Por Artur Tavares

Jameson traz ao mercado brasileiro seu rótulo especial Caskmastes IPA e promete novas edições especiais no futuro

Dizem que o segredo para ter uma ressaca daquelas no dia seguinte da bebedeira é misturando destilados com fermentados: cerveja com uísque, por exemplo. Mas, e quando a maior destilaria irlandesa decide envelhecer seu líquido em barris de IPA? O resultado é o delicioso Jameson Caskmastes IPA, uma nova edição especial de Jameson, perfeito para ser consumido puro, em drinques e, é claro, no ritual Beer Back – um gole de cerveja e um de uísque, ressaltando as notas de paladar de ambas as bebidas (sempre com moderação, o verdadeiro segredo para nunca ter ressaca).

jameson
Jameson traz ao mercado brasileiro seu rótulo especial Caskmastes IPA (Foto: divulgação)

O novo Caskmastes IPA é a segunda experiência da Jameson no universo do envelhecimento em barril de cerveja. Terceira maior distilaria de uísque do mundo, e talvez a que tenha pensamentos mais modernos entre as marcas estabelecidas no mercado brasileiro, ela já havia lançado no começo dessa década a Caskmasters Stout. Quem conta a história é Lucca Campolina, embaixador da marca por aqui: “Midleton, onde fica nossa destilaria, é uma cidade muito pequena no interior da Irlanda. Após o expediente, os funcionários costumavam frequentar a cervejaria Franciscan Well. Durante um desses encontros, o mestre cervejeiro pediu emprestado três barris (vazios) de Jameson. Ele queria usá-los para envelhecer uma cerveja Stout. Assim, sem permissão prévia e, na calada da noite, os funcionários da destilaria levaram os barris para que a cerveja fosse feita. Após quatro meses, o mestre cervejeiro pediu aos funcionários de Jameson para recolherem os barris, que voltaram para destilaria, onde um deles foi enchido novamente com Jameson. Após 11 meses, assim que abriu o barril e viu o que tinha em mãos, um dos funcionários ligou para nosso escritório em Dublin contando sobre a novidade. Foi assim que Jameson Caskmates Stout foi criado.”

A Franciscan Well foi parceira na primeira edição de Caskmates IPA, mas não é este produto que chega aqui. Isso porque Jameson comprou no ano passado a cervejaria irlandesa Eight Degrees: “A Franciscan Well Brewery é incrível, mas não comporta o volume de vendas de Jameson Caskmates, tanto IPA quanto Stout. Mesmo com a troca, o sabor continua o mesmo, a única diferença é que agora controlamos todas as etapas da produção, do início ao fim, algo que é uma premissa da marca”, explica Campolina.

jameson2
Jameson Caskmastes IPA (Foto: divulgação)

Falando em sabor, o Caskmates IPA tem uma característica única vinda do envelhecimento em um barril onde antes passou lúpulo: o frescor. Ele mantém os toques tradicionais frutados e de caramelo de Jameson, mas ganha um cítrico bastante agradável – nada muito potente como uma cerveja IPA pura, o que é uma bela surpresa. Como na Irlanda é comum germinar o grão de malte no ar quente, e não na fumaça de turfa – como é feito na Escócia –, não há toques defumados tão presentes, o que facilita na hora de saborear a bebida pura para aqueles menos acostumados com o sabor do uísque.

Embora seja uma edição diferente e com toques especiais, Jameson Caskmates IPA não é um lançamento limitado. A bebida vem para complementar o portfólio da destilaria irlandesa no Brasil, explica Lucca: “Cada vez mais as marcas de uísque enxergam o potencial do Brasil, não só para oferecer seus principais produtos, mas também para trabalhar edições especiais. Infelizmente, a quantidade desta última categoria é limitada e, por isso, acaba sendo destinada a mercados mais maduros. Jameson acredita muito no potencial do nosso mercado, por isso foi possível lançar aqui um produto como este. Temos um portfólio enorme sob o selo de Jameson e nossos próximos passos incluem trazer mais variantes do produto.”

Mas, ele prefere reservar surpresas: “Ainda é cedo para falar sobre quais variantes e quando irão desembarcar no Brasil. O que posso adiantar é que utilizaremos diferentes canais, como as plataformas de E-Commerce e Drinks & Clubs, para testar e entender quais novidades nosso consumidor gostaria de ter disponível no mercado nacional.”

E, se tomar Jameson Caskmates IPA no Beer Back ou puro são boas sugestões, Campolina sugere também dois coquetéis que ficam perfeitos com o novo rótulo. Confira:

 

Jameson IPA & Tonic

50ml Jameson Caskmates IPA

150ml Água Tonica

¼ de limão siciliano espremido

Gelo

Modo de preparo: encha uma taça de gim tônica com cubos de gelo e esprema o limão. Complete com Jameson Caskmates IPA e água tônica, mexa e sirva.

 

Jameson Fresh Apple

50ml Jameson Caskmates IPA

100ml Suco de maça

25ml Suco de limão

50ml Água com Gás

Gelo

Modo de preparo: coloque gelo em um copo Old Fashioned, misture Jameson, os sucos de maçã e limão, e complete com água com gás.


Artur Tavares

Com passagens pela Rolling Stone Brasil, MTV e o programa CQC, da TV Bandeirantes, Artur Tavares hoje é editor das revistas Carbono Uomo e Corriere Fasano. Não é bem um especialista em bebidas, mas é ótimo de copo.

Posts relacionados