Com inspirações sulistas, os chefs Tuca Mezzomo e Nathalia Gonçalves apostam em menu autoral em sua nova casa, localizada no bairro do Jardins, em São Paulo

Ambiente do Charco (Foto: divulgação)

Sabemos que a gastronomia de São Paulo está entre as melhores do país. Afinal, a cada mês um novo restaurante chega para completar este cenário. Já falamos por aqui sobre a abertura do Cochinchine e Makoto, casas especializadas em culinárias asiáticas. Mas, nesta temporada de novos endereços, ainda não falamos sobre o Charco, um restaurante onde o fogo e a brasa são os protagonistas em um menu totalmente autoral.

Hospedado em um casarão antigo dos Jardins, os chefs idealizadores são Tuca Mezzomo e Nathalia Gonçalves, ambos gaúchos que decidiram ter, como principal fonte de inspiração, toda a infância tida no sul do país. Isso virou referência tanto no cardápio quanto no ambiente. A charmosa casa deu espaço apenas para uma nova cozinha, mas manteve sua estrutura original com paredes descascadas e foi incrementada com luz baixa e mesas de madeira. Ah, se quiser receber amigos em um local mais reservado, fique à vontade para conhecer a sala superior, com uma linda decoração e vista privilegiada do jardim.

A Chuleta é servida com 600g (Foto: Rogerio Voltan)

O menu autoral não é extenso e valoriza receitas e ingredientes conhecidos no Rio Grande do Sul, além de pequenos produtores brasileiros. Tuca é responsável pelas praças salgadas e Nathalia comanda todas as sobremesas, um dos pontos altos do Charco. Comece a experiência pelo irresistível couvert que é 100% feito na casa, servido com pão quentinho e manteiga – também acompanha flor de sal para dar um toque ainda mais especial. Entre as entradas destacam-se o camarão rosa servido com avocado e quinoa e a salada de abobrinha, com creme de ervilha, iogurte e folhas. Nos principais, não deixe de provar o arroz pegado de polvo ou os pratos sulistas, como a chuleta, com 600 gramas, ou a costela, com 12 horas de cocção. Ambos são servidos com vegetais na brasa, folhas e vinagrete. Finalize com uma, ou todas, as sobremesas preparadas por Nathalia. A “Cacau e suas variações” chega à mesa com mel de cacau, geleia de cacau, semente de cacau, manteiga de cacau e chocolate e a “Butiá, laranja e iogurte” celebra a fruta típica do sul com um sorbet incrível. Do bar saem bons drinques, preparados pela bartender Marcia Martins, como o Venga Lo Que Venga, feito tequila, mix cítrico, agave, purê de abacaxi, molho sirracha e tamarindo – seu gosto lembra um Bloody Mary mais apimentado.

Prepare-se para conhecer um ambiente intimista, com boa gastronomia e atendimento bem simpático.

Rua Peixoto Gomide, 1492 – Jardins / Tel: (11) 3063-0360

Posts relacionados