A Herdade da Comporta, em Portugal, está localizada a 1h30 de Lisboa e faz parte do litoral alentejano. O mar é azul turquesa e, muitas vezes, é comparada com as praias caribenhas. Então, pode-se esperar um destino badalado, com restaurantes, bares, praias movimentadas e muita gente bonita. A PR Pasty Scarpa esteve por lá recentemente e compartilhou com o V&G algumas dicas. Bora anotar? Confira abaixo onde comer na Comporta:

No almoço…

Dona Bia

O Dona Bia é um dos restaurantes obrigatórios para check in na Comporta. Na beira da estrada, sua fachada parece uma varanda com portas. Simpático, o ambiente é simples e tem mesinhas de madeira com toalhas decorativas. Da cozinha, saem pratos típicos lusitanos e o restaurante é conhecido pelos incríveis arrozes – como o de marisco ou tamboril. Mas lá também destacam-se os frutos do mar, portanto, não deixe de provar as lulinhas servidas com alho e coentro.

Onde comer na Comporta, Portugal
O Cavalariça tem menu sazonal e com opções para compartilhar (Foto: reprodução site)

Cavalariça

Um antigo alojamento de cavalos deu espaço para um restaurante super cool na Comporta. Com um cardápio moderno, os chefs resgatam a biodiversidade da região e oferecem menus sazonais com os melhores ingredientes do momento. Sente-se à mesa e compartilhe os pratos, esse é o espírito da casa.

O que fazer na Comporta, Portugal
As lojas imperdíveis na Comporta, Portugal 

Museu do Arroz

Uma antiga fábrica tornou-se um dos restaurantes queridinhos da Comporta. O Museu do Arroz nasceu como uma casa de petiscos e logo se transformou em uma casa para funcionar full time, e como seu próprio nome diz, passou a servir pratos com o arroz como ingrediente principal. Algumas especialidades são oferecidas aos clientes bem quentinhas, em panelinhas de barro (um charme!), como o arroz com lagosta. No ambiente, um pé direito alto e uma varanda para um campo incrível tornam a experiência ainda mais gostosa.

Restaurante Sal

Em uma das praias mais charmosas da Comporta está o Restaurante Sal. À beira-mar, é ótimo para aproveitar as delícias portuguesas vindas da cozinha e, de quebra, curtir uma brisa de praia. Dá para sentar no deck e ficar bem pertinho da areia ou, se você preferir, tem o salão com decoração clean e bem praiana. Aproveite um peixe fresco com temperos lusitanos e seja feliz.

Café Comporta

À beira-mar, o Café Comporta serve comidas típicas de Portugal e tem um ambiente rústico, bem praiano. Sua fachada é toda feita em madeira e a poucos passos é possível encontrar com as águas do Atlântico ou sujar os pés na areia. Aproveite as lagostas grelhadas com um bom vinho alentejano.

Gomes – Casa de Vinhos e Petiscos

No Gomes, a culinária tradicional do Alentejo ganha força. Em um ambiente charmoso, onde foi um antigo celeiro, com um tronco de árvore deitado que atravessa o salão, o chef apresenta pratos clássicos, como a bochecha de porco preto ou a morcilla de porco branco. Inusitado e bem saboroso!

Onde comer na Comporta, Portugal
Ambiente do Gomes – Casa de Vinhos & Petiscos (Foto: reprodução Facebook)

O Gervasio

Em um ambiente totalmente simples, o O Gervasio tem uma cozinha típica portuguesa. As especialidades são a massa de cherne, feijoada de tamboril, arroz de tamboril e churrasco. Lá funciona como um café e mercearia, além de restaurante.

A rota do azeite do Alentejo, em Portugal

No jantar…

Onde comer na Comporta, Portugal
O Restaurante da Comporta está localizado dentro do hotel (Foto: reprodução site)

Restaurante Quinta da Comporta, no hotel

Em meio aos campos de arrozes, o chef João Sousa prepara um cardápio com pratos sazonais, para poder utilizar o que a região da Comporta possa oferecer de melhor. Por lá, é comum encontrarmos insumos que vão desde o mar até a terra, mas o peixe é sempre o principal valorizado. Essa proteína tem execução precisa nas mãos dos cozinheiros para que o cliente viaje à região em apenas uma garfada. A experiência sensorial é bastante valorizada para que os sabores originais sejam traduzidos e respeitados ao máximo. Imperdível!

Sem Porta, no Hotel Sublime

Charmosérrimo, localizado dentro do Hotel Sublime, o Sem Porta tem uma arquitetura parecida como uma cabana em meio à mata ou com inspirações de um antigo celeiro. No cardápio, espere encontrar produtos alentejanos, com pequenos produtores locais, ingredientes frescos que respeitam sua origem e seu tempo e, por isso, as sugestões são sazonais. Uma incrível experiência!

Onde comer na Comporta, Portugal
O Sal Burger tem o melhor hambúrguer da região (Foto: reprodução Facebook)

Piadina Zanotta

No melhor estilo street food, a Piadina Zanotta é sucesso entre os turistas que visitam a Comporta. As pizzas, que saem de um carrinho, – famoso food truck, são as mais badaladas da cidade. As receitas são inspiradas na Itália, mais precisamente na região de Emilia Romagna. Uma delícia!

Sal Burger

Sem dúvidas é o melhor hambúrguer da região. Se você cansou de restaurantes que valorizam a comida típica portuguesa, vá ao Sal e se delicie com um clássico pão com carne e queijo. Em um ambiente jovem e totalmente rústico, com chão de pedrinhas, seja feliz na companhia de seu lanche e das batatas fritas servidas em saquinho plástico. É demais!

Mas, lembre-se, você não pode sair da Comporta sem provar o Queijo do Azeitão ou as Ameijoas à Bulhão Pato!

Veja também: 

Os restaurantes imperdíveis do Alentejo, em Portugal

Oito atrativos para sair do básico em Portugal

Posts relacionados