Iniciado em 2015, o projeto Chef Aprendiz capacita jovens das periferias de São Paulo para ingressarem no mercado de trabalho da gastronomia

Projeto Chef Aprendiz chega a 6 edição
Beatriz Mansberge é a responsável pela criação do projeto Chef Aprendiz (Foto: Léo Martins)

O projeto Chef Aprendiz foi criado por Beatriz Mansberge, estudante de apenas 22 anos, e seu principal intuito é capacitar gratuitamente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para realizar sua 6ª edição, a estudante abriu um financiamento coletivo e pretende expandir a capacitação e, se atingir a meta (R$25.000,00), conseguirá atender 20 jovens da região do Capão Redondo, zona periférica da capital paulista. Os participantes terão aulas teóricas e práticas e no encerramento das atividades, há uma competição, onde os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que desejam ingressar na carreira gastronômica, como auxiliar de cozinha.

A idealizadora conta que o projeto vai muito além de uma fonte fixa de renda por meio dos serviços na gastronomia. “O objetivo é promover desenvolvimento humano e inserção social desses jovens, usando a gastronomia como ferramenta. São cinco meses que, além de aulas diretamente relacionadas ao mercado gastronômico, os jovens têm dinâmicas de autoconhecimento, oficinas de mindfullness, educação financeira, dentre outras aulas que enxergam esses participantes como um todo”, afirma Beatriz.

Chefs conhecidos como José Barattino, do Eataly, Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, e Mirna Gormes, ex-participante do Masterchef, já participaram de edições anteriores em lugares como Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jardim Colombo e Valo Velho. Ao todo, o Chef Aprendiz já capacitou 74 jovens destes respectivos lugares e muitos deles seguiram trabalhando na cozinha de chefs parceiros e outros ingressaram no ensino superior em gastronomia.

Nesta edição, o projeto contará pela primeira vez com um patrocinador, a Comgás e, por isso, precisará de um valor de captação via financiamento coletivo menor do que nas edições anteriores. Sendo assim, o Chef Aprendiz conseguirá atender mais jovens e terá uma estrutura completa.

Projeto Chef Aprendiz chega a 6 edição
Aulas práticas fazem parte da programação do Chef Aprendiz (Foto: divulgação)

As contribuições podem ser feitas no site do Catarse: https://www.catarse.me/chefaprendiz2019ª

Posts relacionados