Antes de entrar em um Izakaya, os famosos bares japoneses, um aviso: da cozinha não sai sushis e sashimis e o esquema rodízio não existe. Por lá, o clima é descontraído, muitas vezes senta-se no balcão, bebe-se saquê – ou cervejas – e come-se petiscos e porções como karê, o curry japonês, berinjela com shoyo e frituras. Mergulhamos nessa febre e listamos os mais badalados botequins japoneses da cidade. Anota!

Mabo Nasu Don (Foto: Henrique Peron)

Taka Daru
De volta ao Brasil depois de uma temporada no México, o chef Uilian Goya chega ao comando da cozinha da casa acrescentando toques contemporâneos e pessoais em receitas novas e que, agora, passam a compor o cardápio. A tradição de compartilhar pratos permanece, como no Tori Karaague, com sobrecoxa de frango frito e molho ponzu, nabo e pimenta, e na Aguenassu, berinjela em molho de shoyu com gengibre e cebolinha. Entusiasta do ovo, o chef criou doze pratos com o ingrediente em 7 versões diferentes, entre elas o frito com a gema mole da versão japonesa do bife à cavalo, Tonkatsuo Karê à Cavalo, que leva lombo suíno empanado no pão de Hokkaido artesanal, gohan e karê. Peça o lámen nos dias frios que é uma delícia! 

Rua Costa Carvalho, 234, Pinheiros / Tel.: 11 3034-0937. Abre todos os dias.

10 sobremesas ideias para devorar no frio

Izakaia Issa
Dona Margarida, como é carinhosamente chamada pelos clientes, é a dona e comanda a casa desde sua abertura, em 2009. Pelo pequeno espaço, senta-se no balcão ou nas mesas com tatame. Para petiscar, há opções como o takoyaki, bolinhos de polvo com katsuobushi, raspas de peixe e massa feita de cará e o tempurá de camarão. Se ainda assim a fome não der tregua, experimente o cozido de tofu e carne moída.

Rua Barão de Iguape, 89, Liberdade / Tel.: 3208-8819

Izakaya Toki (Foto: Tina Bornstein)

Izakaya Toki
O site da casa explica: a palavra “toki” significa “tempo” em japonês, um conceito que no país ganha o significado de respeito pela tradição, mas com um olhar voltado para a inovação. Nesse embalo, a casa preocupa-se em criar pratos que misturam o clássico e o contemporâneo. Os petiscos são servidos em pequenas porções para dar chance ao estômago e ao paladar de experimentarem vários sabores. Dentre os destaques estão o Nasu Dengaku, berinjela japonesa, molho adocicado de missô e gergelim, e o Corn Bacon Korokke, croquete de purê de batata com curry, milho, bacon e Tonkatsu Mayo. Na hora do almoço, durante a semana, a parte de petiscos abre espaço para o menu executivo, com direito a uma saladinha de entrada, algumas opções de prato quente, como o delicioso Orange Chicken feito com sobrecoxa de frango, molho agridoce de laranja e gohan e sobremesa. No jantar, o cardápio é mais completo, com todos os petiscos, pratos quentes e ainda lámens para os dias mais frios. Para beber, drinques tradicionais recheiam a carta: gin tônica, negroni e wisky sour, além dos saquês, claro. Fecha aos domingos.

Rua Artur de Azevedo, 986 – Pinheiros / Tel:. 3061-2349

Yorimichi
É a grelha a grande estrela da casa. Nela, são preparados os Yakitori, receita de espetinho japonês que é carro-chefe e grande atração. No cardápio são contemplados vegetais, com destaque para o quiabo na brasa, e carnes arrematadas com saborosos temperos e marinadas. Na grelha também prepara-se a pancetta com ovo e arroz e omeletes que vão por cima de um arroz salteado com frango, milho, cebola e pimenta. Para um papo boêmio, há mais de 20 rótulos de saquê, além de uísques japoneses. 

Rua Otávio Nébias, 203 – Paraíso / Tel.: 3052-0029

Lombo suíno grelhado ao molho agridoce e frango salteado ao molho de gengibre (Foto: divulgação)

Izakaya Matsu
Na hora do almoço, é possível comer o Teishokus, uma espécie de PF japonês, com apenas uma opção, que muda a cada dia. Entre as opções: frango empanado frito, servido com molho tártaro da casa e negui shio nyumen (macarrão nyumen fino no caldo quente a base de sal e cobertura de cebolinha e gergelim) e o Copa lombo suíno em bife, grelhado ao molho agridoce da casa e frango salteado ao molho a base de gengibre. Acompanha salada, gohan, missôshiru e fruta. A noite, oferecem pratos quentes e petiscos. Experimente o katsu sando, sanduíche de lombo de porco à milanesa.

Av. Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros / Tel.: 3812-9439

Izakayada
Ao entrar, se dê ao menos 3 minutos para ficar observando, sem pressa, as estantes atrás do balcão recheadas de brinquedos vintages e divertidos. Impossível passar despercebido e não encontrar ao menos um que te traga alguma memória afetiva especial. Depois, sente-se no balcão – e converse com o sócio Renato Yada – ou em uma das poucas mesas localizadas ao fundo do salão. Para petiscar, peça o Kimchi, porção de acelga fermentada na pimenta, ou a costelinha de porco marinadas em mel e laranja com molho tarê e uísque. Há lamens também. Para beber, saquês, claro, cervejas especiais e mais.

Praça Carlos Gomes, 61 – Centro

Veja também: 

SP: 3 Casas de Lamen imperdíveis na Liberdade

Posts relacionados