Não é de hoje que a busca por uma vida saudável e alimentação equilibrada tem ganhado espaço. De olho nessa tendência mundial, muitos hotéis já aderiram ao movimento conhecido como “Farm to Table”, que na tradução literal significa da fazenda para a mesa.

A ideia é reduzir os intermediários entre produtos e consumidor, valorizando as propriedades nutricionais dos alimentos que passam a ser produzidos com custos mais enxutos e sem aditivos químicos. Ou seja, os próprios hotéis cultivam em seus terrenos legumes, hortaliças, frutas e, muitas vezes, criam galinhas, gado e outros animais que serão servidos aos hóspedes com a certeza de um produto saudável e fresco.

Quer sair de férias e manter uma alimentação saudável e equilibrada, confira cinco hotéis ao redor do mundo que oferecem isso com maestria!

Hacienda Vira Vira, fazenda com assinatura Relais&Chateaux, no Chile
Pertinho de Púcon, no Chile, está a Hacienda Vira Vira. Com um parque nativo ao longo das margens do Rio Liucura é um verdadeiro oásis de paz e lazer. Uma imensa área de pasto – onde são criadas soltas vaquinhas e ovelhas – chama a atenção logo que se chega ao hotel.  O espaço foi realmente criado e pensado para que o conceito Farm to table fosse levado a sério. Os hóspedes podem realmente vivenciar o dia o dia de uma fazenda, acompanhando desde a criação dos animais e do cultivo da horta até a produção artesanal de queijo e manteiga. O resultado é uma experiência de conexão com a natureza intensa, que se completa com o momento das refeições. A cada dia um menu diferente é servido e o critério para elaboração dos pratos segue a sazonalidade dos alimentos cultivados por lá. 

Hacienta Vira Vira, em Pucón, Chile

Sol y Luna, uma verdadeira experiência gastronômica no Valle Sagrado, no Peru
Ingredientes frescos da horta honram os sabores andinos em todos os pratos inspiradores preparados pelos chefs do hotel Sol y Luna, no Valle Sagrado, no Peru. A gastronomia muito bem falada do hotel é uma mistura da cozinha peruana moderna combinada com as tradições antigas da culinária regional, integrando as colheitas abundantes com as técnicas agrárias Incas, o que resulta em pratos inovadores e que ao mesmo tempo respeitam a natureza. Para conectar os hóspedes em todos os sentidos com os sabores do Vale Sagrado, os visitantes ganham um tour repleto de surpresas por entre os campos de cultivo. Em meio às paisagens férteis e em contato com os tradicionais agricultores que cultivam produções naturalmente orgânicas de maneira muito parecida como a que se fazia desde o Império Inca, os hóspedes vivenciam uma experiência gastronômica completa e se aproximam do coração da cozinha peruana. 

Sol y Luna, no Peru, tour por plantações orgânicas da região

Ponta dos Ganchos, o resort mais romântico do Brasil
Considerado um dos resort mais românticos do país, o Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos (SC), possui uma horta orgânica iniciada no final de 2008 com o objetivo não só de atender as necessidades de matéria-prima, mas principalmente para ser a base de um pensamento sustentável na gastronomia. Por meio dela, o resort consegue gerenciar parte dos resíduos orgânicos, criando um ciclo de reaproveitamento e consumo consciente. A horta é sazonal e a cada época do ano fornece produtos diferentes, mas alguns exemplos são: alfaces de todos tipos, rúcula, agrião, espinafre, couve mineira, brotos comestíveis, flores comestíveis (sazonal), capim-santo e gengibre.

Horta do Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina

Shanti Maurice, cenário paradisíaco e alimentos orgânicos nas Ilhas Maurício
Junto aos exuberantes jardins paisagísticos do hotel Shanti Maurice, nas Ilhas Maurício, encontra-se uma horta, onde são cultivados ingredientes frescos e orgânicos para os pratos do dia. No local, são produzidos mais de trinta variedades de ervas e vegetais (dependendo da época, lemongrass, salsa, alecrim, manjericão, hortelã e coentro são cultivados) e vegetais (beterraba, berinjela, brócolis e cebola). Além de provar dos sabores naturais cultivados no local, o hóspede consegue fazer uma visita guiada pelo chef para saber mais sobre os ingredientes produzidos na horta e discutir a filosofia por trás do menu do resort. 

Horta do Shanti Maurice

Belle Mont Farm, uma fazenda orgânica de luxo em pleno Caribe
Situada na ilha de St. Kitts, a enorme fazenda de luxo é para poucos e bons hóspedes. Foi o primeiro hotel a levar o conceito Farm to Table para o Caribe, e faz isso com maestria. Em seus mais de 400 hectares de área verde, cultiva praticamente tudo que oferece em seus restaurantes.  No caso de alimentos que não produz, só se compra de fazendas orgânicas parceiras e vizinhas, garantindo a qualidade de tudo que oferecem – assim como também são fornecedores de frutas e legumes de praticamente toda a ilha, garantindo que agrotóxicos não entrem na região.

Belle Mont Farm, fazenda sustentável no Caribe

Fotos: Divulgação

Posts relacionados