Já se perguntou onde os chefs mais badalados do mundo comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é Virgilio Martínez, o responsável pelos restaurantes Central e MIL Centro, no Peru

Chef Virgilio Martínez (Foto: Jimena Agois)

Virgilio Martínez ganhou os olhos do mundo pelo seu trabalho e não à toa, já estrelou um dos principais episódios da série Chef’s Table, assinada pela Netflix. É o responsável pela gastronomia impecável do Central, em Lima, no Peru, que traz à mesa as diversas variações de altitude de seu país em um menu totalmente criativo e curioso. Ao lado de sua esposa Pia, o chef te convida a conhecer os múltiplos ecossistemas presentes no país andino e, por muitas vezes, é possível confundir a delicadeza do prato com a linda decoração. A técnica, precisão e pesquisa são a base da cozinha de Virgilio Martínez, é persistente e valoriza os ótimos ingredientes que o solo peruano tem a oferecer e, desde então, enxerga que esses insumos são como uma ciência e, se for aprimorada, resultará em grandes preciosidades. Na mesma linha de raciocínio do Central, Virgilio expandiu horizontes e apostou nas ruínas de Moray, no Valle Sagrado, também no Peru. Por lá, abriu o MIL Centro, um restaurante que é rodeado pelos Andes Peruanos e tem a altitude em sua raiz, que envolve os sabores dos Andes, de Cusco e também do Valle Sagrado. O menu contempla os ingredientes de comunidades próximas ou até mesmo de produção própria, já que o MIL Centro também conta com um laboratório agrônomo para valorizar as particularidades do ótimo terroir peruano. A paixão e a serenidade de Virgilio fazem parte de seu cotidiano como cozinheiro, mas também estão a todo vapor quando o intuito é conhecer novos restaurantes, novas técnicas e outras gastronomias. Aqui, ele compartilha quais são os seus lugares preferidos ao redor de três países: Espanha, Argentina e Peru. Confira todos os detalhes abaixo:

Veja também: conheça o MIL Centro, o segundo restaurante do chef Virgilio Martinez

Ambiente do Nerua, em Bilbao (Foto: reprodução site)

Espanha

Elkano, em San Sebastian 

O Elkano, na Espanha, é referência em peixes e frutos do mar e, com o frescor dos insumos, traz sabor e muita qualidade à mesa. Para conhecer a ótima gastronomia do Elkano, peça os frutos do mar grelhados, feitos em parrilla, que ressalta os intensos sabores e aromas dos pratos.

Herrerieta Kalea, 2 – Getaria, Gipuzkoa/Espanha

Nerua, em Bilbao

Um lindo projeto arquitetônico abriga o Museu Guggenheim Bilbao e, ao lado da escultura aranha ‘Mama’, da arista Louise Bourgeois, está o Nerua, um restaurante que resgata a cultura gastronômica do País Basco. O chef Josean Alija é o responsável por orquestrar com primor a cozinha, de onde saem diversos menus sazonais, que respeitam o tempo de cada ingrediente. Os produtos são estudados detalhadamente, desde sua origem e seus usos ao longo dos anos, para que recebam as melhores técnicas na elaboração de determinado prato. A criação de um novo menu começa um ano antes de entrar em vigor, somando estudos e preparações, para que o processo criativo seja longo, intenso e surpreendente. Acomode-se em uma mesas, aprecie o belíssimo e moderno ambiente, e desfrute do menu de vegetais.

Avenida Abandoibarra, 2 – Bilbao, Biskaia/Espanha

Argentina 

Don Julio, em Buenos Aires

A clássica parrilla argentina é encontrada facilmente no disputado Don Julio, em Palermo, Buenos Aires. Um dos restaurantes mais conhecidos da capital traz cortes bovinos impecáveis, que podem ser saboreados em um ambiente clássico e, de certa forma, rústico. O ojo de bife, chorizo, mollejas, linguiça parrilleira são alguns dos pratos que podem ser pedidos e muito bem aproveitados, além dos embutidos. Descontraído e com ótima gastronomia, ocupa a 34ª posição na lista do The World’s 50 Best Restaurants.

Rua Guatemala, 4691 – Palermo Viejo – Buenos Aires/Argentina

Peru

Al Toke Pez, em Lima

Um lugar simples e um único balcão em meio à uma rua movimentada de Lima, encontra-se o Al Toke Paz, um simples restaurante de comida clássica peruana. A casa oferece algumas opções de ceviche, valorizando os ingredientes peruanos que conquistam uma legião de fãs – desde moradores locais até mesmo turistas.

Avenida Angamos Este, 886, Surquilho – Lima/Peru

Peru: roteiro do que visitar, além de Machu Picchu

Posts relacionados