Literalmente a união de “breakfast” e “lunch”, o brunch surgiu na Inglaterra, na época das caçadas e banquetes no século 19 e firmou-se na pós-Revolução Industrial, com os baladeiros ingleses no século 20. O modismo mesmo foi nos EUA, a partir de 1930 quando começou a aparecer em hotéis, depois se tornando uma instituição nova-iorquina. São Paulo, apesar de ser uma metrópole, não tinha o hábito de brunch até poucos anos atrás. Agora, virou uma febre e a cidade está lotada de boas opções. Confira

Onde tomar brunch em São Paulo
Brunch do ICI Brasserie (Foto: Ilana Lichtenstein)

Ici Brasserie Bela Cintra

O brunch do Ici Brasserie é servido apenas aos domingos, com um extenso e quase indulgente menu que vai dos ovos mexidos preparados à perfeição. Se a intenção é dividir, boas opções são o plateau de ostras fresquíssimas ou a tradicional french toast com caramelo. No menu de bebidas, uma seção especial dedicada aos cafés e drinques como o irish coffee (café, uísque e creme de leite) e o white russian (vodca, creme de leite e licor de café).

Rua Bela Cintra, 2203 – Jardins / Tel: (11) 2883-5063 / Apenas aos domingos das 10h às 14h

Bagatelle

O Bagatelle, restaurante francês importado de Nova York, tem aos fins de semana opções para todos os gostos. Com uma seção especial no menu dedicada aos ovos, vai do simples mexido ao delicioso beneditino com espinafre e bacon. Finalize com a french toast com Nutella, morango e sorvete de avelã.

Rua Amauri, 244 – Itaim / Tel.: (11) 3062-5870 / Domingos das 15h às 22h

Vista Café

No rooftop do MAC-USP, edifício histórico desenhado por Oscar Niemeyer, está o Vista Café. Por aqui, são duas opções de brunch: uma com croque monsieur (brioche, queijo meia cura, copa lombo, picles de mostarda, molho bechamel e parmesão), crepe com compota de banana e torrada com melaço de cana. Ou tostada de mix de cogumelos com espinafre e ricota, panquecas com doce de leite e ameixa e creme de manga com granola caseira.

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – 8º Andar / Tel: (11) 2658-3188 / Sábados e domingos, das 10h às 16h.

Onde tomar brunch em São Paulo
Brunch do Vista Café (Foto: Tadeu Brunelli)

Habitual

Se não fosse a movimentação, a pequena casa que abriga o Habitual Café passaria despercebida. Com culinária turca, verá muito molho de iogurte, beringela, zattar entre outras delícias típicas. Não deixe de pedir o Ovos Beneditinos à Moda Turca, com peito de peru, iogurte, páprica e hortelã fresco. Termine com um dos deliciosos bolos feitos na casa, como o de abóbora e cobertura de chocolate branco ou o muffin de chocolate meio amargo e doce de leite.

Alameda Tietê, 602 A – Jardins / Tel.: (11) 3062-3091 / De terça a sexta, das 8h às 18h. Sábados e domingos das 9h às 18h

Guia completo: onde tomar café da manhã em São Paulo

Le Pain Quotidien 

Com dez unidades espalhadas por São Paulo, a boulangerie belga Le Pain Quotidien, que significa “o pão diário”, serve comida simples, saudável e sustentável, com ingredientes locais e com prioridade por produtos orgânicos. No cardápio do brunch, oferecido todos os dias, uma variedade de pães orgânicos a açaí e tapioca, além das irresistíveis tartines, um sanduíche aberto tradicional da Bélgica, servidas no pão orgânico integral feito com fermentação natural. Sente-se em uma das mesas de madeira comunitária e aproveite.

Rua Afonso Brás, 657 / Vila Nova Conceição e outros nove endereços

Onde tomar brunch em São Paulo
Clássico brunch da Le Pain Quotidien (Foto: divulgação)

Sweet Pimenta

O Sweet Pimenta oferece aos fins de semana uma farta mesa recheada com croque monsieur, pernil com pão de queijo, brie derretido em massa folhada, omeletinhos com tomate, variedade de pães, quiches, rocamboles e mais. Dica: espere a fome chamar para poder degustar de tudo um pouco.

Rua Dr. Mário Ferraz, 577 – Itaim Bibi I Tel.: (11) 3168-3479 / Sábado a partir das 10h e domingo a partir das 11h.

Onde tomar brunch em São Paulo
Pratos do brunch do Isla Café (Foto: divulgação)

Isla Café

Em Pinheiros, o Isla Café conta com mesinhas ao ar livre e ambiente descontraído. O restaurante foca em produtos sustentáveis e orgânicos, as carnes aparecem vez ou outra, mas não são prioridade na cozinha que usa bastante temperos com sabor de Oriente Médio – como coentro, canela e outras especiarias. No brunch, uma boa pedida é o shakshuka, um tipo de ratatouille com molho de tomate e ovos escalfados. Enquanto espera seus pratos, você pode ir até a vitrola e escolher o que vai ouvir para animar sua manhã.

Rua Simão Álvares, 97 – Pinheiros / Tel.: (11) 99976-0378 / Somente aos sábados, das 10h às 16h30.

HM Food Café

Logo na entrada do Studio Dama, espaço onde funciona uma oficina de motocicletas, um salão de beleza e é galeria de arte, está o HM Food Café. O brunch é servido somente aos sábados e no último domingo do mês; no menu opções de comida rústica e absurdamente saborosa, como o mingau com manga e granola ao leite de amêndoas, torrada com abacate e ovo poché ou o pudim de leite aromatizado com cumaru.

Rua Ferreira de Araújo, 1056 – Pinheiros / Tel: (11) 3034-5319 / Sábado das 10h às 15h

Toasty

O Toasty Confeitaria e Café serve criações autorais de pequenos produtores de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Aos sábados e feriados, a casa oferece um cardápio especial com opções de brunches como o Café OMG que inclui ovos mexidos, torrada cream cheese, hashbrown e salsa picante ou Chicken Waffle, waffle com calda de baunilha, fried chicken, maçãs assadas e molho ranch. O menu ainda conta com opções de sanduíches, panquecas americanas e quiches.

Rua Colonização, 155 B – Vila Madalena / Telefone: 3819-3224 / Segunda a sexta, das 9h às 19h; sábados e feriados, das 9h às 16h. Não abre aos domingos

Onde tomar brunch em São Paulo
Brunch do Toasty (Foto: Catharina Castro)

Tess Kitchen

Com duas unidades, na Vila Olímpia e Rua Amauri, o Tess Kitchen tem proposta de alimentação saborosa e saudável, com sanduíches low carb, sem glúten e muitas opções para os vegetarianos. As grandes estrelas da casa são os doces saudáveis como o cookie shot com massa low carb e recheio feito de avocado com cacau e whey protein ou a torta de prestígio low carb. Não está de dieta? Peça o cookie, um dos melhores da cidade.

Gomes de Carvalho – 116 e unidade no Itaim / Tel: (11) 4112-4842  – Não abre aos domingos.

Tavares 

O casarão tombado foi transformado para abrigar o Tavares Restaurante, mas a vibe de lar se manteve, já que a decoração foi toda garimpada pelo sócio da casa. Aos finais de semana, o café da manhã é servido em formado de brunch. De quebra, passe na padaria que produz fornadas com farinha francesa e massa de longa e natural fermentação e leve para casa algum dos produtos fresquinhos, como a baguete, a fougasse de azeitona e orégano ou o pain au chocolat.

Rua da Consolação, 3212 – Jardim Paulista / Tel: (11) 3064-0970 / De Segunda a quinta, das 8h às 24h / Sex: 8h à 00h / Sáb: 10h à 00h / Dom: 10h às 17h

Pães do Tavares (Foto: divulgação)

Camden House

O local com clima de bar inspirado no bairro londrino Camden Town, um dos mais boêmios e descolados da capital inglesa, foi o primeiro gastropub de São Paulo e oferece aos finais de semana brunch com especialidades inglesas, como ovos poché ou royale, ovos beneditinos com salmão defumado, panquecas. Se a fome permitir, o full english breakfast tem até linguiça caipira e o clássico feijão-vermelho inglês, meio adocicado.

Rua Manuel Guedes, 243 – Itaim / Tel.: (11) 2369-0488 / Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Onde tomar brunch em São Paulo
Botanikafé, sucesso no baixo Pinheiros (Foto: Tina Bornstein)

Botanikafé Bowls & Toasts

A pequena e charmosa casa no chamado “Baixo Pinheiros” vive lotada de gente descolada, então não se assuste com a fila que costuma ter na porta. Se estiver com muita fome, peça o sanduba Avobene, com avocado, ovo poché, espinafre, rabanete, molho hollandaise e farofa de bacon no pão da casa. Para uma escolha mais saudável, os gostosos e fotogênicos bowls como o de pitaia ou de açaí batido com banana, coberto com chia, cubos de manga, chips de coco e granola da casa são ideais.

Rua Padre Carvalho, 204 – Pinheiros / Tel.: (11) 3819-0726 / Não abre às segunda-feiras.

Heute Bar e Brunch

Mais nova opção no Centro de São Paulo, o Heute Bar fica na Santa Cecília e serve brunch e comidinhas apenas aos fins de semanas. O restante da semana funciona como bar à noite. O cardápio de brunch conta com café coado ou suco do dia, salada de frutas com calda de maracujá ou iogurte com granola, cesta de pães, ovos e sobremesa do dia. Na seção de tartines, há a boa opção da “clássica”, feita com avocado, ovo cozido, maionese de dill, picles, com opção adicional de bacon ou salmão defumado. Algumas receitas têm assinatura da chef Elisa Fernandes, que fez uma parceria com a modelo Ellen Milgrau, sócia do espaço.

Rua Aureliano Coutinho, 26 – Santa Cecília / Sábados e domingos das 11h às 16h.

Posts relacionados