Como diz Paulo Coelho: simplicidade é o encontro com os valores da vida. Parece que essa é uma frase que traduz a filosofia do Explora Atacama

Pátio dos quartos Explora Atacama (Foto: Daniela Filomeno)
Pátio dos quartos Explora Atacama (Foto: Daniela Filomeno)

Ao chegar no Explora Atacama a primeira impressão é a de que não desembarcou no tão famoso hotel cinco estrelas, até porque suas estruturas são rústicas e, para um primeiro olhar desatento, chega até a ser simples. Quase lembra um monastério ou um centro de meditação onde o contraste do silêncio com o barulho dos passarinhos e o impacto de estar no Deserto do Atacama são coisas que impressionam.

Depois  de desembarcar no Aeroporto de Calama, andar uma hora de carro pelo deserto até São Pedro de Atacama, chegar numa estrutura com a entrada que lembra a de uma fazenda, passar por um curral com cavalos muito bem tratados e lindos e, finalmente, subir uma pequena rampa que leva a recepção do hotel Explora uma coisa é certeza: agora pode relaxar, você chegou num oásis no meio do deserto. 

Nessa mesma recepção que todas as manhãs e tardes os hóspedes se reúnem para a saída das expedições, que é justamente um dos grandes atrativos e diferenciais dos hotéis Explora – inclusive receberam em 2019 o prêmio de melhor empresa de expedição do ano no “World Travel Awards” com seus hotéis e travessias no Chile, Peru e Argentina. Muitas dessas atividades o Explora buscou fazer algo exclusivo ou com caminhos diferentes do que outras empresas fazem, tanto que o hotel mantém uma escola de guias e oferece na unidade Atacama mais de 40 expedições, com todos os níveis de dificuldade. 

Living & Bar do Explora Atacama
Living & Bar do Explora Atacama

A simplicidade das áreas externas contrastam com o conforto dos quartos, serviço impecável, gastronomia excepcional e um complexo de quatro piscinas e dois ofurôs com saunas e spa, um verdadeiro convite ao descanso cercado por plantas capim-dos-pampas e vegetação nativa exuberante. 

Das janelas dos quartos, assim como do restaurante, a vista da cordilheira e do vulcão Licancabur, cartão postal de São Pedro do Atacama, impressiona e é um convite à contemplação com uma taça de pisco sour ou um bom vinho na mão no final do dia. 

Vista do nosso quarto no Explora Atacama (Foto: Daniela Filomeno)
Vista do nosso quarto no Explora Atacama (Foto: Daniela Filomeno)

A filosofia do Explora é oferecer simplicidade apenas com o luxo indispensável, o necessário, e isso aparece claramente ao se hospedar no hotel. A paz de espírito ao caminhar pelos silenciosos corredores dos quartos até a área comum é um convite à meditação, exatamente o que merece esse lugar.  

Ao comparar com os demais hotéis luxuosos da região, o Explora é um dos que tem a tarifa mais alta, mas entenderá este custo ao ver os pequenos detalhes. No valor da diária está incluso, além da hospedagem, todas as refeições, bebidas (inclusive alcoólicas) e passeios.  Mas os diferenciais vão desde o chuveiro abundante, os amenities essenciais oferecidos para os passeios, as frutas secas e nuts à vontade para um lanchinho durante as explorações, a qualidade da gastronomia, dos guias e dos passeios. A variedade e qualidade da carta de vinhos é um capítulo à parte. O serviço é mais do que atencioso e conforme o hóspede vai passando os dias no hotel eles aprendem os seus hábitos e muitas coisas nem perguntam mais, simplesmente estará pronto quando você chegar. A ponto de te chamarem pelo nome e saberem se você gosta de água com ou sem gás. Um dos serviços mais impecáveis já visto. 

Praticamente todo o hotel tem vista para o vulcão (Foto: Tina Bornstein)
Praticamente todo o hotel tem vista para o vulcão Licancabur (Foto: Tina Bornstein)

Na gastronomia, o hotel oferece um restaurante, porém cada refeição é servida em um ambiente, o que faz com que o visitante não enjoe do local. O menu é alterado todos os dias, sempre com mais de duas opções de entrada, prato principal e sobremesa elaboradas com insumos fresquíssimos. Gastronomia divina! Além disso, um bar fica aberto durante todo o dia com drinques bem executados e um pequeno menu com sanduíches e saladas caso bata uma fominha “fora de hora”. 

Afinal, estamos de férias e quem não gosta de ser cuidado e bem tratado? 

Piscina do Explora Atacama
Piscina do Explora Atacama

As explorações 

Sessões astronômicas no observatório do Explora Atacama (Foto: Daniela Filomeno)
Sessões astronômicas no observatório do Explora Atacama (Foto: Daniela Filomeno)

 

Ao chegar você é convidado a fazer uma introdução sobre a região e descobrir um pouco mais sobre a fauna, flora e sua formação. Todos os dias, o hóspede faz uma reunião com um guia especializado para adaptar o roteiro de acordo com as condições físicas e interesse do visitante.

O Explora oferece explorações para todos os tipos de pessoas, inclusive para quem quer conhecer tudo somente de carro, sem caminhadas e esforço físico. Mas tem desde cavalgadas por esplanadas de terra vermelha e enormes dunas de areia próprias do deserto mais seco do mundo, conhecer lagoas de azul turquesa a mais de 4.000 metros de altura no planalto, caminhadas entre gêiseres com direito a café da manhã superespecial até passeios de bicicleta e sessões astronômicas no observatório do próprio hotel. 

Os passeios são feitos em grupos de até oito viajantes, sem com guias bilíngues, em inglês ou espanhol, mas muitos já falam português muito bem. 

Posts relacionados