Já se perguntou onde os chefs mais badalados do mundo comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais prediletos. O convidado dessa semana é Jun Sakamoto, um dos principais nomes da gastronomia japonesa do país 

Chef Jun Sakamoto (Foto: divulgação)
Chef Jun Sakamoto (Foto: divulgação)

Exímio na arte de fazer sushis, Jun Sakamoto é um empresário com negócios de diferentes perfis na cidade de São Paulo. Seu mais antigo estabelecimento é o restaurante homônimo na Rua Lisboa, com uma estrela no “Guia Michelin” e vencedor de diversos prêmios. Foi lá que o chef ganhou fama pela maestria com que executa suas criações e pela qualidade da matéria-prima utilizada.  Jun também comanda uma unidade do Junji Sakamoto no shopping Iguatemi. Pode-se dizer que é uma versão mais descontraída do seu restaurante principal, mas com o mesmo cuidado na escolha dos ingredientes e preparo das receitas. Por fim, está a frente do restaurante J1 no shopping VillaLobos, inaugurado este ano.

Seu primeiro contato com a cozinha foi nos anos 90, quando decidiu passar uma temporada em Nova York. Retornou ao Brasil, passou por alguns estabelecimentos e inaugurou sua própria em casa no ano de 2000, dando início a uma carreira de muito reconhecimento e sucesso. Confira abaixo seus lugares prediletos em Nova York, nos Estados Unidos, e em Tokyo e Kyoto, no Japão.

NOVA YORK

Katz´s Delicatessen, um dos lugares mais tradicionais de Nova York para pedir o famoso sanduíche de pastrami. Vale enfrentar a fila!

205 E Houston St, New York

Estiatorio Milos, no coração de Manhattan fica esse restaurante grego que conquistou os Estados Unidos. A casa de Nova York foi a primeira aberta no país, em 1997, mas hoje já tem unidades em vários outras estados americanos. Peça o soft shell crab.

125 West 55th Street, New York

Lobster Place, localizado no Chelsea Market, o maior mercado varejista de frutos do mar da costa leste americana, nem preciso dizer que a variedade de peixes, moluscos, lagostas, camarões, entre outros é de enlouquecer. Garanto que comerá uma das melhores lagostas da cidade!

75 Ninth Avenue, New York

 

Nova York: cinco galerias e museus fora da rota turística

JAPÃO 

Fachada do Sawada (Foto: Daniela Filomeno)
Fachada do Sawada (Foto: Daniela Filomeno)

Sawada Ginza no terceiro andar de um mini prédio está escondido um dos melhores restaurantes de sushi do Japão. À margem da fama do Jiro Sushi, consagrado em um documentário e frequentado por celebridades e autoridades, o Sushi Sawada parece não gostar de holofotes. Não são permitidas fotos e é muito difícil fazer reserva. Se vale a pena? Muito. Os sushis são inesquecíveis.

Japão, 〒104-0061 Tokyo, Chuo City, Ginza, 5 Chome−9−19 MCビル 3F

Kyoto Kitcho a primeira casa da rede que agora conta com cinco luxuosos restaurantes e duas lojas foi aberta em 1930, bem pequena, na cidade de Osaka. Hoje, já está na terceira geração da família que cuida de perto das premiadas casas. Tendo a cerimônia do chá como base, peça o omakasse e se prepare para uma verdadeira viagem gastronômica para os ancestrais japoneses.

Confira os endereços aqui

 

 

 

 

Japão, a incrível terra do futuro

Posts relacionados