Podemos afirmar com tranquilidade que ele é orgulho nacional (alô, Minas Gerais!), par perfeito do café quentinho e que com certeza você tem boas histórias para contar na companhia dele. Para celebrar este 17 agosto, dia dedicado só a ele, reunimos alguns endereços que oferecem os melhores pães de queijo da capital paulista. Conheça!

Símbolo da culinária mineira, o pão de queijo entrou pra valer nos corações brasileiros lá na década de 1960, graças às mãos –  e a receita – de Arthêmia Chaves Carneiro. E você a conhece! É aquela senhora simpática, de óculos, símbolo da Casa do Pão de Queijo. Foi a família dela que decidiu abrir uma loja para vender os pãezinhos que ela fornecia para restaurantes na época. Os estabelecimentos fizeram tanto sucesso, que hoje são comandados pela terceira geração da família e já tem franquias por todo Brasil.

Para comemorar a data, selecionamos algumas casas que preparam fornadas e fornadas do quitute, mas cada uma à sua maneira. Sabemos, aliás, que essa lista é extensa e, por isso, queremos saber de vocês, leitores: Qual casa prepara o melhor pão de queijo?

Veja também:
8 lugares para tomar café da manhã no Itaim, em SP
Roteiro de sopas por São Paulo

Viena
A rede tem 6 conceitos diferentes de atendimento, entre eles o restaurante, com pratos à la carte e rodízio, e o café, com quiosques espalhados por diversos endereços do Brasil. São neles que prepare-se, entre outras delícias, os pães de queijo, feitos com queijo meia-cura e finalizados com parmesão ralado.

Endereço: clique aqui

Conceição Discos
É uma mistura de loja de vinil, café, bar e restaurante comandados pela chef Thalita Barros. Por lá, serve-se um prato diferente por dia, tendo sempre o arroz como protagonista. Cervejas, drinks e chás podem acompanhar sua refeição. Além dos pratos principais, há uma curadoria toda especial de pratos para refeições menores. Bolo do dia, tortas e, claro, o icônico pão de queijo (foto ao lado) que mais deve ser chamado de sanduíche. Explicamos: A iguaria, feita a partir de dois tipos de queijos, um curado e outro fresco, é repartida em dois e recheada de pernil e um ovo frito de gema mole. Coma com garfo e faca para não perder nem um grama do recheio.

Rua Imaculada Conceição, 151, Vila Buarque / Tel. (11) 3477-4642

Rodeio
Claro que se você for até ao famoso restaurante será para degustar da sua extensa variedade de carnes. Mas vale ficar atento ao couvert – que é opcional. É nele que está o pão de queijo da casa, servido ainda quentinho. Pequenino, dá pra colocar inteiro na boca ou, então, morder um pedaço e reparar que é bem recheadinho.

Rua Haddock Lobo, 1498 – Jardins / Tel: (11) 3474-1333 e (11) 3083-2322 e Av. Faria Lima, 2232 – Shopping Iguatemi / Tel: (11) 2348-1111

Canastra Pão de Queijaria
O nome entrega a especialidade da casa e, por lá, o quitute é versátil. Pode ser simples e acompanhar um cafezinho, recheado com requeijão e fazer dupla com um suco ou, ainda, ser preenchido com linguiça (foto ao lado), pernil e até um suculento hambúrguer de costela.

Rua Harmonia, 446, Vila Madalena / Tel: (11) 4323-3360

Pão de Queijo Haddock Lobo
É em um pequeno espaço, no coração dos Jardins, que está, desde 1968, um dos pontos mais gostosos da cidade e é de lá que saem cerca de 1.000 pães de queijo por dia. Leves, feitos com muito polvilho e de formato irregular, os quitutes não duram por muito tempo na vitrine. Não à toa é o carro-chefe da casa. Se você se apaixonar, dá para levar a massa fresquinha para modelar e assar em casa ou, então, a versão congelada, já em bolinhas.

Rua Haddock Lobo, 1408 / Tel: (11) 3088-3087

Quitand’Arte
O que se cria na cozinha é comida com alma mineira! A casa, com clima de interior e sobrado colorido, tem como um de seus destaques o pão de queijo, claro! A ele, pode-se adicionar uma variedade de combinações, entre elas: queijo minas ou requeijão de corte e peito de peru (foto ao lado); pernil de lata, requeijão de corte, ovo, picles de cebola e coentro; molho barbecue, abobrinha grelhada e queijo minas. Há também recheios doces, com requeijão de corte e doce de leite.

Rua Joaquim Antunes, 391 / Tel: (11) 3061-0320

Casa do Pão de Queijo
Com quase 50 anos de história e pioneira na comercialização do pão de queijo, a casa mantém até hoje a receita exclusiva que lhe levou ao sucesso. Desenvolvida pela Vovó Arthêmia, essa senhora simpática que é símbolo da marca, o pãozinho tem ingredientes selecionados e são preparados na versão tradicional, multigrãos, minis e recheado em três sabores: requeijão da casa, requeijão com azeitona e doce de leite.

Endereço: clique aqui 

Da feira ao baile
Ao entrar no sobrado em Pinheiros, a vitrine de guloseimas chama a atenção e o ambiente clean com mesinhas dentro e fora convidam a ficar. Lá, tudo é produzido diariamente, desde as tortas salgadas, quiches e saladas, até os pães de queijo minas padrão quentinhos – receita da família – que podem receber recheio de requeijão (foto abaixo) ou doce de leite e acompanhar café coado ou expresso, chás de ervas da horta ou sucos naturais. As fatias de bolo, vendidas por quilo, também são especiais.
Rua Mateus Grou, 80 – Pinheiros / Tel: (11) 3062-0450

Barbacoa
O pão de queijo da casa, que é expert em churrasco, faz parte do couvert e é preparado na própria cozinha com queijo minas meia cura. O restante da receita é segredo! E tudo bem. O sucesso já está garantido. Vale avisar: o couvert é servido somente nas três unidades de São Paulo.

Barbacoa  D&D Shopping (à la carte)
Av. Nações Unidas,  12.555 – Piso 1  / Tel: (11) 3043-9244
 Barbacoa Morumbi Shopping (à la carte)
Av. Roque Petroni Jr., 1089 – Piso lazer / Tel: (11) 5181-6898
Barbacoa Itaim Bibi (rodízio)

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 65 / Tel: (11) 3168-5522

*Fotos: divulgação

Posts relacionados