Nem só de menus-degustação e comida estrelada vive a gastronomia de Courchevel. Programa obrigatório nos Alpes Franceses é comer fondue e raquete, pratos típicos da culinária savoyarde. Tem coisa mais gostosa que equilibrar o esforço do esqui com uma bela porção de queijo derretido? A nossa editora-chef Dani Filomeno indica cinco lugares para ticar um a um!

Dani Filomeno no La Fromagerie (Foto: acervo pessoal)

Courchevel fica na região de Savoy, na França, que, em 1860, se separou do reino da Sardenha, local na Itália onde é o Piemonte atualmente (no passado Piemonte e Sardenha pertenciam à mesma região). A comida savoyarde é sempre com muitos queijos típicos, charcutaria, batatas, pães, tudo altamente calórico para fornecer bastante energia nos invernos rigorosos. 

A elegante e gastronômica Courchevel, na França
Os restaurantes estrelados de Courchevel

O fondue em Courchevel é muitas vezes servido com um prato de excelentes embutidos e pães em cubos, a sofisticação da região vem em generosas porções de trufas negras que podem ser acrescentadas ao fondue. São cinco lugares que valem a visita:

O meu favorito é o Le Genepi, uma pequena casa na montanha gerido por uma simpática e elegante francesa. Vale pedir uma porção de jamon belota para acompanhar e um bom vinho na enxuta e eficiente carta de vinhos. Ele é mais leve que os demais e saboroso – e para quem não quiser fondue, o restaurante tem um menu com ótimas opções de comidas locais.

Amo também o La Fromagerie que tem um fondue de trufas e raclete deliciosos, além do de carne (imerso no óleo quente), mas prepare-se pois sairá defumado do restaurante.

Dentro do hotel palácio Les Airelles, o La Coin Savoyard é ideal para quem ama vários acompanhamentos. Uma farta seleção é servida junto com o fondue de queijo.

O sofisticado La Saulire tem um delicioso menu com ótimas opções, como o imperdível consome de alcachofra. O fondue de trufas vem acompanhado de cubos de pães e pode ser acrescentado de uma boa tábua de charcuteria.

O novo L’Arbé também tem ótimas opções de fondue, raquetes e tartiflette em seu menu, inclusive a pedra quente para quem não quiser a carne na imersão de óleo.

Fondue com trufas: quem resiste? (Foto: Daniela Filomeno)
Fondue com trufas: quem resiste? (Foto: Daniela Filomeno)
Booking.com

Posts relacionados