Localizada na parte alta do Rio Mendoza, a 20 km da cidade de Mendoza, suas características principais são vinhedos de 800 a 1.200 metros do nível do mar, vinícolas centenárias e é o berço dos melhores malbec do mundo

Cavas Wine Lodge (Foto: Tina Bornstein)
Cavas Wine Lodge (Foto: Tina Bornstein)

Catena Zapata

Sem dúvida é uma das grandes responsáveis em incluir Mendoza na rota dos amantes dos vinhos. Fundada pelo italiano Nicola Zapata, que plantou as primeiras uvas em 1902, deu o pontapé inicial na produção do malbec, aclamado como o “vinho dos argentinos”. Visitar essa bodega é uma verdadeira aula de história, além da arquitetura do lugar ser impressionante, com um prédio em forma de pirâmide e uma biblioteca completa sobre enologia. 

Cobos s/n – Luján de Cuyo / Tel: (261) 413-1124 

Cavas Wine Lodge

Em uma linda propriedade está a bodega e hotel, com uma adega com mais de 700 rótulos apenas nacionais, pois fazem questão de mostrar em suas degustações as diferenças entre os vinhos de cada região da Argentina. Já o passeio pela vinícola pode ser no divertido “Wine Safari”, um truck com bancos estofados e mantas que levam os turistas com a taça na mão, a pé ou cavalgando. Por lá, é possível agendar piquenique nos vinhedos, aula de ioga, almoços ao ar livre com sua turma ou aproveitar o gostoso restaurante da casa. 

Costaflores s/n, Cobos – Lujan de Cuyo / Tel: (261) 456-1748

Cheval des Andes 

Cheval des Andes, Mendoza (Foto: divulgação)
Cheval des Andes, Mendoza (Foto: divulgação)

Cheval des Andes foi fundada por Pierre Lurton em 1999, uma aliança entre Château Cheval Blanc, o Premier Grand Cru Classé “A” Saint-Émilion e Terrazas de los Andes, permitiu a criação deste grand cru do novo mundo. Este extraordinário vinho combina o savoir-faire, elegância e a arte do assemblage do legendário ícone de Bordeaux com o profundo conhecimento dos melhores terroirs de Mendoza por parte de Terrazas, o que faz com que Cheval des Andes seja considerado um puro sangue argentino com ascendentes bordaleses destinado a converter-se no ícone da vitivinicultura do novo mundo. Cheval des Andes é a expressão Argentina do Château Cheval Blanc.

Cochabamba y Thames – Prerdriel – Luján de Cuyo / Tel: (261) 490-9600

Nieto Senetiner 

Nieto Senetiner (Foto: Tina Bornstein)
Nieto Senetiner (Foto: Tina Bornstein)

Marca famosa entre os brasileiros, produz mais de 20 milhões de litros de vinho por ano. Com três fincas em Mendoza, a que fica em Vistalba mantém seu antigo prédio do século 19 com velhos tanques de cimento para a fermentação e envelhecimento no subsolo. Vale conhecer o restaurante, com a parrilla comandada por mulheres, boas carnes são servidas à vontade acompanhadas de legumes na brasa e saladas. No verão, é possível fazer passeios de bicicleta e cavalgadas pelos vinhedos. 

Guardia Vieja 2.000 – Luján de Cuyo / Tel: (261) 496-9099

Séptima

Do renomado grupo espanhol Codorníu, está entre as 20 maiores exportadoras de vinho da Argentina. Construída em 2001, é supertecnológica e oferece diversas opções de passeios e degustações, como oAtardeceres, que são visitas no final da tarde para apreciar o pôr do sol ou um tour de bicicleta por seus vinhedos no verão. No topo da bodega, tem um restaurante delicioso, o María, com menu-degustação harmonizado e vista estonteante. 

Ruta Internacional Nº 7, Km 1.061 / Tel: (261) 498-9558

Susana Balbo

Sua idealizadora, Susana, foi a primeira mulher argentina a se formar enóloga em 1981. Ganhou o apelido de “Evita do vinho” e foi reconhecida como uma das dez mulheres mais influentes do mundo do vinho pela revista The Drinks Business. Fundou a bodega em 1999, onde além de ótimos vinhos tem um incrível restaurante, o “Osadia de Crear”, com duas opções de menus (cinco ou três tempos) que são um verdadeiro convite aos sabores da Argentina. 

Cochabamba 7.801 – Agrelo  / Tel: (261) 498-9231

Terrazas de los Andes 

Terrazas de los Andes (Foto: divulgação)
Terrazas de los Andes (Foto: divulgação)

Terrazas de los Andes foi fundada bem no coração de Mendoza, em 1996, em uma restaurada Adega espanhola de 1898 que pertencia a Sotero Arizu, um dos pioneiros na produção de vinhos. Tudo começou quando a equipe da Chandon Argentina, quase 40 anos após sua fundação, percebeu o grande potencial que a uva Malbec havia naquela região, assim foi criada uma adega pioneira, de altitude e alta qualidade.  Situada ao pé da Cordilheira dos Andes, encontra-se uma superfície de terrenos escalonados “las Terrazas” localizados entre 600 e 1600 metros acima do nível do mar. O fato é que nessa região do mundo a altitude é um fator determinante para a obtenção de uvas com grande concentração aromática, corpo e sabor. Cada variedade, em sua altitude ideal, alcança a expressão máxima de suas qualidades. 

Cochabamba y Thames – Luján de Cuyo / Tel: (261) 490-9631

Viña Cobos  

Com arquitetura contemporânea de tirar o fôlego e vista privilegiada do vulcão Tupungato, um dos picos mais altos da Cordilheira dos Andes, é uma das bodegas mais procuradas em Mendoza. Tem como sócio-fundador o talentoso Paul Hobbs, um dos maiores enólogos do mundo, e produz o histórico Cobos, que posicionou o malbec argentino entre os melhores do mundo. 

Costa Flores s/n y, RN7 – Perdriel / Tel: (261) 674-6689

Vistalba 

Bodega Vistalba (Foto: Tina Bornstein)
Bodega Vistalba (Foto: Tina Bornstein)

Construída em 2001 é comandada por Paula Pulenta, que faz parte da terceira geração da famosa família de imigrantes italianos ligados à vinicultura, tem 50 hectares de vinhedos e instalações novas e cheias de tecnologia, além de um pequeno hotel e o Vistalba Wine Bar, um restaurante com linda vista para os vinhedos e menu contemporâneo impecável harmonizado com espumantes e vinhos da bodega. 

Roque Sáenz Peña, 3.531 – Vistalba / Tel: (261) 498-9400

Zolo (antiga Tapiz)

A visita pela Bodega Zolo, conhecida pelo seu ex-nome Tapiz, acontece em uma carruagem do século 15 e, além de ver as plantações, os visitantes também conferem de perto uma criação de Ihamas. A vinícola faz parte do grupo Zolo, que em outro endereço tem o Club Tapiz, um hotel-boutique com apenas quatro quartos e um badalado restaurante. 

Bodega Zolo (Foto: divulgação)
Bodega Zolo (Foto: divulgação)

Ruta 15 s/n – Agrelo / Tel: (261) 490-0093

Posts relacionados