Capital dos Trulli, Alberobello é conhecida mundialmente pelas casinhas brancas com telhado piramidal circular de pedra. Tanto que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO e recebe milhares de visitantes de todos os cantos do mundo

Alberobello (Foto: Daniela Filomeno)
Alberobello (Foto: Daniela Filomeno)

Uma pequena cidade na Puglia chama a atenção: é povoada por construções brancas feitas de pedra, com telhados cinza em formato de cone. Os trulli são pequenos e encantadores e podem ser encontrados em Alberobello, Selva de Fasano e outras cidadezinhas no entorno.

Patrimônio Mundial da UNESCO, Alberobello abriga uma zona monumental inteira repletas das construções. Do mirante, um “mar de trulli” conservados em uma intrigante imagem – mais lembra uma cidade cenográfica.

E atrás destas imagens, milhares de turistas invadem Alberobello diariamente. Na estrada, já é possível ver um ou outro “trullo”, alguns anexados a edifícios mais contemporâneos. Visitar a área monumental com as centenas de trulli é mandatório, tanto que é uma das cidades mais procuradas da Puglia. Se perca pelas ruelas e entre em um Trullo, muitos moradores abrem para visitas (não cobram ingresso, mas esperam uma gratificação, vivem disto). Vale combinar o passeio com Locorotondo ou Cisternino, dois borgos medievais imperdíveis pertinho de Alberobello.

Da praça de Belvedere Santa Lucia é possível ter uma vista panorâmica da vila monumental, mas perceberá que Alberobello tem os Trulli espalhados pela cidade inteira (inclusive na estrada).

Como chegar?

Alberobello fica no Valle d’Itria, província de Bari (55km de Bari). As estradas são muito bem sinalizadas e para explorar a região a melhor maneira é de carro. De Polignano a Mare são 29 km, já de Fasano 17 km e de Lecce, mais ao sul, 145 km. Estacionar o carro na cidade é complicado, fique atento à sinalização de locais proibidos e lembre de acionar o parquímetro.

O divertido é se perder pelas ruas. Muitos têm símbolos pintados em seus tetos (Foto: Daniela Filomeno)

Onde comer?

Alberobello mais parece uma cidade de conto de fadas. É toda feita de casinhas brancas com telhados cônicos de pedra, chamadas de trulli.

Apesar de ser uma cidade muito turística, Alberobello esconde uma delícia gastronômica. O Terra Madre no melhor estilo da horta para a mesa. Também vale o IlPoeta Contadino, uma tradicional tratoria.

Origens

Arqueólogos acharam trulli que datam de 1350 e dizem que foram construídos para burlar os altos impostos, na época do feudalismo. Os trulli não eram taxados, por serem construções identificadas como instáveis e temporárias. O tempo mostrou que não só são estáveis, com uma estrutura compacta e bem construída, tanto que são residências térmicas: quentes no inverno e frescas no verão.

Introduzidas para a Puglia pelas tribos da Ásia Menor, as construções de telhado cônico muitas vezes tinham cunho religioso ou relacionadas a monumentos funerários (na Creta antiga os domos circulares eram criptas para soldados que morreriam na guerra). Na área preservada, não deixe de visitar os trulli com símbolos religiosos ou emblemas dos povos passados em seu telhado.

A região toda tem estas construções, dos tempos feudais, com mais de 600 anos, mas Alberobello é a maior concentração.  Na época dos altos impostos nos tempos feudais, camponeses usavam o espaço do teto para esconder parte de sua produção.

 

Porque você vai querer conhecer a Puglia, na Itália

 

Posts relacionados