Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. A convidada de hoje é Manu Buffara, por trás do Manu, em Curitiba

Manu Buffara (Foto: Henrique Schmeil)

Manu Buffara é uma daquelas chefs para se admirar! Seja de perto ou de longe, o trabalho que realiza no Manu, sua casa em Curitiba, encanta os olhos de todos – e não são somente os brasileiros, mas os estrangeiros também. Não à toa, ganhou reconhecimento internacional, está prestes a abrir um novo restaurante em Nova York e atualmente é uma das principais chefs do Brasil. Sua cozinha é a união de inspirações familiares com características herdadas de seus pais – desde os primórdios no campo com o pai até os momentos inesquecíveis à beira-mar com a mãe.

O Manu tem como filosofia oferecer uma experiência com alma e paixão, que reflete o amor da chef pela gastronomia desde que era pequena. O restaurante, que foge do famoso eixo SP-RJ, tem alguns pilares básicos, como a agricultura sustentável, o alimento justo e o tempo de espera de cada colheita. Seu menu é uma verdadeira viagem por diversos elementos, como mar, horta e campo, para oferecer frescor máximo aos clientes e demonstrar o preparo técnico e cuidadoso com cada insumo. Manu ainda defende, por meio de sua comida, sua filosofia de vida e suas crenças. No cardápio, espere encontrar uma incrível variedade de vegetais, já que a chef os tem como uma verdadeira fonte de inspiração. Seus pratos, servidos apenas no jantar e em menu degustação, são inesquecíveis para o paladar e uma experiência para a vida – e o Viagem&Gastronomia já comprovou!

A chef, além de vestir o avental, elaborar receitas e selecionar os melhores ingredientes, também senta na mesa como cliente e aproveita o que outros restaurantes têm para oferecer. Manu compartilhou alguns dos seus locais preferidos com o V&G e, de quebra, ainda disse o que gosta de pedir. Confira todos os detalhes abaixo:

Curitiba

K.sa Restaurante

O K.sa é um restaurante comandado por uma mulher, a chef Claudia Krauspenhar, e é um lugar – como o próprio nome diz – para você se sentir em casa. O cardápio, contemporâneo e com influências de todo o mundo, é saboroso e traz ingredientes variados, com diferentes cortes bovinos, frutos do mar, peixes e massas. A costela de pacu defumado ao molho de mariscos com tartar de banana da terra é sempre a minha escolha.

Rua Fernando Simas, 260 – Batel – Curitiba / Tel.: (41) 3225-3444

Manu Buffara é a chef responsável pelo Manu, em Curitiba (Foto: Henrique Schmeil)

Nova York

Estela

Em Manhattan, o chef Ignacio Mattos comanda a cozinha do Estela. Um restaurante onde é possível aproveitar apenas um drinque ou também uma refeição completa. A experiência é sempre única! O menu muda conforma a estação, com tudo o que há de mais fresco e sazonal, e todos os pratos normalmente são incríveis. Boa pedida quando se está em Nova York.

47 E, Houston Street – Nova York – Estados Unidos / Tel.: +1 212-219-7693

The Ten Bells

Em um ambiente intimista e agitado, está o The Ten Bells, um bar de vinhos naturais que tem inúmeras opções para curtir a noite ou dia em Nova York. Os vinhos são produzidos a partir de uvas orgânicas ou biodinâmicas e são apresentados aos clientes os rótulos de pequenos produtores. Para uma experiência completa, peça as excelentes tapas do local.

247, Broome Street – Nova York – Estados Unidos / Tel.: +1 212-228-4450

Paris

Septime

Um ambiente meio rústico, com mesas e cadeiras de madeira, reserva um sabor inesquecível de Paris. O Septime é um restaurante aconchegante que traz frescor aos seus pratos. Por lá, sempre peço o menu degustação e sou surpreendida.

80, Rue de Charonne – Paris – França / Tel.: +33 43 67 38 29

Itália

Lido 84

Na região do Lardo de Garda, na Itália, está o Lido 84, um restaurante típico italiano. O ambiente interno é clássico, com mesas grandes para agregar famílias, mas o ponto alto é a varanda, que se debruça no mar e reserva uma linda paisagem. O menu, como não seria diferente, segue as premissas italianas e tem variadas opções de massas, como o ótimo Cacio e Pepe. Para abrir o paladar, peça as incríveis sardinhas.

Corso Zanardelli, 196 – Gardone Riviera BS – Itália / Tel.: +39 0365 20019

Veja também: 

Os melhores restaurantes do Brasil, pela chef Morena Leite

Posts relacionados