Conheça a casa do chef Jefferson Rueda no centro de São Paulo

Com uma decoração descolada, que lembra aqueles mercados deliciosos de Nova York, em uma rua no centro de São Paulo, está a Casa do Porco, projeto do chef Jefferson Rueda (ex-Attimo) e Janaína Rueda (Bar Dona Onça).

A casa entrou na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina com um marco histórico: a melhor posição de um novo entrante (24º). Uma mistura de bar, restaurante e mercadinho, tem janelas abertas para a rua do seu açougue e oferece itens para viagem, como o sanduíche de porco.

couvert-casa-do-porco-bar

Como o próprio nome da casa diz, a estrela principal é o porco. Criações não óbvias como o sushi de papada de porco ou releituras, como porcopoca (pururuca servida em um saquinho de pipoca com o logo da casa, que faz as vezes do couvert) e lamen, que leva um incrível ovo curado, nirá. Para acompanhar, uma carta especial de drinques, cachaças e cervejas, como a escura e forte Horny Pig, cujo nome faz alusão à casa.

sushi-casa-do-porco

Prato que inspirou a criação da casa, Porco San Zé, é defumado, macio e assado oito horas em uma churrasqueira especial, de carvão à lenha. Acompanha tartar de banana, salada de couve e feijão, meio caminho entre o tradicional e o tropeiro. É dos deuses, e, para quem gosta de carne de porco, imperdível. Tanto que foi amplamente elogiado pelo chef estrelado catalão, Ferran Adriá, quando experimentou.
prato-principal-casa-do-porco-bar Antes de ser chef, Rueda foi açougueiro. Sua habilidade é possível ser conferida não só no Porco San Zé, estrela da casa, como também nos cortes especiais e embutidos, vendidos no mercadinho que integra o projeto, assim como pães, farinhas, defumados e, claro, sanduíches com carne de porco.

lamen-a-casa-do-porco2

As sobremesas são assinadas pela chef confeiteira Saiko Izawa, e uma das suas criações é o tradicional morango com merengue, só que acompanhado de um inusitado sorvete de majericão e fitas de salsão. Saiko também será a responsável pela produção dos pães da casa. Destaque para o bolinho de chuva com sorvete, disparadamente a melhor opção de sobremesa da casa.

sobremesa-casa-do-porco-bar

O descolado projeto é de Herbert Holdefer, que também assinou o vizinho de bairro Holly Burguer. O animal está representado em todos os lugares, inclusive em uma divertida coleção de porcos de todos as formas. Em cima da entrada da cozinha, muitos presentes de chefs e amigos que já visitaram a casa. A cozinha da Casa do Porco é toda aberta, onde é possível ver Rueda trabalhar, junto com Janaína, sua esposa e também chef do premiado Bar Dona Onça, a poucos metros dali. Com mesas irregulares espalhadas, lugares no balcão, bar e a movimentação da cozinha, dá uma sensação aconchegante, como se o chef estivesse te recebendo em casa. E quem não gostaria de comer na casa de um chef como Rueda?

espaco-casa-do-porco-bar2

 

Serviço

A Casa do Porco

Rua Araújo, 124, República, São Paulo – SP

Posts relacionados