{Tips by Gelly} Uma das rotas mais tradicionais na Califórnia é a Highway 1, estrada que cruza o estado de norte a sul pela costa. Parte dela esteve fechada por 14 meses, após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas mas, finalmente, reabriu no último mês e uma das partes mais bonitas pode ser visitada novamente. Para comemorar essa reabertura separei algumas sugestões de paradas ao longo da rodovia.

A Highway 1, também conhecida como Pacific Coast Highway, começa no estado de Washington e vai até San Diego, na fronteira com o México, mas o trecho mais popular fica entre São Francisco e Los Angeles. O trajeto é longo – são 9 horas de estrada – por isso recomenda-se reservar, ao menos, 3 dias para percorrê-la. O ideal é começar a viagem no norte e seguir em direção ao sul, assim você já estará do lado certo da via para parar nos principais mirantes que surgirão pelo caminho.
 
Dia 1) Saia de São Francisco e siga em direção a bela Half Moon Bay. Depois, vá em direção à Santa Cruz, onde você encontrará o maior pier da Califórnia e o Santa Cruz Beach Boardwalk, um enorme calçadão onde fica um parque de diversão e uma das montanhas-russas de madeira mais antigas do estado. Após a pausa, continue a viagem e aproveite para dormir em Carmel ou Monterey.
O grande pier de Santa Cruz, na Califórnia (Foto: Shutterstock)

Dia 2) Comece o passeio explorando Monterey, cidade muito simpática e que abriga um dos aquários mais famosos dos EUA. Vale a visita! Depois, siga para a charmosa Carmel, saia da Hwy-1 e faça o trajeto da 16 Mile Drive, uma pequena estrada que leva à Pebble Beach. Esse trajeto fica dentro de um dos mais luxuosos condomínios da Califórnia, cheio de casas cinematográficas e moradores ilustres, como o ator Clint Eastwood. Para entrar, é necessário desembolsar alguns dólares, mas as praias de areia branca e mar cristalino fazem valer cada centavo.

A bela paisagem de Pebble Beach (Foto: Shutterstock)

Volte à Hwy-1 e prepare-se para entrar na parte mais linda da costa: a região do Big Sur. Ande sem pressa e aproveite a vista! Dica: pare em todos os mirantes, principalmente o da famosa Brixby Bridge. Por fim, faça um pit stop no Julia Pfeffer Burns State Park para ver a linda McFalls, uma queda d’água com 25 metros de altura localizada em meio a uma praia deserta.

Dia 3) Comece em direção a Santa Barbara e esteja preparado para fazer algumas paradas no caminho. San Simeon e Morro Bay, por exemplo, são pequenas cidades litorâneas que valem a pausa. Mas se você estiver enjoado de praia (se é que isso é possível), vá até Solvang, uma encantadora cidadezinha colonizada por dinamarqueses. Chegando em Santa Barbara, aproveite para conhecer o pier e depois caminhe entre as lojas e restaurantes da State Street, a rua é linda e lembra muito algumas cidades espanholas.

Encerre a viagem em Los Angeles ou, se você tiver mais tempo, estique até San Diego, passando pelas lindas praias do Orange County.

Um dos lindos visuais que Big Sur reserva (Foto: Shutterstock)

_________________________________________________________________________________________________________________________

Formada em Negócios da Moda, Angélica Salustiano teve até sua própria marca de roupas fitness, mas descobriu sua vocação para a gastronomia nas redes sociais; alimentando o @tipsbygelly. Agora, também criou o @tripsbygelly, onde compartilha suas viagens pelo mundo.

Atualmente, mora em San Diego, na Califórnia – Estados Unidos, e nos contará suas descobertas pelo país.

Posts relacionados