Chef Leonardo Gonçalves (Foto: divulgação)

Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos. O convidado de hoje é o chef Leonardo Gonçalves, do O Mar Menino, em Fortaleza.

Leo Gonçalves é chef do restaurante O MAR MENINO. Em 2017 foi eleito chef do Ano pela Revista Veja Fortaleza e a casa levou os prêmios de Melhor da Cidade e de Melhor Brasileiro / Regional. Recentemente, inaugurou seu segundo empreendimento, o Restaurante URU, em Icaraizinho de Amontada, a 210 km de Fortaleza. Confira seus queridinhos na capital do Ceará.

El Chancho: o El Chancho é uma hamburgueria com personalidade, sem afetações. Comida boa e ambiente jovem, quase underground, com comida deliciosa, como tem que ser. Sempre peço uma porção de porco à passarinho e um dos hambúrgueres incríveis que a equipe do chef Hugo Righi prepara com muito carinho. Mas tem que chegar cedo porque sempre lota.

R. Leonardo Mota, 1477 / Tel: (85) 99781-4902

Le Marche: a chef Marie Ane é famosíssima pela qualidade da sua cozinha francesa. No Le Marche ela prepara pratos clássicos e outras reinvenções com ingredientes locais. Sentar na calçada a céu aberto e pedir um polvo confitado, mexilhões gratinados ou uma bochecha de sirigado é um dos meus programas preferidos junto com a minha esposa, às quintas-feiras, depois do serviço no O Mar Menino.

Praça Pelotas, 41 / Tel: (85) 3181-6059

Zena: a Zena tem um restaurante no Centro desde antes de eu nascer. É uma autoridade em comida afetiva. Ir lá e ver que ela continua atendendo com um sorriso no rosto, depois de 50 anos trabalhando com cozinha, é um privilégio. Eu sempre peço uma de suas famosas bolas de carne de entrada antes de partir para um PF.

 R. Meton de Alencar, 549 / Tel: (85) 3226-3690

O Alemão: restaurante de comida alemã com linguiças artesanais produzidas no Ceará e um dos melhores joelhos de porco que já comi. O atendimento também conta muito, com garçons que estão lá há muitos anos e o chef, que vez ou outra vem até a calçada cumprimentar os clientes. Ótima opção para um domingo à tarde.

R. Frederico Borges, 584 / Tel: (85) 3267-1923

Culinária da Van (Foto: divulgação)

Culinária da Van: sou orgulhoso de ser amigo da Van, cujo nome começa com V de vitória. Ela começou servindo pratinho na rua e hoje tem uma das casas mais autênticas de comida regional. Tomar um caldinho de caranguejo, ouvindo boa música e acompanhado de ótimas caipirinhas é programa obrigatório em Fortaleza. Mas fique esperto: está sempre lotado. Afinal, o que é bom é pra ser disputado.

Rua Waldery Uchôa, 230 / Tel: (85) 98935-5735

Confira outros chefs que já participaram da nossa coluna:

ONDE OS CHEFS COMEM? 

Posts relacionados