Nem só de moda e “looks” vive a Semana de Moda de Paris. A cidade que respira arte e cultura, também é palco de exposições incríveis e tem algumas especiais relacionadas à moda na Semana. Quer aproveitar melhor a Cidade Luz com um programa para alimentar a alma? Confira dicas de exposições imperdíveis na capital francesa

Van Gogh no Atelier des Lumières

(Reprodução site Atelier des Lumières)

Ano passado Gustav Klimt era estrela principal do Atelier des Lumières, que que faz projeções gigantescas enquanto caminha entre elas. Uma nova forma de apresentar a arte de célebres artistas, o trabalho de Van Gogh tem uma bela retrospectiva. São mais de 2 mil pinturas de um dos mais famosos pintores do mundo com trilha sonora de arrepiar. É imperdível, reserve com antecedência pelo site.

Van Gogh, la nuit étoilée, até 31 de dezembro de 2019  / Atelier des Lumières, 38 Rue Saint-Maur  Paris

Fundação Louis Vuitton

Até 29 de setembro, uma seleção de 70 obras do Museu de Belas Artes Pushkin de Moscou, na Rússia, estará disponível para visitação na Fundação Louis Vuitton. De Basquiat a Monet, Van Gogh e Andy Warhol, Marina Abramovic, entre outros. Para amantes de arquitetura, no dia 28/9 terá uma visita especial pela rota arquitetônica de Frank Gherry, arquiteto que assina este edifício surpreendente. 

Foto: reprodução site
Fundação Louis Vuitton – 8 Avenue du Mahatma Gandhi – Paris, até 29 de setembro

The Mondrian dresses by Yves Saint Laurent

Os icônicos vestido da Yves Saint Laurent, Mondrian  (coleção outono-inverno de 1965) revolucionaram a moda ao homenagear o grande artista modernista Pieter Cornelis Mondrian e suas pinturas geométricas abstratas. Além destas peças que mudaram o cenário da moda mundial – fortemente copiada posteriormente – o Museu Yves Saint Laurent também traz os vestidos feitos em colaboração com o artista Claude Lalanne (outono-inverno 1969), além de peças do acervo da Maison. E quem quiser se aprofundar nas obras de Mondrian, o Museu Marmottan está com uma mostra com cerca de 60 pinturas feitas em 1920 para um único colecionador. 

reprodução site Le Musée Yves Saint Laurent Paris
Museu Yves Saint Laurent Paris – 5 avenue Marceau – Paris / Museu Marmottan  – 2 rue Louis-Boilly, Paris – até 26 de janeiro de 2020

Musée National Picasso

Reprodução site

A relação de Picasso com a região do Mediterrâneo é tema da exposição Obstnément Méditerranén fazendo um paralelo entre sua vida e obras. Até 6 de outubro, obras que retratam a paisagem desta região, principalmente da Riviera, onde passou seus últimos anos de vida, estarão em exposição. Além de obras, também apresenta arquivos e fotografias. Já no dia 1 de outubro, a mostra Tableaux Magiques traz uma seleção de “pinturas mágicas” de Picasso, com figuras estranhas como protagonistas (criadas entre 1026 e 1930), como “Guernica”, que marcam uma nova fase do artista.

Musée National Picasso, 5 Rue de Thorigny Paris, até 6 de outubro

Bacon en toutes lettres

O Centro Georges Pompidou recebe uma vasta exposição do pintor irlandês Francis Bacon. Ao dedicar expor as principais obras do século XX, com  mostras de Marcel Duchamp, André Derain e Henri Matisse, o Museu traz seis salas com a exposição Bacon en toutes lettres (tradução literal “Bacon em Letras”) onde textos de escritores célebres são lidos e mostram suas proximidade com a obra e universo que inspirou Bacon. 

Centro Georges Pompidou – Place Georges-Pompidou – Paris, até 20 de janeiro de 2020

 

Posts relacionados