Um time de especialistas em gastronomia se reuniu nesta segunda-feira, 10, para degustar – às cegas – 22 panetones, sendo 12 recheados e 10 tradicionais, das principais marcas do mercado 

A redação do V&G reuniu em torno da mesa peritos em gastronomia para a já tradicional degustação anual. São eles: Karen, do @chicassp; André, do @vidagourmet; Amanda, do @alemdomenu; nossa editora chefe Dani Filomeno @viagemegastronomia, Miriam, do @mimiminacozinha; Thammy, do @boccanervosa; Marcelo, do @findandeat; Catha, do @cathacastro; Mari, do @deliciousbymari e Juliana, do @thebaumansarehere.

 

 

Ao todo, foram 12 panetones recheados e 10 tradicionais que passaram pelo paladar dos experts que puderam avaliar os doces nas seguintes categorias: aroma, massa, recheio, sabor e textura. Todos os panetones foram colocados em ordem aleatória em uma mesa e experimentados, ao menos, um pedaço para fazer a prova.

Em primeiro lugar dos recheados ficou o panetone da Sweet Pimenta, de doce de leite com fitas de coco. Já entre os tradicionais, o panetone do Bráz Pizzaria ficou no topo, segundo nossos especialistas gastronômicos. 

Vencedor dos recheados: doce de leite com fitas de coco da Sweet Pimenta

Nos recheados, o segundo lugar ficou com o panetone da Dalva e Dito, de doce de leite com cumaru, e em terceiro lugar da Lindt com creme de avelã e cobertura de gianduia. Entre os tradicionais, a segunda posição ficou com a Casa Santa Luzia, com frutas vermelhas, e o terceiro lugar foi para a Ofner.

As marcas que participaram:

Recheados: Lindt (creme de avelã e cobertura de gianduia); Ateliê do Doce (pistache); Amor aos pedaços (bicho de pé), Sweet Brazil, Casa Bauducco (chocotone com pistache), Studio Cake, Cau Chocolates (recheado com ganache e coberto com glacê de chocolate crocante); Dona Deôla (laranja, nozes pecã e macadâmia), Cantu (trufado), Arcor (petit gateau), Dalva e Dito (doce de leite com cumaru), Sweet Pimenta (doce de leite com lascas de coco).

Tradicionais: La Pastina (panetone prosecco – feito na Itália), Empório Santa Maria (especial de castanhas), Bráz Pizzaria, Lu Bonometti (frutas vermelhas e chocolate), Vis Savour (panetone caramelo gold), Bauducco, Casa Santa Luzia (frutas vermelhas), Casa Levi, Ofner, Mondo Pane.

Confira o vídeo de como foi a degustação:

 

 

 

Fotos: redação Viagem&Gastronomia 

Posts relacionados