Não é novidade que sou apaixonada pela culinária japonesa. Em minhas viagens sempre procuro pelos melhores restaurantes da cidade, tenho a sorte de conhecer alguns incríveis ao redor do mundo, mas nada como ter aqueles locais que a gente vai e se sente em casa, né? Aqui, listo os meus cinco restaurantes japoneses prediletos em São Paulo

Junji Sakamoto 

O restaurante Junji Sakamoto vive lotado. Não à toa, com cortes precisos, peixes fresquíssimos e cardápio que vai além dos tradicionais – e deliciosos – sushis e sashimis, o chef Jun Sakamoto consegue oferecer em ambiente aconchegante e preços mais convidativos que sua primeira casa, que leva seu nome, verdadeiras iguarias japonesas. Apesar dos teishokus (o menu executivo japonês) serem absurdamente bem servidos, duas entradas da casa chamam a atenção e valem as calorias: o spice tuna sobre tempurá de shissô, incrivelmente crocante e saboroso, e o ovo à milanesa trufado, um ovo cortado ao meio à milanesa com gema mola, recheado com ovas de capelim e crisps de couve de comer rezando.

Iguatemi Shopping – Av. Brig. Faria Lima, 2232 / Tel: (11) 3813-0820

Aya Japanese Cuisine 

De um dos mais premiados sushimen de SP, Juraci Pereira, que trabalhou durante 11 anos com Jun Sakamoto. O chef faz questão de ressaltar “aqui só servimos sushi de verdade” em um ambiente sóbrio e elegante, com serviço atencioso, e que sempre tem o que há de melhor e mais fresco no mercado. O ambiente é intimista e ótimo para degustar iguarias exclusivas. Sentar e apreciar as criações de Juraci no balcão é uma verdadeira experiência que todo apaixonado por comida japonesa deve experimentar ao menos uma vez na vida. Na hora do almoço oferecem uma versão reduzida do menu degustação incrível.

Rua Pedroso de Moraes, 141 – Pinheiros – Tel: (11) 3097 9856

Veja também:

Um roteiro por badalados Izakayas em São Paulo
O surpreendente Ryo, no Itaim
Os doces japoneses mais populares no Brasil 

By Koji

Chef Koji Yokomizo em ação (Foto: divulgação)

O restaurante tem duas unidades em locais inusitados: uma dentro do Estádio do Morumbi e outra no Hospital Albert Einstein. Comandado pelo chef Koji Yokomizo, respeitado e conhecido pela sua habilidade em escolher pessoalmente os melhores peixes, e fatiá-los de forma sábia, o sushiman traz em seu currículo experiências em diversos restaurantes como o Shundi & Tomodachi, Hanadoki e Mitsuyoshi. Ele trabalhou por muitos anos no Japão, no restaurante Katsuragawa, localizado na província de Mie. Após essa experiência em solo japonês, o chef retornou ao país para mostrar a sua arte ao público paulistano.

Estádio do Morumbi – entrada pelo portão 04 / Tel: (11) 3624-7710

Tartar do Kosushi (Foto: Daniela Filomeno)

Kosushi

Restaurante com uma estrela do Guia Michelin, conquistada em 2015, 2016 e 2017, celebra 30 anos de abertura em 2018. Em três décadas, o que fez do Kosushi um lugar de vida longa foi nunca perder a premissa de unir o melhor de três vertentes: atendimento impecável, ingredientes frescos, de primeira linha e ambiente agradável. Comandado pelo sushimen George Koshoji, que também é sócio da casa, consegue unir o tradicional e o moderno de forma exemplar. Em São Paulo tem duas unidades, a elegante e intimista casa no Itaim, e a supercharmosa no Shopping Cidade Jardim, com mesinhas no lado externo. Em breve abrirão uma unidade em Miami.

Rua Viradouro, 139  e Shopping Cidade Jardim / Tel: (11) 3167-7272

Kinoshita

No controle do restauranter Marcelo Fernandes, a casa se preocupa com os mínimos detalhes, desde a louça até o shoyu feito no restaurante. No comando de Satoshi Kaneko, nascido na região de Tóquio e dono de um extenso currículo, sua especialidade são os pratos quentes; além da culinária oriental, ele tem formação na França, onde estagiou com o mítico Alain Chapel. Vale ir e pedir o menu degustação que sempre é surpreendente ou meus prediletos que são o salmão crispy e o atum com molho de missô e gema de ovo.

Posts relacionados