Roberto Ravioli, considerado um dos mais importantes defensores da cozinha italiana de raiz no Brasil, esta à frente do Empório Ravioli e acaba de inaugurar a Casa Ravioli, ambos em São Paulo.

Nada mais natural que o chef faça uma imperdível lista de seus restaurantes prediletos pela Itália. Dá vontade de fazer um roteiro só para “ticar” um a um, quer ver?

Antica Macelleria Cecchini, em Panzano in Chianti

Do famoso açougueiro Dario Cecchini, uma tradição no corte perfeito da carne vem sendo passada de pai para filho há oito gerações. Muito conhecido pela Bisteca Fiorentina, na sua Officina della Bisteca, mas tem diversos cortes que dividem a atenção, como o T-Bone ou Rib Eye. Na visita, aproveite e passe na sua salumeria: vale levar uma boa seleção de embutidos para o hotel e saborear com uma deliciosa taça de vinho.

dario-macelleria-a-tutto-tondo

Via XX Luglio, 11 Panzano in Chianti (Fi) – Tel. +39 055 852020

Ristorante e Osteria da Fiore, em Venezia

Antiga taberna veneziana, Mara e Maurizio Martin transformaram a Osteria da Fiori em um dos mais prestigiados de Veneza.

da-fiore

San Polo, 2202 Veneza

Buca di Sant’Antonio, em Lucca

Na encantadora cidade muralhada de Lucca, na Toscana, esta pequena taverna italiana, com história desde 1782. Hoje a peculiar cantina, cheia de objetos pendurados, se mantém não só como um dos mais antigos restaurantes da Toscana, mas também como um verdadeiro ponto turístico de Lucca: tem que ir.

buca-santoantonio

Via della Cervia, 3 Lucca  tel +39 0583 55881

Antica Corona Reale, em Cervera (Piemonte)

Com duas estrelas Michelin, o Antica Corona Reale, em Piemonte, comemora 200 anos de história. Sua cozinha traz a tradição piamontesa com pratos e propostas atuais, com refinamento e sofisticação. A casa do chef Gian Piero Vivalda é daqueles lugares que valem a viagem.

Via Fossano Cervere. Tel: +39 0172 474132

antica-corona-reale

Buca Mario e Buca Lapi, ambos em Florença (Toscana)

No passado, as bucas eram adegas localizadas embaixo de palácios históricos, muitas vezes de famílias nobres. Além de vinhos, também serviam para conservação de carnes salgadas e embutidos, por conta de sua localização subterrânea e suas grossas paredes.

Uma casa centenária para saborear as delícias da antiga cozinha florentina, o Buca Mario tem um cuidado especial no preparo de suas pastas frescas e seleção de carnes e vinhos. Com uma atmosfera aconchegante, mantém a tradição e qualidade, geridos pela família Pasquetti.

Piazza Ottaviani Srl 16 / R – Tel. +39 055 214179

bucamario

Já o Buca Lapi, tem o olhar atendo do proprietário Luciano Ghinassi, o que o colocou em uma das mais saborosas trattorias de Florença, da pasta fresca até a tradicional bisteca fiorentina.

Via del Trebbio, 1/r Tel:+39.055.213768

 

Fotos: Divulgação e Reprodução Facebook

Posts relacionados