do país, realçando a matéria prima local com suas receitas criativas e saborosas.

Posts relacionados