Que tal começar o dia saudável? Valorizar as propriedades nutricionais de cada um dos alimentos que compõem um menu tem sido uma preocupação constante, atraindo uma legião de fãs em busca de uma vida saudável. Listamos lugares para os amantes de produtos orgânicos, naturais e equilibrados Aqui, os ingredientes, muitas vezes, vêm diretamente da horta e são aproveitados em sua totalidade: caule, flor, bagaço e casca. O preparo artesanal e sem pressa, com destaque para os pães de fermentação natural e os cafés coados, é outro diferencial e garante sabores inesquecíveis.

Santiago Padaria Artesanal

A fermentação natural é o coração da Santiago com pães produzidos com farinha orgânica. A fermentação longa garante nutrição, crocância e leveza ao alimento. Peça o pão de azeite e alecrim acompanhado de manteiga e geleia ou uma boa porção de queijos. O muffin de chocolate também é imperdível, bem molhadinho. A casa é um charme só, com mesinhas e cadeiras de madeira coloridas.

Rua Tavares Bastos, 750, Perdizes / Tel.: (11) 3864-7416 / Terça a sábado das 7h30 às 20h, e domingo das 8h às 17h.

Misto quente da Santiago (Foto: Leo Feltran)

Grão Fino

Em uma charmosa casa no coração do Itaim, o Grão Fino tem sua produção livre de glúten e lácteos, buscando preservar o sabor de suas criações. E conseguem. As receitas são elaboradas com farinhas como a de amêndoas, linhaça e chia. Aqui, vegetarianos e veganos encontram o paraíso. Para o café da manhã, os pratos mais pedidos são o pão low carb na chapa com manteiga vegana e ovos orgânicos mexidos, café com leite de castanha-de-caju.

Rua Pedroso Alvarenga, 672 – Itaim Bibi / Tel.: (11) 3078-6062 / Segunda a quarta das 7h30 às 20h; quintas e sextas das 7h30 às 22h; sábados das 8h às 22h; domingos e feriados das 8h às 19h.

Dona Vitamina (Foto: divulgação)

Dona Vitamina

Como o próprio nome diz, as vitaminas são as protagonistas da casa e elaboradas com carinho e riqueza de ingredientes. A tradicional, por exemplo, leva leite, abacate, banana, maçã e mamão; e a de frutas vermelhas vai leite vegetal feito na casa, morango, framboesa, amora e chia. Para acompanhar, a Dona Vitamina oferece tapiocas, pães na chapa, bolos, entre outras gostosuras.

Rua Mateus Grou, 152 – Pinheiros I Tel.: (11) 3063-0582 / Segunda a sexta das 7h30 às 20h;  sábados das 7h30 às 19h30; domingos e feriados das 9h às 18h.

S Simplesmente

Os veganos vão amar saber que, na casa, o cardápio é 100% livre de ingredientes de origem animal. Para o café da manhã, peça uma mesa na varanda e saboreie opções como o pão de mandioquinha na chapa ou o scramble de tofu e vegetais da estação. Para acompanhar, café coado, chás e smoothie. Aos domingos, a casa serve brunch em formato bufê.

Rua Mourato Coelho, 1008 – Pinheiros I Tel.: (11) 3032-4532 / De terça a sábado das 8h às 16h e domingo das 10h às 15h.

Guia completo: onde tomar café da manhã em São Paulo

PÃO

Pioneira em pães artesanais na Padaria Artesanal Orgânica suas receitas são com ingredientes frescos. O cardápio, aliás, avisa: “Se hoje não temos seu suco ou prato preferido, é porque, neste momento, a natureza está oferecendo algum ingrediente melhor.” Com oito unidades, a Padaria serve omeletes, iogurtes e tartines, além das opções tradicionais, como pão de queijo (sequinho por fora e puxa-puxa por dentro). Aos domingos, há brunch em sistema buffet.

Rua Bela Cintra, 1618 – Jardins I Tel.: (11) 2193-2116 e mais sete endereços / De segunda a sábado, das  7h às 20h. Nos domingos e feriados das 7h às 19h

Daya & Ture (Foto: divulgação)

Daya e Ture

Daya & Ture é um mantra em sânscrito que significa sucesso e compaixão. Nesse embalo, a cozinha tem regras claras: apenas alimentos frescos, orgânicos e, sempre que possível, locais; não utilizam ingredientes artificiais; e respeitam a safra. Um misto de empório, restaurante e juice bar, a casa também é perfeita para comprar saladinhas e petiscos light em embalagens to go e para abastecer a despensa com produtos saudáveis.

Rua Mário Ferraz, 503 – Itaim I Tel.: (11) 3078-4508 / De segunda a sexta das 8h às 19h. Sábados das 9h às 17h. Fechado aos domingos e feriados.

Frutaria SP

O cardápio tem consultoria da chef Adriana Cymes, mas quem comanda a cozinha é a chef Luciane Recco, que prepara opções para agradar aos mais diversificados paladares: sanduíches, sucos, smoothies, vitaminas, açaí e mais. Para seu café da manhã, peça omelete de claras com peito de peru, cottage e alho-poró ou as tapiocas super-recheadas. Todas as lojas têm também uma banca de frutas e bicicletário.

Avenida Hélio Pellegrino, 100 – Vila Nova Conceição e mais dois endereços I Tel.: (11) 3044-1575. Segunda das 10h à 00h. Terça a sexta das 10h à 00:30h. Sábados das 8h à 00:30h. Domingos e feriados das 8h à 00h

Empório Frutaria

Todos os dias, amantes do mix riqueza de sabores, saúde e alimentos de qualidade passam pelo espaço para fazer compras para casa ou matar a fome de forma saudável. Para começar bem o dia, algumas das saborosas opções são a tostada com berinjela defumada com iogurte, a tapioca com ovos orgânicos mexidos com linhaça ou o super bowl de açaí zero açúcar com leite de aveia, amêndoas e pasta de amendoim.

Avenida Hélio Pellegrino, 198 – Itaim e unidade nos Jardins / Tel.: (11) 3853-7146/ Aberto todos os dias a partir das 10h

Lilóri (Foto: divulgação)

Lilóri

A preocupação com a composição de todas as receitas é um dos destaques da Lilóri. Aqui, só alimentos livres de glúten, lácteos, açúcar refinado, conservantes e corantes. Para o café da manhã, oferece combos para quando a fome for grande. Experimente o “Verde”, com suco verde, tostada verde de abacate e iogurte com salada de frutas e mel. Há também tapiocas salgadas e doces, iogurte de coco e os pães feitos diariamente na casa.

Rua Peixoto Gomide, 1486 – Jardins / Tel.: (11) 3068-8061 / De segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábados e domingos das 9h às 19h

Mr. Baker

Em um charmoso salão com mesas de madeira e pães expostos, o Mr. Baker chama atenção pelas pessoas que se aglomeram em busca de um lugar para experimentar suas delícias. A padaria é especializada na produção de pães artesanais – também na versão sem glúten, como o de semente de girassol. O pão na chapa com requeijão é um dos melhores da cidade.

Rua Pedroso Alvarenga, 655, Itaim Bibi. Tel.: 3078-0045 / 3384-8572 / ​Rua Augusta 2.440, Jardins. Tel.: 4210-1888 / Segunda a sábado, das 7h às 23h. Domingo das 8h às 22h

Posts relacionados