Por Mayara Corrêa

Oaxaca é muito conhecida por ser uma das maiores produtoras de mezcal no mundo. Para quem não conhece, mezcal é uma bebida destilada, produzida artesanalmente com agave. A diferença entre a tequila e o mezcal é o apenas o tipo do agave (maguey). Para a produção da tequila se usa um tipo específico de agave azul (agave tequilana) e, para produzir o mezcal, qualquer tipo de agave é bem-vindo, inclusive a mistura (um blend) dos tipos – e é isso que o torna tão único. É comum ouvir os mexicanos dizendo que todas as tequilas são mescais, porém nem todos os mescais são tequilas. A forma de produção da tequila e do mezcal é muito similar, porém o sabor é incomparável.

Os restaurantes bem temperados de Oaxaca 

Na cidade existe uma rodovia onde as maiores fazendas produtoras de mezcal se encontram e todas são, praticamente, uma ao lado da outra. Trata-se da “La Ruta Caminos del Mezcal”, onde produtores artesanais abrem suas portas para que os turistas conheçam de perto o processo de fabricação e também possam degustar. O agave está para os mexicanos, assim como a uva está para a França. Portanto, se você visitar Oaxaca não pode deixar de provar o tradicional “Oro de Oaxaca”, ou seja, o mezcal produzido na região.

Produtores artesanais de mezcal, em Oaxaca (Foto: Shutterstock)

Brunch em Oaxaca: explosão de cores e sabores

Tive a oportunidade de fazer degustação em duas marcas e gostei muito. São elas:

Los Amantes (Foto: reprodução site)

Los Amantes

A mezcaleria Los Anates mantém sua produção em Oaxaca e dispõe de dois locais para a degustação dos produtos. Um dos lugares para conhecer a bebida é um barzinho superpequeno e aconchegante, onde um senhorzinho toca viola e canta músicas tradicionais da região. Neste lugar você poderá provar as versões do mezcal puro e clássico. O outro local é próximo, basta atravessar a rua, e você encontrará o restaurante com terraço e hotel Los Amantes, com uma arquitetura moderna e bem elaborada. Lá é possível encontrar versões de coquetéis com o mezcal – seja com frutas, sal de gusano, ervas, entre outros.

Las Garrafas

Conheci o mezcal Las Garrafas em um menu degustação no restaurante IXI’IM, localizado dentro do hotel Chabé Resort (referência em arquitetura e design), em Chocolá. Durante o jantar, a cada prato que nos era servido, o maître nos apresentava uma nova versão da bebida pura – desde opções amadeiradas, mais amargas e até uma mais adocicada para acompanhar a sobremesa. O Las Garrafas, além de seu sabor bem agradável, conta com uma embalagem e apresentação dignas de presente. Existem quatro versões do produto – cada uma representada por uma cor e um animal: jaguar laranja, serpente rosada, pássaro verde e o macaco azul. Além disso, se você fizer a opção de compra pelo site oficial, é possível personalizar a garrafa com seu nome.

Conheça a incrível Isla Holbox, no México, um paraíso ainda pouco explorado pelos brasileiros

Posts relacionados