{Descobertas da Chica} Prédios históricos, excelentes drinques, cardápios para todos os gostos, um bairro encantador e caótico ao mesmo tempo. Confira os meus lugares favoritos no Centro de São Paulo

FEL um dos melhores bares na minha opinião. Uma sala aos pés do Copan, comandado por Michelly Rossi, traz clássicos da coquetelaria revisitados.

Av. Ipiranga, 200 – Térreo, 69 – República, São Paulo

PATEO DO COLLEGIO é uma casa que  pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola (1491-1556). Referência na preservação da memória histórica sobre a origem da cidade de São Paulo. Abriga um museu e o Café do Pateo, espaço muito bacana com vista para o jardim da casa. História e gastronomia em um só lugar: para se apaixonar.

Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro, São Paulo

ORFEU  do grupo Chez é vizinho do Copan e tem dois andares com mesas, bar com bons drinques, boa comida e pista de dança que abre alguns dias da semana. Sempre que vou peço a rã à milanesa. Desde que provei pela primeira vez nunca mais pedi outro prato.

Av. Ipiranga, 318 – 3 – República, São Paulo

BAR DA DONA ONÇA localizado no Copan, virou cartão postal de São Paulo com ingredientes brasileiros no cardápio e pratos autorais sob o comando de Janaina Rueda. Sempre que vou peço o frango empanado no bun, o pão chinês, que é impossível comer um só.

Av. Ipiranga, 200 – República, São Paulo

Bar da Dona Onça
Bun do Bar da Dona Onça

A CASA DO PORCO BAR Jefferson Rueda brilha na Casa do Porco. Um lugar onde tudo é surpreendentemente bom. Tudo que eu digo é desde o drinque ao prato principal e sobremesa. Sem falar no atendimento que é muito atencioso. A dica é chegar cedo para garantir um lugar, pois o local lota! 

A Caso do Porco Bar
A Caso do Porco Bar

Rua Araújo, 124 – Centro, São Paulo

SORVETERIA DO CENTRO também do Jefferson Rueda tem fila a qualquer hora do dia. Telma Shiraishi transformou um simples sorvete em algo memorável. Todo mês há sabores sazonais como o de pitanga, que eu tive a sorte de provar. E de todos, o meu preferido é a “sobremesa” de morango. Surpreendente.

Sorveteria do Centro
Sorvete de leite com bacon e porcopoca, o mais famoso da Sorveteria do Centro

Rua Bento Freitas, 454 – Campos Elíseos, São Paulo

  • FAROL SANTANDER é o antigo prédio do Banespa, de 1947 e patrimônio histórico da cidade. Dos 26 andares, 12 são de exposições, museu, pista de skate, espaço para palestras, loft, um mirante e um café Suplicy no último andar. Victor Dmitrow assina o cardápio trazendo pratos deliciosos e muito fotogênicos.
Prato do Farol Santander

Rua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo

  • CASA DE FRANCISCA  É o lindo palacete Tereza, hoje patrimônio histórico, que abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade. Hoje é um espaço musical com shows muito bacanas e boa gastronomia. Aos finais de semana o espaço é bem disputado e a dica é comprar ingressos para os shows antecipadamente. Veja programação aqui.

Rua Quintino Bocaiúva 22 – Sé, São Paulo

  • TERRAÇO ITÁLIA cartão postal de São Paulo, é famoso pela arquitetura e pela vista. O que mais gosto de lá é o bar, com vista para a cidade, garçons de longa data e shows ao vivo surpreendentes.
Terraço Itália
Terraço Itália

Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo

  • CASA MATHILDE  fundada em Sintra, Portugal, tem os melhores doces portugueses da Capital. A fornada diária é uma receita de sucesso fazem pasteis de Belém frescos e crocantes. Viciante.

Praça Antônio Prado, 76 – Centro, São Paulo

Z Deli
Z Deli
  • ALMANARA do centro é a única filial que oferece sistema de rodízio. E, para mim, não tem combinação melhor para a comida árabe, já que assim é possível provar um pouco de tudo. Sem falar que o tempero nesta unidade é memorável. Para se esbaldar!

Basílio da Gama, 70 – Centro, São Paulo

  • PARIBAR  nasceu em 1949, e o nome veio da junção das sílabas iniciais de ‘Pastifício, Ristorante e Bar’. Por muitos anos foi ponto de encontro cultural, freqüentado por Caetano Veloso, Roberto Carlos e até mesmo Che Guevara, entre outros. Hoje, um restaurante bar, com ótimas opções de pratos, bebidas e brunch.

Praça Dom José Gaspar Biblioteca Mário de Andrade – R. 7 de Abril, 42 – República, São Paulo

 

  • ZDELI  para mim um dos melhores burgers de São Paulo. Com espaço bem maior que as outras filiais, tem atendimento rápido e carne no ponto.

Bento Freitas, 314 – República, São Paulo

  • THEATRO MUNICIPAL  (de 1911) para mim é mais do que um ícone da cidade, é um dos mais importantes teatros da cidade com uma beleza  arquitetônica única. Assistir a uma peça neste ambiente, é um caso de amor.

Praça Ramos De Azevedo, s/n – República, São Paulo

Besos da Chica

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Karen Fujii, formada em administração, paulistana, conhecida por seus amigos como Chica, é criadora da rede social @chicasSP, onde divide com seus seguidores as melhores opções gastronômicas de São Paulo e ao redor do mundo. Apaixonada por novidades, compartilha aqui suas descobertas.

 

 

 

 

Bia Hoi, o restaurante vietnamita no centro de SP

Posts relacionados