Alguns lugares nos fazem esquecer que estamos na agitada São Paulo, como os parques, museus e lugares históricos. Aliás, já são hotspots imperdíveis na cidade por si só. Que tal unir a beleza arquitetônica e história em um café da manhã?

Fundação Maria Luiza e Oscar Americano (Foto: divulgação)

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, casal que a doou à cidade em 1974, é uma casa de 1950, em meio à natureza exuberante, com um enorme acervo de arte. E  quem quiser unir história e arquitetura com gastronomia, pode aproveitar para tomar o brunch oferecido diariamente em uma sala clássica e elegante, com um menu a preço fechado com delícias como pães, geleias, empadas e doces. Também há opções de chá e café da tarde à la carte.

Avenida Morumbi, 4.077 / Tel.: (11) 3742-0077 / De terça a domingo, das 10h às 17h30.

Casa das Rosas

Em plena Avenida Paulista, a mansão e espaço cultural Casa das Rosas, de 1935, tem no fundo do seu jardim – lotado de rosas – o Caffè Ristoro. Verdadeiro oásis na avenida mais famosa da cidade, é comandado pelos mesmos donos do Il Pastaio Pasta Fresca, rotisserie de 1970. Não deixe de se sentar em suas mesinhas externas, pedir um Apollo de Nutella​ e assistir sem pressa o vaivém dos pedestres.

Avenida Paulista, 37 – Paraíso I Tel.: (11) 3289 8897 / De segunda a sexta, a partir das 9h e aos finais de semana a partir das 10h.

Theatro Municipal

Comandado pela chef Morena Leite, o Santinho chegou ao Theatro Municipal em 2015 e levou para esse belíssimo ponto histórico e cultural da cidade toda a sua saborosa gastronomia brasileira. Sente-se na varanda do Theatro e aprecie o lugar enquanto espera pelo pão de queijo, assado na hora. Há também tapiocas, sanduíches e sucos naturais.

Praça Ramos de Azevedo, 1 – República / Tel.: (11) 3222-1683 / Segunda a sexta, das 10h às 17h.

Parque da Água Branca (Foto: divulgação)

Café Orgânico do Parque da Água Branca

Famoso no circuito Perdizes – Barra Funda, o Parque da Água Branca tem atrativos para todas as idades: de parquinho para crianças, galinhas e pavões soltos entre as árvores, caminhada e até baile da terceira idade. É ali que acontece há 20 anos o café da manhã totalmente orgânico, com bolos, pães, queijos, iogurtes e sucos de fruta fresquinhos.

Avenida Francisco Matarazzo, 455 / Tel.: (11) 3803-4200 / Terças, sábados e domingos, das 7h às 14h.

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB São Paulo ocupa uma casa construída em 1901, no coração da cidade. Em uma via de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil, que o restaurou, o tornou um espaço cultural que tem anexado um restaurante, que serve, também, café da manhã.  O espaço tem mesas internas, para admirar a arquitetura impactante, e externas, para acompanhar o movimento do centro da cidade. Cafés, sucos, tortas, bolos e pães de queijo preenchem a mesa.

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro / Tel: (11) 3113-3651 / De quarta a segunda, das 9h às 21h.

Guia completo: onde tomar café da manhã em São Paulo

Flor Café, na Pinacoteca

No térreo do prédio da Pinacoteca de São Paulo, dentro do Parque da Luz, há uma varanda com mesas, cadeiras e ombrelones. É lá, rodeado de cultura, natureza e ao som de passarinhos, que está o Café Flor. Antes da visita ao museu, sente-se para saborear o bufê de café da manhã com opções salgadas e doces, com destaque para o pão de tapioca com queijo canastra e o suco de manga com maracujá.

Praça da Luz, 2 – Bom Retiro / Tel.: (11)  3313-1583 / De quarta a segunda, das 10h às 17h30.

Flor Café, na Pinacoteca (Foto: divulgação)

Cantina, no Museu da Imigração

Árvores, jazz, gramado e um prédio de arquitetura centenária. Basta alguns minutos no Cantina, do chef Fellipe Zanuto, para esquecer que está em São Paulo. Aos fins de semana e feriados, possui brunch com delícias como o pão artesanal com ovo mole, linguiça da casa e cogumelos salteados ou panqueca de banana e aveia com geleia de frutas vermelhas e pasta de amendoim.

Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca / Tel.: (11) 2692-1666 / De terça a domingo, das 9h às 17h.

Cantina, no Museu da Imigração (Foto: divulgação)

Farol Santander

O Suplicy Cafés Especiais é quem prepara o café, não só da manhã, do Farol Santander. Todos que passarem pelo 26º andar do edifício terão acesso ao Café do Farol e ao famoso Mirante, que dá vista 360º da cidade de São Paulo. Quem assina o menu é o chef Victor Dimitrow, com ingredientes frescos, naturais e orgânicos. Aos sábados, o brunch vem em duas versões: com nove pratos ou míni, com cinco.

Rua João Brícola, 24 – 26º andar – Centro I De terça a sábado, das 09h às 20h; domingos, das 09h às 18h.

Café da manhã do Suplicy Cafés, no Farol Santander (Foto: Rubens Kato)

Posts relacionados