Uma das bibliotecas mais impressionantes do mundo, localizada dentro do Mosteiro Strahov (datado de 1138), tem 40 mil livros e tem uma coleção rara de catálogo do Louvre da França,  presente de Catarina, segunda mulher de Napoleão Bonaparte.

Dentro do Strahov Monastery, em Praga, tem uma das bibliotecas mais lindas do mundo. De estilo barroco, a grande maioria dos livros são de religião, usados para estudo dos monges. Hoje, apenas 22 monges vivem lá, a religião perdeu muito espaço em um país que tem 70% de ateus, um reflexo das guerras e revoluções. São 250 mil livros, nesta linda biblioteca do ano de 1700. É possível agendar uma visita privativa e entrar nestas salas. Vale muito! 

Strahiv sala 2

Datada dos meados do século XII, foi fundada pelo imperador Vladislao II. A primeira igreja foi construída em 1180 e reconstruída ao longo dos séculos. Hoje abriga as relíquias de São Norberto, fundador da ordem. Strahov não sofreu com as revoluções, término do império ou governo comunista. Depois da Revolução de Veludo, os monges voltaram a ocupar suas instalações.

Convento Strahov hotspot

Na Salão Filosófico possuiu um móvel com livros da coleção de arte de toda a França, um dos quatro catálogos das obras do Louvre. Um presente da princesa austríaca, Maria Luzia, segunda esposa de Napoleão Bonaparte. Eles foram dados antes de Napoleão destruir os demos, registros das obras e datas que tinha em seu acervo, pois delatavam que havia “roubado” em suas conquistas.

Strahov Colecao Louvre Napoleao

Curiosidade: Napoleão teve um segundo casamento, pois Josephine não podia lhe dar um filho. Maria Luzia, sua segunda esposa, teve um filho que morreu aos 22 anos de tuberculose. 

Strahov Monastery vitral

Dentro da Biblioteca, dois salões merecem a atenção: o Teológico e o Filosófico, com livros de outras ciências e uma coleção Encyclopédie de Denis Diderot, pai da enciclopédia.

Strahov Monastery livros

A sala teológica tem estilo barroco, com um teto ricamente pintado por um frade. O abade, na época, era um grande pensador, com ideias modernas. Por isso, suas obras foram trancafiadas nos dois armários nos cantos superiores das entradas da sala.

Strahov livros proibidos

Os livros estão disponíveis para pesquisadores, que desejam fazer suas pesquisas aqui.

Convento Strahov livros

www.strahovskyklaster.cz

Posts relacionados