Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do país comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes e pratos prediletos ao redor do mundo

À frente da cozinha dos restaurantes Bloco C, Reverso e Lago, em Brasília, o gaúcho Marcelo Petrarca é o convidado da coluna de hoje. Formado em gastronomia pelo IESB-IAG, o chef estreou sua carreira no cenário gastronômico nas famosas casas brasilienses, Dudu Camargo e Zuu. Aos 20 anos se mudou para Europa, fez cursos de especialização na Espanha, na Escola de Hotelaria de Sevilha, além disso, trabalhou com o chef Martín Berasategui- um dos mais renomados do mundo. Marcelo também passou por Milão, na Itália, por lá atuou ao lado do chef Carlo Cracco – personalidade conceituada no país.

Chef Marcelo Petrarca (Foto: reprodução Instagram)

Confira abaixo quais os restaurantes favoritos de Petrarca em São Paulo e no Rio do Janeiro.

Croquetas, do restaurante Tanit (Foto: reprodução Facebook)

Oteque no Rio de Janeiro

A casa carioca do chef Alberto Landgraf dispõe de um menu autoral e minimalista, inspirados na pureza da natureza e só utilizam ingredientes regionais de alta qualidade. Atualmente é um dos restaurantes mais renomadas no país.

Dica do chef: para Marcelo, no momento, a casa é a melhor do país. O chef adora o estilo do lugar, com serviço simples e impecável. A cozinha é uma aula de todas as técnicas da culinária, mostram um cuidado com os produtos que emociona. Petrarca é fã do Landgraf, e também sous chef- segundo chefNilson Chaves.

Rua Conde de Irajá 581 – Botafogo- Rio de Janeiro/ Tel: (21) 3486 5758

Em São Paulo

Tanit

Em homenagem ao nome de uma Deusa Fenícia, muito adorada em Formentera e Ibiza, o restaurante Tanit segue a linha da culinária mediterrânea, mas focado na gastronomia catalã. A casa é comandada pelo chef Oscar Bosch, que segue como a terceira geração da sua família de cozinheiros, da Cataluña. O local conta com um ambiente delicioso, com varanda externa, que fazem os fregueses viajarem para o clima do litoral espanhol.

Dica do chef: Marcelo pontua que o restaurante é um dos seus favoritos no Brasil. “Comida espanhola, feita por um chef do país Basco, é aquela que você quer comer todo dia. Incrível!”comenta o chef. 

Rua Oscar Freire, 145- Jardins- São Paulo/ Tel: (11) 3062-6385

Tan Tan Noodle Bar

Comandada pelo chef Thiago Bañares – que já trabalhou na cozinha dos restaurantes D.O.M e Arturito- o local virou febre na capital paulista. Oferece um menu com culinária asiática e oriental, de massas ensopadas e quentes com especiarias, os famosos noodles. Contam com um ambiente contemporâneo e aconchegante.

Dica do chef: vale a pena pedir qualquer coisa do cardápio, a cozinha é impecável, com técnicas e sabores irretocáveis. O prato favorito de Petrarca é o Katsu Sando, além disso, o chef indica provar alguma das opções da carta de drinques. 

Rua Fradique Coutinho, 153- Pinheiros – São Paulo/ Tel: (011) 2373-3587

Kimchi Fried Rice, no Tan Tan Noodle Bar (Foto: reprodução Facebook)

Geiko-San

Ambiente pequeno e intimista, que remete a arquitetura do Japão, regido pelo chef Fabrizio Matsumoto. O restaurante japonês é conhecido por ousar nas criações, que mesclam o tradicional com o contemporâneo.

Dica do chef: o local é o favorito do chef quando o assunto é culinária japonesa. Petrarca indica sentar no balcão, e deixar que os sushimans escolham seu pedido. “O chef Fabrício e sua equipe não erram nunca, é muito bom”complementa Marcelo.

Rua Haddock Lobo, 1416 – Cerqueira César- São Paulo/ Tel: (11) 3061-0150 

Modern Mamma Osteria

Premiado pelo Guia Comer & Beber, da Veja, como Melhor Trattoria Moderna, o restaurante foi fundado pelos chefs Paulo Barros e Salvatore Loi. Com cardápio repleto de opções da culinária italiana tradicional, a casa tem como proposta passar uma experiência original das osterias da Itália. O local conta com um ambiente receptivo, elaborado pelo arquiteto Otávio De Sanctis, que procurou misturar o moderno com o tradicional. 

Dica do chef: “Italiano que não tem erro. Comida supersaborosa e um padrão de qualidade altíssimo”diz Petrarca. 

Rua Manuel Guedes, 160- Itaim- São Paulo/ Tel (11) 3078-2263

Focaccia assada com queijo stracciatela e limão siciliano, no Modern Mamma Osteria (Foto: reprodução Facebook)

Veja também: 

Onde os chefs comem? Com Albert Landgraf, no Rio de Janeiro

Onde os chefs comem? Com Fabrizio Matsumoto, chef do Geiko-San, em SP

Booking.com

Posts relacionados