O jovem chef Tadashi Shiraishi, do badalado restaurante japonês UN, nos Jardins, conta quais lugares costuma frequentar quando não está atrás do balcão.

Envolvido desde cedo com a cozinha japonesa, Tadashi Shiraishi é brasileiro, mas fez carreira fora do país. Passou por lugares como os hotéis Royal Monceau, em Paris, o Mandarin Oriental, em Munique, e o Baur au Lac, em Zurique. Durante três anos foi chef, ao lado do famoso Nobu Matsuhisa, do restaurante Nobu de Mykonos, na Grécia, e em St. Moritz, na Suíça. De volta ao Brasil abriu o UN Restaurante, com culinária japonesa que remete às origens e costumes. Confira quais lugares Tadashi costuma frequentar no Rio de Janeiro e em São Paulo:

 

Pizzaria Ferro e Farinha: não espere conforto na Ferro e Farinha, a pizzaria na verdade é um balcão com duas mesas comunitárias na calçada, mas de lá saem as melhores pizzas do Rio de Janeiro. O pizzaiolo e proprietário, o nova-­iorquino Sei Shiroma, também tem criado sugestões alternativas às pizzas, que mudam a cada semana, como risotos e massas.

Dica do Tadashi do que pedir: pizza de cogumelos com missô coreano.  

Pizzaria Ferro e Farinha, no Rio de Janeiro

R. Andrade Pertence, 42 – D – Catete – Rio de Janeiro – RJ

Restaurante Lasai: há dois anos a casa do chef Rafa Costa e Silva mantém uma estrela do Guia Michelin. A atração principal dos seus pratos são os legumes e verduras, sendo que a maiorias são da própria horta, que como o chef diz servem como base de inspiração e mudanças constantes no menu.

Dica do Tadashi do que pedir:  menu degustação

Restaurante estrelado Lasai, no Rio de Janeiro

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo – Rio de Janeiro – Tel: (21) 3449-1834

Shin Zushi: restaurante predileto de muitos nipônicos, está na lista dos Top 5 japoneses tradicionais prediletos do Viagem&Gastronomia em São Paulo (matéria completa aqui). Comandado por Marco Keniti Mizumoto, o Ken, os peixes sempre frescos e cortes precisos podem ser apreciados no menu degustação (R$ 280), apenas no jantar, ou à la carte.

Dica do Tadashi do que pedir:  Omakase do Ken/ Nobu.

R. Afonso de Freitas, 169 – Paraíso, São Paulo / Tel: (11) 3889-8700

Z-Deli Sandwich Shop: um dos endereços mais cobiçados de sanduíche em São Paulo, casa inspirada nas delis nova-iorquinas, com comida simples e saborosa, sempre com produtos frescos e de qualidade.

Dica do Tadashi do que pedir:  pastrami, Z Deli fries, tartar de cordeiro e pink lemonade.

Z Deli Fries, batata frita com alecrim e páprica com maionese da casa.

R. Haddock Lobo, 1386 – Jardins – Tel: (11) 3083-0021e R. Francisco Leitão, 16 – Pinheiros – Tel: (11) 2305-2200

Tan Tan Noodle Bar: bar do chef e sócio Thiago Bañares, leva a sério a execução de seu lámen, que recebe fresco toda semana e é feito por um fornecedor especial para ele. O enxuto menu, desenvolvido com inspirações nos Noodle Bars de Nova York, tem também como ponto alto seus coquetéis (matéria completa sobre o Tan Tan Noodle Bar aqui). 

Dica do Tadashi do que pedir:  Katsu Sandu, lamén veggie e Kaki-Gori de Matchá.

Katsu Sandu, sanduíche de barriga de porco no pão de miga

R. Fradique Coutinho, 145 – Pinheiros – São Paulo – Tel: (11) 2373-3587

Restaurante Jiquitaia: a cozinha de inspiração brasileira da chef paranaense Marcelo Corrêa Bastos em parceria com a irmã, Carolina, toma muito cuidado na seleção de bons ingredientes e a execução dos pratos é feita com primor. Os preços praticados são abaixo da média paulistana para um restaurante desse padrão.

Dica do Tadashi do que pedir:  almoço executivo, cozido de língua, torresmo, chips de jiló e caipirinha de caju com limão cravo. 

Jiquitaia e seu menu executivo bem servido.

R. Antônio Carlos, 268 – Consolação – São Paulo – Tel: (11) 3262-2366

Fotos: Divulgação e Reprodução Facebook

Publicado: Dezembro/ 2016.

Posts relacionados