Comporta é um charme! Tem diversas casas branquinhas, com detalhes em azul, que são rodeadas por arrozais e, de presente, ainda ganham um litoral de cair o queixo, que deixa qualquer pessoa boquiaberta e que pode ser facilmente confundido com o mar do Caribe. Os tons azul turquesa não se escondem e conquistam uma legião de fãs (inclusive a Madonna!). Recentemente, a PR Patsy Scarpa esteve na Comporta, em Portugal, e compartilhou com o V&G suas preciosas dicas. Confira abaixo o que fazer por lá

Cavalos na Areia

Parece coisa de filme, mas não é. Na Comporta é possível andar a cavalo em plena areia. O projeto “Cavalos na Areia” oferece aos turistas visitas pelas praias incríveis, além passar pelos verdes campos de arrozes e pelas casas típicas dos pescadores. No total, o programa conta com 10 cavalos instruídos por José Ribeira, que garante conforto e segurança aos visitantes, para que eles aproveitem ao máximo todas as paisagens incríveis que essa região de Portugal tem a oferecer. Os passeios duram em média 1h30.

Porto Palafítico da Carrasqueira 

O Porto da Carrasqueira é um antigo porto de pescadores e é lindo para ver o pôr do sol. A arquitetura popular à beira-mar foi feita entre as décadas de 50 e 60 e é a única da Europa que foi construída em estacadas de madeira irregular. Quando você se aproxima elas parecem bem frágeis, mas na verdade não são e até hoje alguns barqueiros ancoram por ali. É um dos pontos turísticos mais visitados da Comporta e rende lindas fotos!

O que fazer na Comporta, em Portugal
Porto Palafítico da Carrasqueira, atração turística na Comporta (Foto: Shutterstock)

Adega na Herdade da Comporta 

Para os apreciadores de vinho ou não, a Adega da Herdade da Comporta é um programa superlegal. Você consegue visualizar de perto a produção dos rótulos nos barris e conhece como é feita a produção dos alcoólicos. Durante a experiência, é possível acompanhar a chegada das uvas à adega, em caixas de 20kg, em que são extraídas as melhores e cuidadosamente são esmagadas para gerar um bom produto. Logo após, dá para ter uma noção do restante do processo, feito em máquinas e também nos carvalhos. A sala dos barris é bem bacana. Ainda na propriedade, vale a pena alugar um 4×4, quadriciclo ou bicicleta para um passeio pelos arrozais.

O que fazer na Comporta, em Portugal
Ambiente do Yoga Shala na Comporta (Foto: reprodução Facebook)

Comporta Yoga Shala

Os admiradores e praticantes da yoga podem ser ainda mais felizes na Comporta. O Yoga Shala traz aulas em meio à natureza, dentro de uma espécie de cabana, ou seja, você fica em contato com a sua paz interior e ainda respira um ar totalmente puro. Os pinheiros e arrozais cercam o espaço e também as dunas de areia, distantes, completam a bela paisagem.

As lojas imperdíveis de Comporta

Mercearia Gomes

É imperdível! É um mercadinho que vende tudo o que se possa imaginar. Lá é possível encontrar caviar russo, vieiras, camarões, flor de sal, além de temperos vindos de diversos lugares do mundo. Dá para encontrar até alguns molhos de garrafa do Jamie Oliver e a seção de vinhos tem variados rótulos premium, além de espumantes bem recomendados. No verão, ficam disponíveis peixes frescos e outras especialidades da região, como pato. Olhe para o teto e veja muitas bolsas de palhas, chapéus e outras coisas feitas com este tipo de material. Os produtos ficam expostos de uma forma “fake bagunçada” e supercharmosa.

Praias

Na minha opinião, a Praia do Pego é a melhor! Dá para aproveitar durante todo o dia e pedir um sanduíche caprese incrível acompanhado de todos os drinques da carta, pois o bar da praia é ótimo, ou até mesmo um bom e geladíssimo vinho branco local. Se estiver na areia e ouvir um vendedor gritando: “olha a bolinha!” – não perca! São as melhores bolinhas de Belém que existem, com uma massa parecida com a do sonho de padaria, recheada com um inesquecível creme de ovos. As praias da Comporta e Carvalhal também valem a pena conhecer e incluir na listinha-desejo. Todas elas têm estacionamento, aluguel de quiosques, com cama, cadeira e guarda-sol. No verão, a temperatura é ótima, pois não é tão quente e tem bastante vento. O mar de Comporta é lindo, transparente, com tons incríveis de azul, porém é bem frio, e a areia é branquinha e fininha. Uma ótima hot trip! Ah, e se eu puder dar uma dica de ouro é essa: leve repelente!

O que fazer na Comporta, em Portugal
Praia do Pego é uma das melhores da Comporta (Foto: Shutterstock)

Veja também: onde comer na Comporta, em Portugal

Posts relacionados