Já se perguntou onde os chefs mais badalados do mundo comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais prediletos. O convidado dessa semana é Rafael Navarini, chef e proprietário do Restaurante Mensa, na Vila Madalena, em São Paulo 

Chef Rafael (Foto: divulgação)

Foi a curiosidade que levou Rafael Navarini para a cozinha. Ainda pequeno, na fazenda dos avós em Goiás, começou a se encantar por todo aquele universo que era capaz de tirá-lo do ordinário. E até hoje tem viva a lembrança de acompanhar os avós até o curral, escolher um porco, matá-lo e prepará–lo. Anos se passaram e Rafael acabou escolhendo outros caminhos profissionais, mas não se passou muito tempo até que a cozinha o chamasse novamente. Após anos de estágio, com passagem pelos restaurantes Épice e Mocotó, Rafael tornou-se sub-chef de Rodrigo Oliveira no Esquina Mocotó. O Restaurante Mensa, que em latim significa “conviver à mesa” e que preza por uma cozinha com ingredientes frescos e da estação, é a sua primeira empreitada como chef e proprietário.

Valadares
Para beber peça a batida de coco e o rabo de galo. Se tiver muito ânimo vale acompanhar com cerveja. Para comer gosto muito da rã frita, que vem inteira; da codorna com alho e dos testículos de boi. Acho legal ir sábado cedo e “assistir” a velha guarda do bar fazendo os drinques, além de ficar de bobeira pela Lapa com a sensação de que o tempo nunca passa.
R. Faustolo, 463 – Lapa / Tel.: (11) 3862-6167
 
Izakaya Matsu
Gosto de ir lá e sentar no balcão, tomar uma dose de sake, ver a cozinha em ação e tomar uma lufada quente do vapor das panelas e fritadeiras. Para comer sempre vou de katsuo sando, okonomiyaki e tokoyaki que vem repleto de katsuo bushi por cima. Delícia!
Av. Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros / Tel.: (11) 3812-9439
 
Yorimichi Izakaya

Gosto muito dos espetinhos de miúdos, fígado e coração com tarê, do oniguiri com umeboshi grelhado, da berinjela assada com miso, do frango moído na brasa, parecendo um hambúrguer, com gema de ovo marinada no shoyu e do gohan. Tudo regado a sake. Nunca deixo de pedir no fim de tudo o sorvete de gengibre. O melhor que já comi. R. Otávio Nébias, 203 – Paraíso / Tel.: (11) 3052-0029

 
Bráz Elettrica
Pizza Falco da Bráz Elettrica (Foto: divulgação)


Pelo conjunto da obra, pra mim, é a pizzaria que mais tenho apreço em SP. Não consigo sair de lá sem comer uma Sr Falco, o melhor sabor do cardápio. O picles de jalapeño dessa pizza é bom demais.
R. dos Pinheiros, 220 e outros endereços aqui. 
 
Komah

Gosto de tudo nesse lugar que provavelmente foi o restaurante que mais fui nos últimos dois anos. Baita atendimento, coquetéis são muitos bons e a comida é demais. Destaque para o Samgiopsal com as folhas e o banchan set.
R. Cônego Vicente Miguel Marino, 378 – Barra Funda / Tel.: (11) 3392-7072

Veja também:
Para refrescar: as sorveterias imperdíveis de São Paulo
Rota das cervejarias em São Paulo

Booking.com

Posts relacionados