Um dos mais importante guias de gastronomia do mundo, o Michelin, anunciou ontem os premiados brasileiros de 2019 em sua versão Rio/ São Paulo. Três novas casas integram a lista, porém Fasano e Dalva e Dito perderam suas estrelas

Em uma cerimônia realizada ontem (06 de maio) em São Paulo, o Guia Michelin Rio/ São Paulo anunciou que os cariocas Oteque, de Alberto Landgraf, e o Cipriani, italiano dentro do Hotel Copacabana comandado por Aniello Cassese, além do paulistano Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, passam a integrar a seleta lista de casas com uma estrela Michelin.

Infelizmente, o Brasil continua sem nenhum representante com três estrelas – pontuação máxima do guia francês – e, o time com duas estrelas, se manteve o mesmo do ano passado, contando apenas com o D.O.M., Tuju e Oro, os dois primeiros em São Paulo e o último no Rio de Janeiro.

O brasileiro Dalva e Dito, de Alex Atala, e o tradicional Fasano perderam suas estrelas, além disso, o Teté à Teté e o Esquina Mocotó que também estavam no guia em 2018 fecharam as portas. Sendo assim, o Brasil tem 18 restaurantes estrelados.

Já a categoria Bib Gourmand, que elege estabelecimentos de excelente relação qualidade/preço, conta com 32 opções. Estrearam nessa categoria em São Paulo: A Baianeira, Balaio IMS, Barú Marisqueria, Corrutela e Komah. No Rio, foram as casas Lilia e Pici Trattoria.

Confira a lista completa abaixo:

MICHELIN 2019

Duas estrelas

São Paulo  

D.O.M.

Tuju

Rio de Janeiro

Oro

Uma estrela

São Paulo 

Evvai

Huto

Jun Sakamoto

Kan Suke

Kinoshita

Kosushi

Maní

Picchi

Ryo Gastronomia

Tangará Jean-Georges

Rio de Janeiro       

Cipriani

Lasai

Mee

Olympe

Oteque

Bib Gourmand

São Paulo

Arturito

A Baianeira

Balaio IMS

Barú Marisquería

Le Bife

Bio

Bistrot de Paris

Brasserie Victória

A Casa do Porco

Casa Santo Antônio

Corrutela

Ecully

Fitó

Jiquitaia

Komah

Manioca

Mimo

Mocotó

La Peruana Cevichería

Petí Gastronomia

Petí Panamericana

Piccolo

Più

Tanit

TonTon

Tordesilhas

Zena Caffè

Rio de Janeiro 

Artigiano

Lilia – Nova entrada

Miam Miam

Pici Trattoria

Pomodorino

Posts relacionados