Já imaginou se hospedar em um hotel que está, literalmente, debruçado no mar? Ou, então, observar da janela do quarto uma praia particular com encantos da natureza? Assim é o Tivoli Carvoeiro, na região do Algarve, em Portugal

Tivoli Carvoeiro: hotel em meio às falésias do Algarve (Foto: Carol Fiacadori)

Desbravar a costa da região do Algarve é se encantar e descobrir um novo cenário a todo momento. A três horas de carro da capital Lisboa, as praias, falésias, grutas e mar azul, espalhados em mais de 200km de extensão, são verdadeiros cartões-postais e patrimônios naturais. Apesar das semelhanças, cada lugar é único. Então, imagine só: acordar em solos portugueses e observar, da varandinha do quarto, uma praia particular formada em meio às enormes formações rochosas? Ou, então, tomar café da manhã e observar as gaivotas bebericando a água doce da piscina do hotel? Também já pensou em finalizar o dia tomando um drinque e curtindo o pôr do sol com a incrível luz europeia? Todos esses “sonhos” são reais e você consegue realizá-los em uma única parada: no Tivoli Carvoeiro, hotel localizado nesta região.

Tivoli Carvoeiro (Foto: Carol Fiacadori)

Na Praia de Carvoeiro, mais especificamente na falésia do Vale Covo, o hotel está a 50 minutos (de carro) da capital da região do Algarve, Faro, e está a apenas 10 minutos (a pé) do centrinho da vila do Carvoeiro. No mesmo local há 25 anos, o Tivoli foi construído em meio às falésias e, por isso, da janela do quarto é possível contemplar a vegetação seca e as formações rochosas. Sua piscina, totalmente convidativa, é o centro das atenções do hotel – já que foi arquitetada bem ao centro da propriedade e seu formato redondo é um charme.

Apesar de ser considerado um resort, com 248 quartos – muito bem conservados por sinal, e divididos em enormes corredores -, o Tivoli Carvoeiro conquista seus hóspedes pelo tratamento oferecido. Ao desembarcar no lobby do hotel, você é recepcionado com águas aromatizadas enquanto aguarda o processo de check-in. E, ao chegar na acomodação, vinho da região e uma seleção de queijos e embutidos te esperam, além de uma TV com seu nome estampado na tela, que tornam o atendimento ainda mais personalizado. 

O Tivoli Carvoeiro tem praia particular (Foto: Carol Fiacadori)

Estrutura e comodidades: quartos para todos os gostos 

A recepção é uma prévia do que te espera neste resort do Algarve, com uma decoração que foge dos padrões litorâneos, sem rusticidade e elementos característicos que te fazem lembrar, a todo momento, que você está em um destino de praia. O Tivoli Carvoeiro aposta em uma décor clean, com objetos que trazem jovialidade aos ambientes e nos teletransporta para alguns empreendimentos de grandes cidades – o que difere é o belíssimo mar que abraça o hotel. 

Lobby do Tivoli Carvoeiro (Foto: divulgação)

Mesmo após ter completado duas décadas de vida, o Tivoli Carvoeiro mantém um excelente padrão em suas acomodações e áreas comuns. Reformados, os quartos parecem novos e, dependendo de qual for a sua escolha, você será presenteado com uma varanda deliciosa, ideal para admirar toda a área de lazer. Ainda que receba inúmeros casais ao longo do ano, o Tivoli Carvoeiro é uma boa alternativa para famílias à procura de férias, pois há opções que acomodam até quatro pessoas, com divisão de sala e quarto. Mas, se o seu intuito é ter uma viagem romântica, não hesite em reservar a única a Junior Suite Premium ou a Suite Carvoeiro, com apenas duas, todas com banheira com vista direta para o mar – fora os imensos janelões, onde você pode observar e confundir o que é céu e o que é mar. 

Suíte Carvoeiro no Tivoli Carvoeiro (Foto: divulgação)

Além dos quartos totalmente equipados e confortáveis, o hotel está pronto para receber hóspedes que buscam atividades variadas. Então, é possível curtir as piscinas exteriores para adultos e crianças, além da piscina interior com jacuzzi. Se você for mais aventureiro, pode se arriscar nas aulas realizadas dentro do mar, oferecidas pelo centro de mergulho. Mas, se você for do time que adora um relaxamento, aproveite as massagens e os tratamentos de beleza oferecidos pelo Tivoli SPA, além do banho turco e da sauna – inclusive, o SPA resgata alguns produtos típicos do Algarve, feitos à mão, com pedraria e exclusivamente para o hotel. As moringas de água que aguardam os hóspedes é um ótimo exemplo. Fora isso, como o Tivoli Carvoeiro é um destino que recebe famílias, o hotel ainda conta com estrutura para as crianças e oferece parque infantil. 

Entradas no The One (Foto: Carol Fiacadori)

Gastronomia

A gastronomia é uma verdadeira experiência e contempla diversos fatores para que almoço e jantar sejam sempre inesquecíveis. E claro, é assim que também acontece no Tivoli Carvoeiro, que conta com três restaurantes e cada um oferece uma proposta diferente. O The One é o mais sofisticado entre os três e conta com uma equipe atenciosa e preparada, pronta para tirar qualquer dúvida. Seu cardápio é uma viagem por alguns pratos típicos portugueses, como bacalhau e salmonete, que chega diretamente de Setúbal e também tem outros principais que ficam na memória, como o polvo feito com couve roxa e a barriga de leitão com purê de cenoura e laranja. Caso prefira, o restaurante também conta com o menu degustação, que passeia entre os principais pratos e também oferece uma versão vegetariana. Além do menu variado, o The One ainda oferece uma carta de vinhos que privilegia rótulos produzidos no país e, inclusive, tem garrafas feitas na própria região do Algarve.

Já o MED Food & Wine aposta em um cardápio contemporâneo que mescla sabores vindos de outros países com alguns pratos portugueses. Ao contrário do The One, o MED oferece um buffet à noite, onde os hóspedes podem se servir à vontade e durante o dia, é o restaurante responsável por servir o café da manhã. O desjejum é servido no MED estrategicamente, você consegue acompanhar o sol chegando tímido para iluminar a piscina do Tivoli Carvoeiro e toda a costa do Algarve. Aliás, se você tiver sorte, consegue se acomodar em uma mesinha com varanda, praticamente debruçada nos jardins do hotel. 

O Mare Bistro é o restaurante para qualquer momento. Localizado à beira da piscina, oferece um cardápio convidativo para os fãs de peixes e frutos do mar. Seu ambiente combina com dias típicos de verão e oferece um cardápio com a gastronomia tradicional algarvia, como as deliciosas cataplanas, que é um ensopado de peixe e mariscos. E, claro, finaliza as refeições com as tentadoras sobremesas portuguesas, como toucinho do céu, fios de ovos, pastéis de nata, entre outros. 

Além dos restaurantes, o Tivoli Carvoeiro também conta com o SKY Bar. Localizado no último andar do hotel, é um rooftop que tem uma das paisagens mais belas da região, portanto, também se tornou um dos hotspots mais movimentados da vila de Carvoeiro, principalmente no alto verão europeu. Com entrada independente, pela parte de fora do hotel – mais especificamente, em um elevador panorâmico -, reúne diversos hóspedes e não-hóspedes à procura de drinques, música e badalação. É o cenário ideal e convidativo para apreciar o pôr do sol e tomar o seu coquetel preferido ou até mesmo uma taça de vinho. 

Sky Bar (Foto: divulgação)

*A jornalista viajou a convite do Tivoli Hotels & Resorts e em parceria com a TAP Air Portugal, que conta com uma das frotas mais modernas do mundo e aviões de última geração, com os modelos A330-900neo e A31neo Long Range, que oferecem os mais elevados padrões de conforto e eficiência. 

Veja também: 

Saiba como é viajar no Airbus A330neo da TAP Air Portugal

V&G Kids: Nina Sander compartilha dicas de Portugal

11 curiosidades da Ilha da Madeira, em Portugal

Posts relacionados