Por Tamyris Roxo, a @boccanervosa

Quem conhece a Tiradentes de 10 anos atrás precisa urgentemente voltar à cidade que está transbordando qualidade em gastronomia

Os restaurantes, cafés e lojas de produtos locais oferecem, em Tiradentes – uma das cidadezinhas históricas mineiras – uma seleção apurada de boas comidas que conseguem fugir da óbvia comida mineira como conhecemos. Porém, também servem com excelência os clássicos que fizeram a fama de boa mesa de Minas Gerais. Confira abaixo 10 endereços imperdíveis para saborear a gastronomia de Tiradentes:

Estalagem do Sabor

Há mais de 30 anos operando em Tiradentes é na Estalagem que você vai encontrar pratos típicos da culinária mineira, sendo bem preparados e em fartas porções. Exemplo disso é a de Lombo Suíno, bem macio e rosado, que acompanha um mexidão – o arroz mineiro com tudo dentro. Das mesas no jardim, que são o charme do lugar, é possível observar o movimento da rua e os passantes que frequentam o comércio ao redor da Estalagem do Sabor.

Rua Ministro Gabriel Passos, 280 – Tiradentes/MG / Tel.: (32) 3355-1144

Lombo com mexidão do Estalagem do Sabor (Foto: Tamyris Roxo)
Bolinho de mandioca com queijo da Biroska Santo Reis (Foto: Tamyris Roxo)

Biroska Santo Reis

Ainda na linha dos legítimos lugares mineiros, a Biroska é o destino certo para uma petiscagem das boas em ambiente de boteco – quer mais mineirice do que isso? O bolinho de mandioca recheado de queijo é dos melhores e mais leves da vida, assim como o caldo de canjiquinha que chega pelando na cumbuca quente.

Rua da Cadeia, 18 – Centro – Tiradentes/MG / Tel.: (31) 99288-1616

Ora

O nome desse mineiro contemporâneo é uma homenagem à planta Ora-Pro-Nobis, muito comum na culinária de Minas e bem rica em nutrientes. Mas, no Ora, a riqueza está na habilidade do chef Felipe Oliveira em trabalhar as técnicas gastronômicas apuradas em pratos que juntam o moderno ao tradicional, como a macia mini lula recheada de linguiça e acompanhada de Ora-Pro-Nobis e arroz negro.

Tv. Do Chafariz, 2 – Tiradentes/MG / Tel.: (32) 3355-1656

Tragaluz

Provavelmente o restaurante de ambiente mais romântico e aconchegante de Tiradentes. O Tragaluz conta com simpáticas galinhas d’Angola ilustrando o menu e alguns dos pratos mais pedidos da casa, como a Pintada Tragaluz que traz a galinha na versão confitada e o arroz de Angola, com a ave assada e desfiada. O doce de leite levemente queimado com sorvete de queijo é especial e fecha bem a refeição.

Rua Direita, 52 – Centro Histórico – Tirandes/MG / Tel.: (32) 3355-1424

Couvert do Tragaluz (Foto: Tamyris Roxo)

Jane’s Apple

O café que também é loja de decoração integra o time de estabelecimentos millennials de Tiradentes. Comandado por jovens irmãos, as estrelas da casa são as maçãs verdes, carameladas e cobertas por confeitos e toppings diversos – mas elas não brilham sozinhas. O pão de queijo assado na hora é dos melhores de Tiradentes e é o mesmo caso dos pastéis de angu recheados e feitos à mão pela tia de uma das sócias do café. O bolo de cenoura é levíssimo e chega à mesa com uma jarrinha cheia de calda de chocolate, sendo a melhor companhia para um cafezinho coado bem mineirinho.

Rua São Francisco de Paula, 48 – Centro – Tiradentes/MG / Tel.: (32) 99938-0229

Pastel de angu com queijo do Jane’s Apple (Foto: Tamyris Roxo)

Marcas Mineiras

Um coletivo de venda de produtos feitos em Minas é também um café bem agradável em meio a um enorme jardim. Dá para gastar várias horas facilmente dentro do Marcas Mineiras só conferindo cada uma das salas repletas de produtos. Depois, ainda é possível recobrar as energias com uma fatia do memorável bolo de laranja com recheio de geleia da fruta e também chocolate. O café mineirinho vem com muito doce de leite na xícara e tem zero chances de desagradar.

Rua Senhora das Mercês, 49 – Centro – Tiradentes/MG / Tel.: (32) 3355-1682

Ambiente do Marcas Mineiras (Foto: divulgação)

Ouro Canastra

Misto de empório com queijaria, na Ouro Canastra acontecem degustações de alguns dos melhores queijos mineiros – dos premiados aos mais ratos. São diversos os queijos garimpados entre produtores da Serra da Canastra, de Carrancas, a Alagoa, do Serro, entre outros. Para harmonizar com a seleção de queijos há geleias, doces caseiros, doce de leite, cafés especiais e outras iguarias mineiras também dão as caras por lá. Tudo pode ser levado para casa.

Rua Direita, 205A – Tiradentes/MG / Tel.: (32) 98871-1389

Ouro Canastra (Foto: divulgação)

CasAzul

A comida de rua mexicana que conforta encontra ingredientes mineiros e aí se forma a alma do CasAzul Bistrô, que homenageia de muitas maneiras a pintora Frida Kahlo. Burritos, tacos, quesadillas, fajitas, guacamole, mole poblano, boas margaritas, mojitos e cervejas artesanais são os itens do menu que sempre poderão ser pedidos com o nível de pimenta de acordo com a preferência do cliente.

Rua da Cadeia, s/n – Centro – Tiradentres/MG / Tel.: (32) 98511-4501

Taco da CasAzul Bistrô (Foto: divulgação)
Pad Thai do Uaithai (Foto: Tamyris Roxo)

Cultivo

Inesperado restaurante vegetariano no ninho mineiro, o Cultivo tem um ambiente todo descolado, ao som de vitrola e atmosfera cultural gritante. As combinações veggie são interessantes e utilizam de ingredientes locais, como no bom hambúrguer de feijão com funghi, queijo Catuá e geleia de pimentão. Mas, para abrir o apetite, peça o bem frito e saboroso bolinho de milho com recheio de Ora-Pro-Nobis rasgada e esqueça que um dia precisou de carne para ser feliz.

Rua Jogo de Bola, 2-28 – Tiradentes/MG

Uaithai

O chef Ricardo Martins desafia todas as teorias de que comida tailandesa não pega no Brasil ao misturar a culinária asiática aos ingredientes locais. A presença de sabores agridoces, ácidos e picantes está em todos os pratos autorais e releituras do chef, caso do excelente Pad Thai com camarões marinados na cachaça e um toque de rapadura. O Uaithai também conta com uma vista apaixonante da Serra de São José e tem decoração rica em detalhes, composta de itens trazidos por Ricardo Martins de suas andanças pelo mundo.

Rua Padre Tolêdo, 157 – Tiradentes/MG / Tel.: (32) 99927-9903

Veja também: passeios imperdíveis saindo de Belo Horizonte, em Minas Gerais

Posts relacionados