A jornalista carioca Renata Araújo, editora do You Must Go Blog, lista abaixo o que há de mais recente na cena gastronômica carioca. Jurada do Prêmio Veja Rio Comer&Beber, alguns deles já até figuram na lista dos vencedores deste ano. Assim como no Rio Gastronomia, que também contempla os melhores da cidade. São italianos, mediterrâneos, de carnes… tem para todos os gostos. Confira:

Al Fresco (Foto: You Must Go Blog)
Al Fresco, Rio de Janeiro (Foto: You Must Go Blog)

Al Fresco

O novo restaurante italiano do chef Pedro de Artagão apresenta uma gastronomia local clássica, sem interferências, mas sempre respeitando os ingredientes frescos e originais. Localizado no Shopping Rio Design Leblon, este é o sexto empreendimento do Grupo Irajá. Com ambiente aconchegante, a cozinha aberta dá um charme a mais e a varanda é superconvidativa!

As massas do cardápio são feitas artesanalmente e elas podem ser de grano duro, produzida com farinha importada Molino Grassi, e frescas, com farinha tipo 00. No menu, há também grelhados, feitos em um forno a carvão, na brasa, ideais para compartilhar.

Av. Ataulfo de Paiva, 270, loja 112 – Leblon

Heat FireHouse

Inspirado nos churrascos americanos, esta é a sexta casa do Grupo 14Zero3 e do chef Elia Schramm. O restaurante aposta em técnicas de defumação em diferentes tipos de carne, além de toques de brasilidade e uma variedade de acompanhamentos que já são um sucesso. O grande destaque são os cortes defumados, como o Brontosaurus, o Brisket e o Pulledpork, carne de porco defumada por 16h que chega desfiada, praticamente desmanchando na boca! Os acompanhamentos também não ficam para trás, como a tradicional farofa de ovos, o clássico arroz Biro-Biro com bacon, batata palha e ovo, e o palmito pupunha.

Heat, Rio de Janeiro (Foto: You Must Go Blog)
Heat FireHouse, Rio de Janeiro (Foto: You Must Go Blog)

Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon

Lilia Café

Lilia, Rio de Janeiro (Foto: You Must Go Blog)
Lilia, Rio de Janeiro (Foto: You Must Go Blog)

Recém-inaugurado no CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, tem dois ambientes: um no térreo e outro no mezanino. A primeira casa do Lilia também fica no Centro da cidade, na Rua do Senado. O restaurante oferece pratos criativos da culinária contemporânea, prezando sempre alimentos orgânicos. O cardápio muda diariamente, já que é baseado nos ingredientes frescos entregues pelos produtores locais.

Além do menu executivo, o Lilia Café também conta com a barista Dri Menezes na preparação de cafés especiais e com o chef confeiteiro Henrique Rossanelli, que recentemente ganhou o prêmio de Doceiro do Ano pela Veja Rio Comer&Beber.

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Malta (Foto: You Must Go Blog)
Malta (Foto: You Must Go Blog)

Malta

Eleita duas vezes consecutivas pela Veja Rio Comer & Beber como a melhor carne do Rio, a casa abriu sua segunda propriedade, no Leblon. Em uma charmosa casa de dois andares, com janelões de vidro, o projeto é assinado pelo sócio e arquiteto André Piva, com ambiente moderno e sofisticado, com muita madeira, ferro e vidro.

No menu, são oferecidos os mesmos nove tipos de cortes de carnes nobres para serem compartilhadas. Além de entradas, petiscos, sanduíches, guarnições e sobremesas. Entre as carnes, destaque para a Costela do Dianteiro, mais saborosa e suculenta das costelas, e o Filé Mignon já fatiado, que serve de 4 a 5 pessoas.

Avenida General San Martin, 359 – Leblon

Onde os chefs comem? Com Alberto Landgraf, no Rio de Janeiro

 

Posì Mozza&Mare

Posí Rio de Janeiro
Posì, Rio de Janeiro (Foto: You Must Go Blog)

Mais uma casa do grupo 14Zero3 e do chef Elia Schramm, desta vez de especialidade italiana, em Ipanema. Em uma charmosa casa de dois andares, a inspiração é o badalado verão europeu com a atmosfera das disputadas Costa Amalfitana e Ilha de Capri. A varanda é decorada com limões sicilianos, teto de vidro, vasos artesanais e plantas vivas. Além disso, o Posì foi premiado como Novidade do Ano, no Rio Gastronomia.

O restaurante traz o primeiro Mozza bar da cidade com três opções de búfala: burrata, bufalina e stracciatella. Em seguida, é só escolher entre as tantas opções de coberturas, e focaccia de fermentação natural da casa, assada na hora, para acompanhar. A dica é pedir o Mozza Imperiale, que é uma degustação de todas as mozzarelas e coberturas. Já nos pratos principais, há uma seleção de fresquíssimos frutos do mar e massas frescas artesanais com preparos diários.

Rua Aníbal de Mendonça, 158 – Ipanema

Posts relacionados